qua, 30 outubro 2024 16:54
Alunos de Comércio Exterior da Unifor participam de reunião do G20 em Fortaleza
O evento reúne ministros de Educação dos 20 países-membros do principal fórum de cooperação econômica internacional
Vinte e dois alunos do curso de Comércio Exterior da Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, estão participando da organização da reunião do Grupo de Trabalho de Educação dos 20 países do principal fórum de cooperação econômica internacional, o chamado G20, que acontece ontem e hoje no Centro de Eventos do Ceará. Os alunos participaram de seleção e estão trabalhando junto às delegações dos países presentes ao evento.
A coordenadora do curso de Comércio Exterior, professora Ana Rita Pinheiro de Freitas, ressalta a importância da participação dos alunos em evento de grande repercussão internacional. “De certa forma, o mundo está de olho no que os ministros de Educação desses países vão discutir e deliberar nesses dois dias. E os nossos alunos se sentem orgulhosos de estarem próximos desse convívio diplomático”, declarou. Dentre os ministros de Educação presentes à reunião do G20 está o cearense Camilo Santana, que tirou fotos com os alunos da Unifor.
Alunos de Comércio Exterior da Unifor com Camilo Santana, ministro da Educação (Foto: Arquivo pessoal)
O Grupo de Trabalho em Educação teve origem na preocupação dos membros do G20 com o grande contingente de jovens em todo o mundo que nem estudam nem trabalham, além dos impactos econômicos e sociais da educação. Nesta quarta, é realizada a terceira e última reunião do GT.
Durante a presidência brasileira, o Grupo de Trabalho em Educação está voltado a três iniciativas: a valorização dos profissionais da educação por meio de medidas internacionais de qualificação; o compartilhamento de conteúdo sobre Educação para o Desenvolvimento Sustentável por meio de plataformas de recursos digitais; e a Exposição Virtual do G20 de práticas de engajamento escola-comunidade.
O Grupo dos Vinte (G20) é o principal fórum de cooperação econômica internacional. É composto por Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, França, Alemanha, Índia, Indonésia, Itália, Japão, República da Coreia, México, Rússia, Arábia Saudita, África do Sul, Turquia, Reino Unido e Estados Unidos, além da União Europeia.
Os membros do G20 representam cerca de 85% do Produto Interno Bruto (PIB, soma de todos os bens e serviços produzidos por um país) global, mais de 75% do comércio global e cerca de dois terços da população mundial.
Desde 2008, os países revezam-se na presidência. Esta é a primeira vez que o Brasil preside o G20 no atual formato. Ao longo do ano estão sendo realizadas uma série de reuniões que culminarão na Cúpula de Líderes do G20, nos dias 18 e 19 de novembro de 2024, no Rio de Janeiro.
Já entre os dias 31 de outubro e 2 de novembro ocorre a Reunião Global de Educação (GEM, na sigla em inglês), organizada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), que será sediada pelo governo brasileiro.
Estará reunida a comunidade internacional de educação, incluindo atores governamentais e não estatais, para chegar a um acordo sobre estratégias de aceleração para os anos restantes da Agenda 2030, levando em conta a visão transformadora da educação.
A Agenda 2030 é composta pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Os ODS são uma agenda mundial para acabar com a pobreza e as desigualdades. Eles foram pactuados pelos 193 Estados-Membros da Organização das Nações Unidas (ONU) e devem ser cumpridos até 2030. Ao todo, são 17 ODS.
Entre os ODS está o ODS 4, voltado para garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
(Com informações da Agência Brasil)