ter, 9 janeiro 2024 10:52
Programa de Pré-Aceleração: Unifor Hub prorroga inscrições para startups de impacto social
Interessados em participar da terceira edição da iniciativa tem até 14 de janeiro para se inscrever
O Unifor Hub da Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz, prorrogou as inscrições para negócios de impacto na 3ª edição do Programa de Pré-Aceleração de Startups. A iniciativa visa estimular o empreendedorismo dentro do ambiente acadêmico, assim como fomentar a criação de startups no estado.
Com a prorrogação, os interessados em participar do programa terão até o dia 14 de janeiro para se inscrever. A iniciativa do Unifor Hub busca reunir negócios de impacto social e/ou startups voltadas para a promoção de transformações positivas na sociedade e que estejam alinhados a um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Negócios de impacto são empreendimentos que buscam gerar impacto socioambiental positivo de maneira sustentável, combinando esse propósito com resultados financeiros, além de não haver obrigação de utilizar tecnologia em suas atividades. Já as startups sociais buscam soluções escaláveis, adaptáveis e exportáveis, incorporando tecnologia em seu modelo de negócio para atuar com propósito social.
Sobre o programa
A iniciativa do Unifor Hub visa auxiliar na criação de novas empresas, com potencial de serem escaláveis no mercado, mediante workshops, mentorias e acompanhamento na idealização inicial de produtos, serviços ou processos inovadores. O projeto foca também na validação da empresa, maturação de ideias, lançamento do produto e aquisição dos primeiros clientes.
Os selecionados terão cinco meses (5 de fevereiro de 2024 a 5 de julho de 2024) de acompanhamento feito diretamente pelo Unifor Hub, seus integrantes e redes de apoio. Além disso, haverão encontros recorrentes pré-definidos e reuniões adicionais que podem variar de acordo com a necessidade de cada startup.
O foco do programa são empresas que têm seus projetos enquadrados na categoria “Ideias de Negócios” ou que estejam em fase inicial de desenvolvimento, ou seja, ainda sem os primeiros clientes pagantes. Além disso, é importante que as startups interessadas em participar tenham um problema de mercado definido, que será responsável por guiar o desenvolvimento da solução.
Benefícios às empresas pré-aceleradas
Os negócios que participarem do programa poderão usufruir de certos benefícios, tornando o caminho para a concretização das empresas no mercado de trabalho mais fácil. São eles:
- Promoção de interação com entidades de ensino e pesquisa, principalmente com as da FEQ/Unifor, para acesso às competências, informações científicas ou tecnológicas, e serviços;
- Estímulo à cooperação técnico-científica com instituições conveniadas à FEQ/Unifor;
- Acompanhamento e avaliação do desenvolvimento da empresa;
- Apoio na identificação de pesquisadores, especialistas e técnicos que eventualmente possam colaborar no aprimoramento dos produtos, processos e serviços em desenvolvimento;
- Apoio na identificação de assessorias e consultorias especializadas na área gerencial, operacional, financeira, mercadológica e legal, visando o auxílio na gestão dos negócios;
- Apoio na capacitação técnica e gerencial por meio da divulgação de cursos, seminários e palestras, focando tanto a área gerencial como a tecnológica.