10 dicas para gravar vídeos com a câmera do seu celular

O contexto da pandemia do coronavírus trouxe muitos desafios e tem exigido criatividade dos profissionais das mais diferentes áreas. Para quem atua na área da saúde, como educadores físicos e nutricionistas, por exemplo, as redes sociais têm se convertido num espaço de educação, orientação e também de entretenimento, mas com consciência.

Para aqueles que desejam seguir em ativa na profissão, gravar vídeos tem sido uma boa alternativa; a produção desse tipo de conteúdo - especialmente com sugestões de rotinas de exercícios e receitas - ganhou impulso.

Para facilitar a sua vida, aqui vão algumas dicas de como você pode melhorar a qualidade do seu material e engajar sua audiência.

Escreva um roteiro

Você não precisa escrever um longo roteiro com descrições detalhadas de todas as cenas. Basta criar notas com as falas, ações na tela, posições da câmera e o que achar necessário lembrar. Isso vai lhe ajudar a saber o que dizer durante o vídeo, sem precisar improvisar.

Ambiente e iluminação

Encontre um ambiente iluminado naturalmente para fazer seus vídeos. A iluminação é um ponto importante para que seus vídeos tenham qualidade profissional. Vale lembrar que os sensores de luz e lentes dos smartphones são menores do que os de câmeras comuns. Por isso, aproveite quando o dia estiver mais iluminado!

Se você não quer depender da luz natural ou não possui espaço para isso, atente-se para a qualidade da luz artificial. Dependendo da intensidade e do tipo de lâmpada do ambiente, seus vídeos ficarão com tonalidades diferentes a cada gravação. Tenha atenção também quanto ao ângulo, já que a posição da luz pode gerar sombras indesejadas.

Formato paisagem ou retrato

Lembre-se do objetivo do seu vídeo, da plataforma onde ele será divulgado e as opções que você tem disponível. Se a ideia é entregar conteúdo para os stories das suas redes sociais, o ideal é gravar no modo retrato (vertical), uma vez que a maioria do público consome esse tipo de vídeo pelo celular.

Agora, se o seu conteúdo vai ser distribuído em plataformas como YouTube ou mesmo no feed de redes sociais como Facebook e LinkedIn, é interessante gravar no modo paisagem (horizontal), pois o vídeo preenche toda a tela.

Use um tripé

É interessante que seus vídeos tenham estabilidade, uma vez que as câmeras captam vibrações facilmente. Coloque seu equipamento num tripé para garantir uma imagem sem tremido. Se você não possui um tripé, procure um apoio que mantenha seu celular fixo durante a gravação.

Qualidade do som

Ruídos de fundo podem ser desagradáveis e atrapalham a atenção de quem assiste. A dica é investir num microfone de lapela para captar um som mais direto ou, se estiver gravando em ambientes externos, o microfone omnidirecional para abafar o som do vento.

Em ambientes fechados, desligar aparelhos barulhentos e isolar o local pode ajudar muito. Se você não tiver como gravar o seu vídeo num ambiente sossegado, é possível remover o ruído de fundo com a ajuda de softwares de edição.

Foco do vídeo

Assim como nas fotos, é importante manter o assunto principal do vídeo em foco. Garanta que esse elemento - seja você mesmo, um produto ou paisagem - esteja no centro das lentes enquanto grava. A melhor forma para lidar com planos desfocados é evitar gravar cenas com muita ação.

Evite usar o zoom digital, pois esse recurso diminui a qualidade da imagem. Sempre que for necessário, aproxime-se fisicamente para gravar um elemento que estiver longe.

Olho na bateria

Com tantos detalhes para ter atenção, é comum a gente esquecer o básico: a bateria do smartphone carregada. Se possível, grave seus vídeos com o celular conectado ao carregador; de preferência, comece a gravação com a bateria já cheia.

Memória do celular

Outro detalhe que pode passar despercebido na hora de gravar um vídeo é o espaço disponível em seu smartphone. Lembre-se que o celular interrompe a gravação, caso você não tenha espaço em memória. Antes de começar, faça uma limpeza e, de preferência, transfira outros vídeos gravados para seu computador.

Não use flash

A luz da lanterna do smartphone pode parecer um recurso útil para iluminar seu vídeo, mas normalmente ela é forte demais, o que acaba por alterar as cores da sua imagem. Para iluminação, procure luz ambiente ou iluminadores externos.

Limpe a lente da câmera

Sujeiras na lente da sua câmera podem alterar a qualidade dos seus vídeos. Caso não atente para esse detalhe, pode ser que você perceba apenas após a gravação, o que é um desperdício de tempo.