Aluno de Educação Física conquista medalhas de ouro, prata e bronze no Pan-Americano Universitário

ter, 19 novembro 2024 10:08

Aluno de Educação Física conquista medalhas de ouro, prata e bronze no Pan-Americano Universitário

Após se destacar nos Jogos Paralímpicos, Antônio Henrique subiu ao pódio três vezes no torneio disputado na Colômbia 


Antônio Henrique Barreto Lima é aluno do 3º semestre do curso de Educação Física da Unifor (Foto: Arquivo pessoal)
Antônio Henrique Barreto Lima é aluno do 3º semestre do curso de Educação Física da Unifor (Foto: Arquivo pessoal)

Antônio Henrique Barreto Lima, aluno do 3º semestre do curso de Educação Física da Universidade de Fortaleza - instituição da Fundação Edson Queiroz -  tem se destacado nas principais competições de atletismo universitário e paralímpico em 2024.

Após um ano repleto de vitórias e participações ao lado de atletas de elite, Antônio seguiu sua temporada no FISU Games América, o Pan-Americano Universitário, organizado pela Federação Internacional de Esporte Universitário, de 12 a 14 de novembro, em Cali, na Colômbia.

Antônio Henrique se destacou no Pan-Americano Universitário, conquistando três medalhas em dois dias de competição. No dia 12 de novembro, o atleta garantiu o bronze nos 1500 metros, alcançando seu melhor tempo pessoal, 3m48s. No dia seguinte, sagrou-se campeão nos 800 metros, com 1m50s, igualando sua melhor marca. Além disso, surpreendeu ao levar a prata no revezamento 4x100. 

Antônio atuou como atleta-guia de Yeltsin Jacques, um dos maiores paratletas do mundo, nas provas de 5.000 metros paraolímpicos, conquistando títulos olímpicos e mundiais ao lado de Yeltsin. Além disso, no início de outubro, participou dos Jogos Universitários Brasileiros, consolidando-se como um dos principais nomes da delegação brasileira em competições universitárias.

Como não poderia ser diferente, o atleta avaliou positiaqmente sua participação na competição: “Estou muito feliz com meu desempenho no Pan Americano Universitário. Conquistei três medalhas para a Unifor, o Ceará e o Brasil, o que foi um grande aprendizado. Agradeço muito à minha treinadora, Sônia Ficagna, professora da Unifor, por todo o apoio. Agora, vamos trabalhar forte para 2025 e continuar evoluindo”