Unifor apresenta projeto de mapeamento de riscos psicossociais em preparação para atualização da NR-01

Um total de 162 gestores da Universidade de Fortaleza - entre reitor, vice–reitores, diretores, gerentes, chefes de divisão, coordenadores e assessores pedagógicos, supervisores, encarregados, secretárias de centro e bibliotecários - participaram, nos dias 11 e 12 de fevereiro, no auditório do Bloco H, do “Letramento em NR-01 - Riscos Psicossociais”, promovido pela Gerência de Recursos Humanos da Unifor (GRH).

O encontro teve o objetivo de apresentar as atualizações da norma regulamentadora nº 01 - que estabelece as diretrizes gerais, obrigatoriedades da Segurança e Saúde no Trabalho e gerenciamento de riscos ocupacionais - que passou a incluir os riscos psicossociais, que podem afetar o bem-estar dos colaboradores no trabalho e relações profissionais. 

As normas regulamentadoras são emitidas e atualizadas pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e são obrigatórias para todas as empresas. A partir de maio de 2026, as organizações passarão a ser fiscalizadas de acordo com as exigências da nova redação da NR-01.

A programação do evento incluiu orientações sobre o tema com a professora e psicóloga Marselle Fernandes (Vice-Reitoria de Ensino de Graduação e Pós-Graduação - VRE) e noções sobre a atualização da NR-01, discutidas pelo professor da Pós-Unifor e auditor fiscal do Trabalho, Luís Freitas 

Os coordenadores da Medicina do Trabalho e da Segurança do Trabalho (SESMT Unifor), Dra. Germana Quadros e Hugo Barreto, respectivamente, também apresentaram o Projeto de Mapeamento de Riscos Psicossociais a ser conduzido na Unifor em março e abril e como o papel das lideranças será vital no apoio ao processo (leia mais detalhes abaixo). 


COMPROMETIMENTO - O encontro foi aberto, no dia 11/02, pelo reitor da Unifor, Randal Martins Pompeu, e pela gerente de Recursos Humanos, Gláucia Pardini, que enfatizaram a importância do tema para a organização do trabalho na universidade e os impactos diretos no desempenho institucional e na conformidade legal. 

“Agradeço a presença de todos e à GRH, que tornou possível esse momento para que pudéssemos, nestes dois dias de treinamento, discutir as atualizações da NR-01 para deixar nosso ambiente laboral cada vez mais harmônico e dentro das normas exigidas pelo Ministério do Trabalho. Gostaria de enfatizar que todos aqui estão realmente empenhados e comprometidos com este trabalho, que apenas está começando”, enfatizou o reitor Randal Martins Pompeu.


Equipes do SESMT apresentam Projeto de Mapeamento de Riscos Psicossociais

Mapeamento de Riscos Psicossociais: entenda como será o projeto 

Em março e abril//2026, a GRH/SESMT coordenará o processo de mapeamento de riscos psicossociais na universidade. Para isso, uma consultoria externa foi contratada para realização de uma pesquisa nos setores da Unifor, entrevistando colaboradores por amostragem, a fim de realizar o levantamento inicial dos riscos. 

A condução da pesquisa por meio de uma empresa externa tem objetivo de proporcionar, aos colaboradores, mais confiança para se expressarem - com auditores independentes aptos a tratarem os dados com neutralidade e sigilo. Além dos questionários, serão avaliados fatores institucionais, como ferramentas de gestão, fluxos/rotinas de trabalho etc

Após a realização da pesquisa, os dados serão disponibilizados no Relatório Fatores de Riscos Psicossociais Relacionados ao Trabalho (FRPRT), o que permitirá a elaboração de um plano de ação dos riscos mapeados em cada setor para evitá-los, monitorá-los ou mitigá-los.


O que são riscos psicossociais?

São fatos relacionados à organização do trabalho e às relações profissionais que podem afetar o bem-estar dos colaboradores, como:

- Excesso de carga de trabalho e pressão por resultados;
- Jornadas prolongadas e falta de pausas adequadas;
- Falta de clareza de papéis e responsabilidades;
- Assédio moral ou conflitos interpessoais;
- Falta de autonomia e reconhecimento;
- Baixo apoio da liderança. 

Os riscos podem gerar adoecimento, queda de desempenho, aumento do absenteísmo e rotatividade - além de impactos legais para a organização.