Trilha de Iniciação Científica incentiva novos pesquisadores na Unifor
Promovido pela Vice-Reitoria de Pesquisa, o evento busca sensibilizar e engajar os bolsistas de iniciação científica e de desenvolvimento tecnológico e inovação

A Vice-Reitoria de Pesquisa (VRP) da Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz, promoverá nos dias 19 e 26 de novembro, das 17h às 18h, no auditório H85, o lançamento da Trilha de Iniciação Científica e Tecnológica 2025/2026.
A iniciativa busca destacar a relevância da iniciação científica na formação acadêmica dos graduandos, além de contribuir para o enriquecimento da trajetória estudantil daqueles que participam do Programa de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica. O evento é aberto ao público, sem necessidade de inscrição prévia.
A organização do evento também conta com os Núcleos de Pesquisa e Inovação (NIP), cuja missão é promover e incentivar a pesquisa e a inovação nos diversos Centros de Ciências da Unifor, impulsionando essas duas competências fundamentais na formação acadêmica.
Segundo Adriana Rolim, coordenadora de pesquisa da Unifor, o principal objetivo do evento é apresentar a nova edição da trilha de 2025/2026, destacando sua importância para o desenvolvimento das competências científicas e profissionais dos estudantes.
“O lançamento busca sensibilizar e engajar os bolsistas de iniciação científica e de desenvolvimento tecnológico e inovação, promovendo uma compreensão ampla sobre o papel da pesquisa na formação acadêmica e sobre as oportunidades que a trilha oferece para o fortalecimento da cultura científica e da inovação na Universidade”, comenta.
Adriana explica que o evento de lançamento representa um momento importante para toda a comunidade acadêmica, pois reafirma o compromisso da Unifor com a formação integral das suas estudantes e dos seus estudantes, e com o fortalecimento da pesquisa como eixo central da vida universitária. Esse momento simboliza, para ela, a valorização da iniciação científica e tecnológica como espaço de aprendizado, descoberta e inovação.
“Esses eventos representam um estímulo concreto à curiosidade acadêmica e à busca por soluções criativas para os desafios da sociedade, fortalecendo o protagonismo estudantil e a vocação científica dentro da Universidade” - Adriana Rolim, coordenadora de pesquisa da Unifor (Foto: Joyce Marçal)
Além disso, ela diz que a iniciativa promove integração entre discentes, orientadoras, orientadores e gestores de pesquisa, estimulando uma cultura acadêmica cada vez mais colaborativa e comprometida com a produção de conhecimento de qualidade.
A coordenadora destaca que o apoio da Unifor é essencial para incentivar e dar sustentação às estudantes e aos estudantes que desejam seguir o caminho da pesquisa e da inovação. Por meio de iniciativas como a Trilha de Formação, a instituição demonstra seu compromisso em oferecer condições para que alunas e alunos desenvolvam pensamento crítico, autonomia científica e habilidades que ultrapassam a sala de aula.
Serviço
Trilha de Iniciação Científica e Tecnológica 2025/2026
Data: 19 e 26 de novembro
Horário: 17h às 18h
Local: 19 (Quarta) Auditório H85 / 26 (Quarta) a definir
Esta notícia está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, contribuindo para o alcance do ODS 4 – Educação de Qualidade e do ODS 9 Indústria, Inovação e Infraestrutura.
A Universidade de Fortaleza, assim, assegura a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promove oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos, além de incentivar a inovação, fortalecer a infraestrutura tecnológica e promover ambientes que estimulem a pesquisa e o desenvolvimento sustentável.