TEC Unifor e Instituto SENAI-SESI realizam evento com empresários sobre edital Smart Factory

seg, 8 setembro 2025 14:19

TEC Unifor e Instituto SENAI-SESI realizam evento com empresários sobre edital Smart Factory

Iniciativa faz parte do programa Impulsiona TEC, que apresenta oportunidades de fomento a projetos de inovação e transformação digital


Cerca de 20 gestores de empresas e startups que fazem parte do  TEC Unifor puderam tirar dúvidas sobre como submeter projetos no edital (Foto: TEC Unifor)
Cerca de 20 gestores de empresas e startups que fazem parte do TEC Unifor puderam tirar dúvidas sobre como submeter projetos no edital (Foto: TEC Unifor)

Representantes do Instituto SENAI SESI de Tecnologia estiveram presentes  no TEC Unifor, o Parque Tecnológico da Universidade de Fortaleza - instituição da Fundação Edson Queiroz - com o  objetivo de apresentar a chamada Smart Factory para empresários do ecossistema de inovação.

O edital Smart Factory – FINEP/2025 oferece apoio técnico e recursos financeiros não reembolsáveis para projetos que aceleram a transformação digital e a Indústria 4.0. A ideia é melhorar a produtividade e a eficiência dos processos em micro, pequenas e médias empresas (MPMEs).

Segundo Camila Forte, gestora de projetos de inovação no Instituto SENAI SESI de Tecnologia, os participantes terão acesso a recursos do SENAI Nacional e receberão todo o apoio na jornada de submissão dos projetos. “Desde o momento de entendimento do que é edital, a parte da elaboração, levantamento de documentos a serem enviados, tudo isso; nós vamos oferecer suporte para garantir que essa jornada tenha sucesso e para que, no final, nós consigamos de fato a aprovação e implementação desse projeto”, afirma a gestora.

O evento reuniu cerca de 20 gestores de empresas e startups que fazem parte do  TEC Unifor, que puderam tirar dúvidas e conhecer melhor os detalhes para submissão de projetos no edital apresentado pelo SESI-SENAI, uma oportunidade enriquecedora, como ressalta o professor Ricardo Colares, coordenador de Prospecção e Propriedade Intelectual da Unifor. 

“O SENAI-CE é um grande ator no ecossistema de inovação do Ceará. Embora já tenhamos uma parceria com o SENAI-CE, nesta ação de divulgação do programa Smart Factory é oportunizado fomento para as empresas do TEC Unifor e startups do Unifor Hub que atuam no segmento industrial, bem como estimula a criação de soluções para esse segmento extremamente relevante”, destaca Colares.

O encontro faz parte do programa Impulsiona TEC, que tem o objetivo de aproximar instituições e agências de fomento dos pesquisadores que atuam no Parque Tecnológico da Unifor. O Instituto SENAI SESI é um dos parceiros importantes desse processo. 

“A ideia é que em todo e qualquer outro edital que esteja aberto, nós possamos trabalhar juntos para que nós tenhamos um aumento na submissão de projetos junto com a Unifor e que isso seja feito em outras categorias também. Com isso, nós vamos aumentando as chances de projetos aprovados”, ressalta Camila Forte.

A visão dos participantes

As oportunidades de captação de recursos não reembolsáveis despertam a atenção dos empresários que fazem parte do TEC Unifor, tanto para o desenvolvimento de novas tecnologias, como para impulsionar ideias já implantadas. Essas soluções inovadoras serão testadas diretamente em ambientes reais, garantindo resultados práticos e eficazes que aumentam a eficiência produtiva.

“O programa Smart Factory cria um espaço de conexão entre inovação e competitividade, pontos que dialogam diretamente com o trabalho que desenvolvemos na SIB Impact por meio do SIB Game e de nossas metodologias de inovação sustentável. Essa parceria fortalece o ecossistema do TEC Unifor e oferece às empresas a oportunidade de explorar soluções mais eficientes, digitais e alinhadas às transformações da indústria e globais”, afirma Larissa Gurjão, CEO da SIB Impact, startup acelerada pelo Unifor Hub. 

Anderson Guimarães, sócio fundador da Zents, startup que desenvolve soluções automatizadas para o setor de moda e também faz parte dos programas do Unifor Hub, também ressalta o valor de conhecer as oportunidades de fomento e captação de recursos: “esse tipo de iniciativa para as empresas é de grande importância, porque uma startup muitas vezes não tem fundos de investimento para o desenvolvimento de projetos e esse tipo de trabalho é muito importante para a criação de novas ideias”.

Sobre a chamada Smart Factory

A ação faz parte do programa federal Brasil Mais Produtivo, dentro da modalidade de transformação digital. Os participantes devem ser empresas provedoras de soluções tecnológicas para o setor industrial (veja a lista de tecnologias no final da matéria). 

Os projetos devem ser submetidos aos Institutos de Inovação e Tecnologia do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) até dia 12 de setembro pela Plataforma Inovação para a Indústria. Serão selecionadas até 100 propostas.

Essa é a 9ª edição da chamada Smart Factory, que já investiu R$ 66 milhões não reembolsáveis em 147 projetos de digitalização e automação. As chamadas têm como objetivo dar apoio técnico e financiar até 70% de projetos de PD&I com tecnologias que melhorem a produtividade de micro, pequenas e médias empresas (MPMEs) do setor industrial.

Tecnologias habilitadoras da Indústria 4.0

  • Inteligência artificial
  • Internet das coisas (IoT)
  • Building information modeling (BIM)
  • Aplicações móveis
  • Big data
  • Identificação por radiofrequência (RFID)
  • Computação na nuvem
  • Sensores e atuadores
  • Sistemas ciberfísicos (CPS) 
  • Simulação
  • Manufatura aditiva
  • Sistemas embarcados
  • Robôs autônomos e colaborativos
  • Cibersegurança
  • Realidade virtual e aumentada
  • Materiais inteligentes
  • Sistemas para integração horizontal e vertical
  • Veículos automaticamente guiados (AGV)
  • Comunicação entre máquinas (M2M)