Estudantes do ensino médio visitam o TEC Unifor e apresentam trabalhos de inovação

qui, 13 junho 2024 17:37

Estudantes do ensino médio visitam o TEC Unifor e apresentam trabalhos de inovação

A visita dos alunos foi uma oportunidade para o desenvolvimento profissional, permitindo-lhes conhecer mais possibilidades de atuação no mercado e realizar networking


A visita proporcionou uma experiência imersiva, permitindo que os estudantes visualizassem a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos em sala de aula (Foto: Arquivo Pessoal)
A visita proporcionou uma experiência imersiva, permitindo que os estudantes visualizassem a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos em sala de aula (Foto: Arquivo Pessoal)

A Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz, entende a importância de abrir suas portas para os pré-universitários, contribuindo para as suas escolhas profissionais e reforçando pontos fundamentais para a aquisição de conhecimento no âmbito universitário.

Nesse contexto, os alunos do 3º ano do ensino médio da EEEP Professor Onélio Porto visitaram, na última quinta-feira, dia 6 de junho, o TEC Unifor, parque tecnológico da Universidade. Esta foi a segunda visita dos estudantes. Na primeira, eles conheceram os laboratórios do espaço e foram apresentados aos projetos desenvolvidos no setor, imergindo na tecnologia e inovação do ambiente.

O momento inicial permitiu que os estudantes visualizassem a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos em sala de aula. Eles puderam interagir com equipamentos de ponta e discutir diretamente com pesquisadores e profissionais da área, o que despertou ainda mais o interesse pela ciência, tecnologia e empreendedorismo inovador, que foi a proposta dos projetos dos alunos apresentados no dia 6. 

“Desde a primeira vez que estivemos na Unifor para conhecer o Vortex, e dessa vez conhecendo o Hub, achei o ambiente muito confortável e receptivo. As pessoas foram super simpáticas, permitindo-nos fazer perguntas e aprender mais", comenta o estudante Maycon Cândido.

Na segunda visita, os discentes, orientados pelo professor de programação do Colégio Onélio Porto, Jalyson Vieira, apresentaram seus trabalhos de inovação no Unifor Hub. Estes trabalhos foram desenvolvidos no colégio, por meio da disciplina de Gestão de Startup, onde os alunos trabalharam em ideias e foram desafiados a transformá-las em produtos de software. ‘’A intenção foi criar a independência dos alunos em buscar respostas através de pesquisas. A cada semana, era entregue um diário de campo e sempre alinhando com o professor as modificações necessárias’’, pontua Jalyson. 

“Eles ficaram muito felizes com esses momentos, considerando a experiência no meio acadêmico extremamente importante para a área em que atuam. Ficaram impressionados com a estrutura da universidade. As considerações feitas pela banca foram motivadoras e influenciaram positivamente na escolha de suas profissões”, enfatiza o professor. 

O aluno Julian Alves também expressou sua satisfação com a oportunidade de conhecer o TEC Unifor e comentou sobre o sentimento de ter apresentado seu projeto na Universidade. "Amei a experiência de conhecer a Unifor. Me senti como um profissional apresentando seu trabalho. Estou muito orgulhoso de ter apresentado meu projeto, aprendido coisas novas e conhecido o Hub. Gostei muito da apresentação deles, foi incrível, e este dia será lembrado para sempre na minha vida”, comenta o estudante. 

Vale ressaltar que o Tec Unifor receberá, durante os próximos cinco anos, investimentos provenientes da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), agência pública de fomento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), por meio da chamada pública "MCTI/Finep/FNDCT/CT - Verde Amarelo - Parques Tecnológicos Seleção Pública de Propostas para o Apoio Financeiro a Parques Tecnológicos em Implantação e em Operação”.

A importância da introdução à inovação e tecnologia 

Ter acesso a ambientes de inovação e tecnologia desde a época escolar é fundamental para os estudantes, uma vez que no futuro praticamente todas as profissões irão envolver trabalho com esses recursos, segundo estudo do Fórum Econômico Mundial.

A preparação dos estudantes para um futuro repleto de tecnologia não se limita apenas à introdução de ferramentas digitais nas escolas, mas também inclui a criação de ambientes de aprendizado que promovam a inovação e o pensamento crítico. Esses ambientes, que podem incluir laboratórios de robótica, programação e espaços de colaboração, são essenciais para desenvolver habilidades que serão altamente demandadas no mercado de trabalho. 

“Acho que essa relação é muito importante. O hub é um espaço descolado, mais criativo, que atrai jovens inovadores e empreendedores. Isso se aplica perfeitamente à turma da escola pública que veio aqui, que está cursando uma disciplina de criação de startups. É uma oportunidade de ver o que está sendo feito com qualidade e efetividade na nossa cidade”, frisa Leo Lacerda, coordenador do Unifor Hub. 

A visita dos alunos também marcou uma oportunidade para o desenvolvimento profissional, onde puderam conhecer mais possibilidades de atuação no mercado profissional, além de terem a chance de realizar networking. “Muitas vezes, as opções se limitam a profissões tradicionais como direito ou administração. Ver que existem programadores, designers, empreendedores e engenheiros abre um leque de possíveis trabalhos e oferece oportunidades de networking, permitindo que eles conversem com pessoas que vivem essa realidade. Isso é muito válido para eles”, finaliza Leo.