Dentistas egressos da Unifor desenvolvem máscara personalizada com material biodegradável

Usando a criatividade para tentar impedir o aumento da contaminação pelo coronavírus, os dentistas Liberato Sabóia e Igor Ribeiro, graduados em Odontologia pela Universidade de Fortaleza, desenvolveram um protótipo de máscara personalizada, inteiramente digital, que deram o nome de Personal3DMask.

A ideia consiste em utilizar a tecnologia 3D para otimizar a proteção individual e de maneira sustentável, já que a impressão da máscara é realizada em impressora 3D, utilizando um filamento de PLA, que é derivado da casca da beterraba e totalmente biodegradável.

Como funciona

A Personal3DMask é uma máscara facial projetada de forma digital, através de um escaneamento facial. O protótipo facial gerado por esse escaneamento, feito por aplicativo no celular, de forma simples e rápida, chega a central de trabalho dos dentistas, que iniciam uma análise detalhada da face escaneada e da qualidade do processo. 

A partir de então, os dentistas desenvolvem o produto com o auxílio de softwares que geram a imagem 3D, individualizada de acordo com o escaneamento. Depois de pronta, a máscara facial pode ser enviada via internet; sua impressão pode ser realizada em qualquer impressora 3D (até mesmo nas mais simples).

Vantagens

Dentre as vantagens relatadas pelos idealizadores, a máscara possui excelente selamento, já que é produzida de acordo com o contorno da face, promovendo, também, conforto e estabilidade. Esses fatores contribuem para diminuir o desconforto associado a grande quantidade de horas que um profissional precisa passar, utilizando esse equipamento. 

A máscara é reutilizável, pois pode ser submetida a esterilização, inclusive em autoclave. “Isso representa segurança e economia a longo prazo”, relatam os jovens.