null Universidade de Fortaleza é destaque em ranking global de pesquisa e tecnologia

Seg, 7 Fevereiro 2022 19:01

Universidade de Fortaleza é destaque em ranking global de pesquisa e tecnologia

Classificação “Webometrics”, elaborada por grupo espanhol, traz a Unifor na primeira posição entre as instituições privadas do Norte e Nordeste

Ranking considera indicadores de visibilidade, transparência e excelência (Foto: Ares Soares)

A Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz, obteve mais uma posição de destaque nos índices internacionais de pesquisa. Desta vez, a Unifor é a primeira entre as Instituições de Ensino Superior (IES) privadas do Norte e Nordeste e está entre as cem melhores da América Latina no Webometrics Ranking of World Universities 2022, ranqueamento global elaborado pelo grupo de pesquisa espanhol Cybermetrics Lab, pertencente ao Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC).

O ranking conta com três indicadores: visibilidade (o impacto do conteúdo na web, com base no número de fontes externas com links que levam ao portal da instituição); transparência (número de citações entre os pesquisadores mais relevantes na plataforma Google Scholar); e excelência (número de pesquisas entre as 10% mais citadas em cada disciplina do banco de dados Scimago).

A professora Nise Sanford, responsável pelo Núcleo de Avaliação Institucional da Unifor, destaca que o Latin America Ranking Web of Universities, publicado pelo Laboratório Cybermetrics do Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC) da Espanha, é um sistema de classificação de universidades baseado em um indicador composto. Esse ranking, explica a professora, leva em conta o volume de conteúdo da instituição na web, bem como a visibilidade e o impacto dessas publicações on-line de acordo com o número de citações do site.

Performance internacional

Realizado desde 2004, quando a internet crescia como uma ferramenta fundamental para o mundo globalizado e a divulgação da comunicação científica, o Webometrics Ranking of World Universities é importante para avaliar a performance científica e acadêmica de instituições a nível internacional. Representando o Brasil, participam da lista 3.914 Instituições de Ensino Superior.

Considerando-se os levantamentos realizados pelo Cybermetrics Lab, a Unifor atingiu a 1ª posição entre as instituições privadas das regiões Norte e Nordeste nos três indicadores. Vale destacar que, em relação às particulares de todo o País, ela é 3º lugar no de excelência, 5º no transparência e 21º no de impacto. No ranking geral brasileiro (incluindo públicas e privadas), ela ocupa uma posição entre as 50 melhores (45ª).

Estude na Unifor

A Universidade de Fortaleza está com inscrições abertas para o semestre 2022.1. A instituição oferece mais de 35 cursos de Graduação na modalidade presencial, seis cursos na modalidade de Ensino a Distância (EAD) e 58 cursos de Pós-Graduação, dos quais 11 são aperfeiçoamentos, em quatro grandes áreas do conhecimento: Comunicação e Gestão, Direito, Saúde e Tecnologia.