null Pesquisa Unifor: Estudo analisa possível influência da Covid-19 no esperma humano

Seg, 15 Janeiro 2024 14:39

Desenvolvido pela pesquisadora do Nubex Cristiana Libardi, o estudo buscou avaliar os possíveis efeitos do Coronavírus na saúde reprodutiva masculina

O trabalho considerou os muitos fatores potenciais que contribuem para o declínio da fertilidade masculina em uma escala semiglobal (Ilustração: Getty Images)

A chegada da Covid-19 fez surgir muitas dúvidas sobre as consequências que a  doença poderia causar nos infectados. Por isso, cientistas passaram a se debruçar sobre o assunto para compreender os diversos aspectos da vida humana, inclusive na saúde reprodutiva, influenciados após a infecção.

Nesse sentido, Cristiana Libardi Miranda, pesquisadora do Núcleo de Biologia Experimental (Nubex) da Universidade de Fortaleza — instituição da Fundação Edson Queiroz —, produziu o artigo “An assessment of alterations to human sperm methylation patterns in coronavirus disease 2019 infected and healthy control males” (“Uma avaliação das alterações nos padrões de metilação do esperma humano em infectados pela doença de coronavírus 2019 e em homens saudáveis ​​de controle”, em tradução livre).

O artigo propõe verificar se a infecção pelo vírus SARS-CoV-2 influencia na saúde reprodutiva masculina do ser humano. O estudo considerou os muitos fatores potenciais que contribuem para o declínio da fertilidade masculina em uma escala semiglobal.

“Apesar da pandemia ter deixado grandes marcas na saúde da população como um todo, as células gaméticas masculinas, por estarem em constante renovação, parecem não ser afetadas por essa condição no grupo estudado. Outras comorbidades podem, no entanto, estar relacionadas à Covid-19 e assim levar à infertilidade, fato que não foi analisado no nosso estudo, onde utilizamos homens sem comorbidades.”
Cristiana Libardi, pesquisadora do Nubex e professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas da Unifor

Além de Cristiana, também participaram do desenvolvimento do estudo o professor Dr. Timothy G. Jenkins, da Brigham Young University, em colaboração com o professor Dr. Kenneth I. Aston, da University of Utah School of Medicine, e a docente Rosana Maria dos Reis, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto.

Métodos

A equipe de pesquisadores utilizou um estudo de coorte de 64 indivíduos, que foram extraídos de uma população maior de 94 voluntários. O recrutamento dos participantes aconteceu no Centro de Reprodução Humana do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo (USP), entre junho de 2021 e janeiro de 2022.

Também foi utilizada uma técnica chamada array de metilação, que tem como função analisar o epigenoma — modificações químicas nas moléculas de DNA que não alteram a frequência genética, mas influenciam a atividade dos genes.

A array de metilação é conduzida por meio de uma plataforma chamada Ilumina de Sequenciamento de Nova Geração (NGS), que atua como um tipo de sequenciamento genético que permite ler a ordem das bases nucleotídicas no DNA de maneira rápida e eficiente. No caso da pesquisa, essa técnica analisou 850 mil pontos específicos de DNA, chamados de CpG, locais onde ocorrem frequentemente modificações químicas conhecidas como metilação.

Resultados

Os pesquisadores concluíram que, apesar de alguns estudos reportarem alterações nos parâmetros espermáticos após a infecção por Sars-CoV-2, não foram observadas modificações no epigenoma dos espermatozóides, ou seja, sem alterações nos parâmetros espermáticos. Foi possível, então, inferir que a Covid-19 não exerce um impacto significativo e/ou duradouro no epigenoma dos espermatócitos humanos.

O estudo concluiu que a infecção por Coronavírus não traz impacto significativo na fertilidade masculina (Ilustração: Getty Images)

Para além, de maneira tangencial, os dados sugerem que a saúde reprodutiva masculina parece ser minimamente afetada pelo vírus. Isso indica que qualquer influência existente pode ser independente da programação epigenética

Essas descobertas trazem uma perspectiva tranquilizadora sobre os potenciais efeitos da Covid-19 na saúde reprodutiva masculina, destacando a importância de compreendermos a relação entre a infecção viral e os processos biológicos subjacentes.

Publicação internacional

Dada a importância do trabalho, ele foi publicado online em dezembro de 2023 na revista internacional Fertility and Sterility Science. O periódico publica artigos científicos originais de pesquisas básicas, laboratoriais e translacionais relevantes para endocrinologia reprodutiva, distúrbios reprodutivos, embriologia, entre outras áreas.

A revista busca artigos que possuam um forte potencial para transformar a prática clínica, enfatizando assim sua contribuição significativa para avanços no campo da reprodução humana, como o trabalho de Cristiana e de sua equipe.