ter, 18 julho 2023 10:25
Aluno da Unifor recebe menção honrosa em Mostra de Práticas do Hospital Geral de Fortaleza (HGF)
Evento expõe principais trabalhos desenvolvidos ao longo do semestre por estagiários do hospital

Pelo segundo ano consecutivo, a Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, foi premiada na Mostra de Práticas do Hospital Geral de Fortaleza (HGF). O evento, realizado ao final de cada semestre, reúne alunos de diversas universidades da capital, com o intuito de expor os trabalhos realizados no hospital.
Leonardo Torisco Chinelatto, psicólogo recém-graduado pela Unifor, recebeu menção honrosa pela realização e apresentação de dois trabalhos desenvolvidos enquanto estagiário do ambulatório de neurologia do HGF. Em 2023, o egresso conquistou o segundo lugar na mostra, e o primeiro em 2022.
O psicólogo começou a estagiar no setor em 2021, enquanto ainda estava na graduação, por meio da disciplina de Estágio Obrigatório. Ao longo de um ano e meio, trabalhou diretamente com a professora Andrea Quesada, docente da instituição, e com o neuropsicólogo e preceptor do ambulatório Paulo Sergio Lisboa, os quais o orientaram na produção de estudos sobre esclerose múltipla – doença inflamatória crônica que afeta o sistema nervoso.
(Foto: Ares Soares)
“Escrever um trabalho sobre a prática hospitalar é extremamente desafiador, contudo, altamente rico e foi, com certeza, essencial para o meu desenvolvimento profissional. Além disso, ser agraciado com a menção honrosa nos dois estudos que realizei trouxe um sentimento incrível de reconhecimento, realização e gratidão”, relata Leonardo.
Para o novo egresso, o período em que estagiou no HGF também foi de extrema importância para sua evolução pessoal. “Trabalhar em conjunto com diferentes profissionais me trouxe um conhecimento integrado da área da saúde, proporcionando atendimentos mais completos e cuidadosos. O ritmo acelerado do hospital nos ajuda a desenvolver um raciocínio clínico rápido para melhores intervenções”, afirma.
Andrea Quesada pontua que a parceria entre a Unifor e o HGF possibilita aos alunos o desenvolvimento de habilidades fundamentais para o exercício da psicologia, seja na área hospitalar ou clínica. As capacidades envolvem trabalho em equipe, iniciativa, flexibilidade cognitiva, rapidez nos raciocínios, além de experiências diversas e uma visão interdisciplinar.
(Foto: Ares Soares)
“Trata-se também de uma experiência incrível para os orientadores, os quais conjuntamente com os preceptores do HGF, contribuem para a formação de futuros psicólogos, além de ampliar as trocas de ideias e networking. Temos que valorizar cada vez mais essas parcerias, visando a construção do conhecimento e uma aprendizagem significativa” acrescenta a professora.
De acordo com preceptor do ambulatório de neurologia do Hospital Geral de Fortaleza, Paulo Sergio Lisboa, o setor estimula os discentes para a iniciação científica, engajando-os na produção de trabalhos que busquem ilustrar a vivência prática. Dessa forma, os futuros profissionais poderão devolver à sociedade conhecimento adquirido, produzindo um efeito cultural e de multiplicação ressonante.
(Foto: Ares Soares)
“Orientar os estagiários é fazer a interlocução entre a academia, a pesquisa e a assistência, no nosso caso, no Sistema Único de Saúde (SUS). É um processo construído coletivamente, onde o profissional do HGF exerce o papel de mediador, inserindo e qualificando os discentes diretamente no mundo do trabalho e instrumentalizando-os para o raciocínio clínico e na execução de tomadas de decisões eficientes na prática em saúde, em neuropsicologia e em psicologia hospitalar”, finaliza.