Vice-Reitoria de Pesquisa divulga nova lista de editais de fomento

qua, 11 setembro 2024 14:41

Vice-Reitoria de Pesquisa divulga nova lista de editais de fomento

Os editais abrangem apoio à pesquisa, bolsas de estudo e reconhecimento acadêmico, além de promover colaborações entre pesquisadores e empresas em diversas áreas do conhecimento

Os editais incentivam a colaboração entre pesquisadores de diferentes instituições e campos de estudo, promovendo a troca de ideias e conhecimentos especializados (Foto: Getty Images)

A Vice-Reitoria de Pesquisa (VRP) da Universidade de Fortaleza, vinculada à Fundação Edson Queiroz, anunciou novos editais de financiamento oferecidos por diversos órgãos e entidades de pesquisa, com inscrições já em andamento. Pesquisadores interessados podem participar de projetos tanto no cenário nacional quanto internacional. Um boletim semanal é divulgado com as informações mais recentes sobre os editais de apoio à pesquisa.

Os novos editais estão destacados com uma seta na cor verde, facilitando a identificação das oportunidades mais recentes. Já os editais mais antigos estão sinalizados com uma seta na cor amarela, permitindo aos pesquisadores uma rápida distinção entre as opções de financiamento mais recentes e aquelas que já estão há mais tempo disponíveis.

Os editais abrangem duas modalidades de inscrição: contínua e com prazos definidos, oferecendo diferentes oportunidades de financiamento em três áreas principais: apoio à pesquisa, concessão de bolsas e reconhecimento acadêmico. Há também editais voltados para empresas, startups e Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs).

Essas ações são fundamentais para o progresso acadêmico e científico, garantindo os recursos necessários para projetos inovadores em várias áreas do conhecimento. O principal objetivo é fomentar novas lideranças na pesquisa, preparando os pesquisadores para enfrentar desafios futuros e incentivando a criação de soluções inovadoras para problemas atuais.

Além disso, os editais promovem a colaboração entre pesquisadores de diferentes instituições e áreas de estudo, estimulando a troca de ideias e conhecimentos especializados.