Descarte correto de máscara exige cuidados; saiba como evitar contaminação
Sejam laváveis ou descartáveis, máscaras passaram a fazer parte do nosso vestuário, pois elas são fundamentais para evitar a disseminação da Covid-19.
Além de usá-las corretamente, é importante que as pessoas saibam como fazer o descarte adequado das máscaras que não serão mais utilizadas. Essa é uma atitude importante para a saúde de todos e que também ajuda a preservar o planeta.
Um exemplo são as máscaras cirúrgicas, que possuem em sua composição o polipropileno, material usado na fabricação de embalagens e que não se decompõe facilmente.
Lamarka Lopes, professora do curso de Engenharia Ambiental da Universidade de Fortaleza, explica que os resíduos gerados em estabelecimentos de saúde - máscaras cirúrgicas e respiradores - devem seguir resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que indica incineração e, caso não haja suspeita de contaminação, é considerado resíduo comum, podendo ser descartado como resíduo doméstico.
A professora também explica que, sendo esses resíduos gerados nas residências, ou seja, de uso não profissional, sem suspeita de contaminação, as máscaras podem ser descartadas para coleta pública. “Caso tenha algum caso de Covid-19 confirmado, o resíduo pode ser levado até um posto de saúde ou deixado em repouso acondicionado por, pelo menos, 5 dias, que é o tempo de vida do vírus; e depois pode ser descartado no carro de coleta pública”, orienta a professora.
Cuidados importantes
Por estar em contato direto com o nariz e a boca das pessoas, as máscaras podem conter diversos tipos de vírus, incluindo o causador da Covid-19. Por isso, é importante ter cuidado na hora de retirar a máscara.
Lamarka orienta, “os cuidados quanto ao manuseio devem ser bem rígidos. As (máscaras) de uso não profissional não devem ser tocadas na parte externa, devem sempre ser retiradas e colocadas tocando-se apenas nos elásticos e, ao entrar em casa, a mesma deve ser retirada e colocada para higienização (lavagem com água e sabão) ou descarte, dependendo do material”.
Ainda segundo a professora, as máscaras de uso profissional devem obedecer às regras da Anvisa, com descarte imediato após o uso.
Vi uma máscara na rua, o que faço?
Assim como qualquer tipo de resíduo, o descarte desse material, de forma inadequada, polui o ambiente. No caso de estarem contaminadas, ainda propiciam a disseminação do vírus no ar, possibilitando a contaminação de outras pessoas.
Se vir uma máscara descartada no chão, o correto é não tocar nesse material.
Descarte sua máscara corretamente:
1 - Lave as mãos antes de retirar a máscara;
2 - Retire-a segurando apenas pelo elástico;
3 - Use dois saquinhos plásticos (um dentro do outro) para colocar a máscara descartável e amarre-os;
4 - Jogue, preferencialmente, no lixo do banheiro;
5 - Se houver outros resíduos de pacientes com o vírus ou sob suspeita, é importante identificar este lixo e não encher demais a sacolinha;
6 - Lave as mãos com água e sabão após o descarte.