null Unimed Fortaleza firma parceria como mantenedora do Unifor Hub

Qua, 29 Novembro 2023 17:03

Unimed Fortaleza firma parceria como mantenedora do Unifor Hub

A aliança entre as instituições vai trabalhar na execução de projetos de inovação

Essa sinergia vai permitir a integração da comunidade acadêmica em projetos de inovação (Foto: Arquivo Pessoal)

O Unifor Hub, Hub de Inovação da Universidade de Fortaleza — instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz —, celebra uma significativa adição ao seu grupo de mantenedores com a inclusão da Unimed Fortaleza. Essa cooperativa, estabelecida com a missão de oferecer uma alternativa abrangente de assistência médica à população brasileira, agora se une ao compromisso conjunto de impulsionar inovação, educação e desenvolvimento no ecossistema do Unifor Hub.

Por meio desta parceria, ambas as instituições estão comprometidas com o desenvolvimento conjunto de projetos inovadores. A Unimed Fortaleza terá a oportunidade de aproveitar a expertise e a robusta infraestrutura de pesquisa da Universidade de Fortaleza para impulsionar transformações significativas no setor da saúde.

“Ao firmamos essa parceria com uma instituição acadêmica com o respaldo da Unifor, vai nos permitir ter acesso a talentos, à formação de profissionais altamente qualificados no campo da saúde e da tecnologia”, analisa Dr. Flávio Ibiapina, diretor Administrativo Financeiro da Unimed Fortaleza.

Para mais, a busca pela sinergia visa aprimorar os serviços já oferecidos nas instalações da instituição médica, promovendo uma elevação na qualidade e eficiência das atividades prestadas. “Acreditamos, veementemente, que nossa parceria vai possibilitar o desenvolvimento de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) para melhorar ainda mais a qualidade e eficiência dos serviços de saúde que oferecemos atualmente”, reitera Flávio.

Além disso, esta colaboração estratégica visa potencializar a inovação e promover avanços que beneficiarão não apenas as instituições envolvidas, mas também a comunidade em geral.

"Considero que nossos objetivos principais são gerar resultados tangíveis, desenvolver projetos que efetivamente melhorem a vida dos clientes, dos pacientes, dos médicos e dos demais profissionais de saúde”, analisa Leo Lacerda, coordenador do Unifor Hub.

Áreas de inovação

As instituições se dedicarão ao desenvolvimento de três áreas que consideram fundamentais para a sociedade, como a Saúde Digital, que concentra esforços em tecnologias como aplicativos de saúde, telemedicina e plataformas de monitoramento de pacientes. Além disso, serão exploradas soluções inovadoras relacionadas à jornada dos usuários e otimização de processos de negócio.

Ademais, junto à ênfase na Pesquisa Clínica, voltada para o desenvolvimento de tratamentos, medicamentos e protocolos clínicos inovadores, destaca-se  a abordagem em Gestão em Saúde. Esta última visa buscar inovações nos sistemas de gestão hospitalar, eficiência operacional e aprimoramento da experiência do paciente.

Reflexo na comunidade acadêmica

Tal parceria vai viabilizar a participação da comunidade acadêmica no desenvolvimentos de trabalhos envolvendo pesquisa e inovação na área da saúde, a partir da utilização de trabalhos acadêmicos para abordagem de desafios específicos do segmento, além de estabelecer uma troca de conhecimentos e experiências entre estudantes da academia e as unidades hospitalares da Unimed.

Para além da área da saúde, a parceria também abre a possibilidade de envolver estudantes de outros campos de estudo, como a comunicação, design, âmbito jurídico, negócios e tecnologia.

“Muitas pessoas são usuárias de planos de saúde, hospitais, clínicas e afins. Portanto, acredito que aqueles que lidam com um grande número de pessoas, especialmente na área da saúde, enfrentam muitos desafios a serem superados, tendo assim inúmeras oportunidades para aproveitar”, comenta Leo Lacerda.