O que faz um contabilista? Conheça as possibilidades de atuação profissional

Consultoria tributária, auditoria, tecnologia e governança são áreas da profissão contábil que atualmente geram muitas oportunidades

O trabalho do contabilista pode ser sintetizado como o de um analista das informações financeiras e patrimoniais de uma entidade, seja ela uma empresa, instituição pública ou privada.

Ele é responsável por registrar, organizar, analisar e reportar dados financeiros de forma precisa e em conformidade com as normas contábeis vigentes, além de se configurar como parceiro estratégico das organizações.

Conforme explica a coordenadora da graduação em Ciências Contábeis da Universidade de Fortaleza, Alexandra Siebra, para ser bem sucedido na área, o estudante precisa ter sólida formação técnica e teórica em ciências contábeis, baseada em habilidades conceituais, procedimentais e atitudinais.

Além disso, competências de raciocínio lógico, capacidade analítica, organização, ética profissional e atualização constante frente às mudanças no cenário contábil, patrimonial, trabalhista e fiscal são fatores que também influenciam o destino desse profissional.

“É importante ressaltar a relevância da ética profissional e da atualização frequente diante das constantes mudanças legislativas e tecnológicas que impactam o campo da contabilidade” Alexandra Siebra, coordenadora do curso de Ciências Contábeis da Unifor

Onde atuar na contabilidade?

Segundo Alexandra, o mercado de trabalho para o profissional de contabilidade está bastante aquecido. “Há demanda crescente por profissionais qualificados em diversas áreas, em empresas de diferentes portes e setores, escritórios de contabilidade, órgãos públicos e consultorias”, celebra.

A docente aponta algumas das funções do mercado de trabalho que podem ser ocupadas por profissionais de contabilidade. Confira as possibilidades:

• Analista financeiro
    Responsável por supervisionar toda a contabilidade de uma empresa, desde o registro das transações até a elaboração de relatórios financeiros estratégicos.

• Empreendedor contábil
    O profissional pode empreender no campo da contabilidade, seja através da criação e gestão de um escritório de contabilidade próprio, da prestação de serviços contábeis de forma autônoma ou da consultoria especializada em questões financeiras e tributárias.

• Auditor contábil
    Realiza auditorias internas e externas para garantir a conformidade das práticas contábeis e identificar possíveis irregularidades.

• Controller
    Atua no planejamento e controle financeiro, fornecendo informações estratégicas para a tomada de decisões gerenciais.

• Perito contábil
    Avalia questões financeiras e contábeis para subsidiar processos judiciais ou extrajudiciais.

• Consultor tributário
    Presta assessoria em questões fiscais e tributárias, buscando a otimização da carga tributária das empresas.

• Contador público
    Atua em órgãos do governo, de controle e de fiscalização, como tribunais de contas, auditorias internas e externas, procuradorias e outras instituições responsáveis por garantir a legalidade, legitimidade e eficiência na gestão dos recursos públicos.

Empreender e crescer

Graduada pela Unifor em 2002, a contabilista Alessandra Ponte passou por grandes empreendimentos antes de montar seu próprio escritório. Ela cita M. Dias Branco e Vulcabras|Azaleia como empresas com ações na bolsa onde teve a oportunidade de executar várias operações específicas e diferenciadas, resultando em um aprendizado diverso.

“Gosto demais da possibilidade de gerar resultado e contribuir para o desenvolvimento de várias empresas que geram empregos e ajudam no desenvolvimento do nosso país, fazer um trabalho de elisão fiscal que proporciona uma redução de custo tributário, dando condição da empresa se desenvolver mais ainda”Alessandra Ponte, egressa do curso de Ciências Contábeis

A chance de iniciar um escritório próprio veio quando foi desafiada a montar toda a contabilidade de uma empresa para a qual seria contratada. De um único cliente, ela passou a atender pequenos negócios e hoje possui um portfólio bem diversificado.

Na Ponte Assessoria Contábil Ltda, Alessandra faz todas as atividades de contabilidade societária, tributária e setor pessoal. Além de realizar o processo de abertura de empresa e fechamento mensal, de acordo com as demandas.

“Também atuamos muito com o planejamento tributário para fazer um trabalho de captação de empresas. Temos um diferencial com apresentação de relatórios de desempenho das empresas que gostam desse acompanhamento”, complementa.

Desafios que somam

Entre os muitos momentos que viveu na profissão, a empreendedora destaca o desafio de lidar com pessoas, motivando-as a comprarem suas ideias para fazer um trabalho diferenciado.

“Ter uma equipe motivada e comprometida não é fácil, porque ainda precisamos trabalhar a qualificação dos participantes para ter sucesso nas atividades desenvolvidas. Com persistência e treinamento, conseguimos driblar essas questões”, enfatiza.

“Vários fatores fazem um grande profissional, mas nunca podemos fazer tudo sozinhos. Humildade e flexibilidade são fundamentais para o crescimento e desenvolvimento de um profissional da contabilidade, já que é uma profissão que passa por muitas mudanças”  Alessandra Ponte, egressa do curso de Ciências Contábeis

Para o futuro, a contabilista visa a consolidação do escritório que leva seu nome. Ela conta que está investindo em tecnologia e uso da inteligência artificial para deixar as entregas mais ágeis.

“Nosso objetivo é conseguir metas ousadas de datas para o fechamento, uso de ferramentas para apresentação das informações e relatórios que os clientes possam ter mais subsídios para tomada de decisão, usando a contabilidade como ferramenta de controle, que é seu principal diferencial”, explica Alessandra.