Alunos de onze países participam de acolhida para intercâmbio na Universidade de Fortaleza

ter, 11 agosto 2026 14:38

Alunos de onze países participam de acolhida para intercâmbio na Universidade de Fortaleza

Sessenta estudantes estrangeiros irão vivenciar experiências acadêmicas e culturais na Unifor durante o semestre


Sessenta alunos de onze países participaram da acolhida promovida pela DRI, no Bloco H da Unifor - Foto: Marjorie Zaranza
Sessenta alunos de onze países participaram da acolhida promovida pela DRI, no Bloco H da Unifor - Foto: Marjorie Zaranza

Alunos estrangeiros de onze países foram recebidos, na tarde dessa segunda-feira (10), na Universidade de Fortaleza, instituição mantida pela Fundação Edson Queiroz. O momento foi realizado pela Diretoria de Relações Internacionais (DRI) e contou também com a participação dos alunos que atuarão neste semestre como buddies, função voluntária que consiste em auxiliar os estudantes internacionais durante o período de adaptação acadêmica e cultural.

Participam alunos da Alemanha, Áustria, Chile, Colômbia, Espanha, Estados Unidos, França, Holanda, Noruega, Portugal e Suíça. O reitor da Unifor, Prof. Dr. Randal Martins Pompeu, destacou o quão especial era o momento da Welcome Meeting. “Gostaria de dizer a vocês que este momento é muito especial. Estamos muito felizes em tê-los aqui neste semestre e espero que vocês aproveitem muito essa experiência.”

O reitor da Unifor, Prof. Dr. Randal Martins Pompeu, deu as boas-vindas aos alunos - Foto: Marjorie Zaranza 

A diretora de Relações Internacionais, Profa. Dra. Gina Pompeu, externou a alegria da universidade em receber os estudantes. “É um prazer receber vocês neste semestre e, talvez, durante todo o ano. Nossa equipe está aqui para ajudar vocês, tanto na universidade, com as disciplinas, quanto com as diferentes dificuldades. Gostaríamos que vocês tivessem uma experiência muito boa: que pudessem estudar, se divertir, crescer, conhecer coisas diferentes, conhecer como os brasileiros vivem e também como os brasileiros estudam juntos.”

Diretora da DRI/Unifor, Profa. Dra. Gina Pompeu - Foto: Marjorie Zaranza

Durante o momento, os alunos foram apresentados aos professores representantes de cada centro de ciências, aos projetos que integram o braço de responsabilidade social da instituição, além de receberem orientações de segurança e informações sobre carreiras e estágios.

Entre os estudantes internacionais recebidos está Adjoia Fodjo, que terá uma dupla graduação, com formação na Alemanha e um diploma internacional. A oportunidade de conhecer o Brasil foi determinante para sua escolha.

Adjoia Fodjo, estudante estrangeira da Alemanha. Foto: Marjorie Zaranza 

“Eu sempre quis viajar pelo Brasil e, então, tive a oportunidade de estudar em Fortaleza. Pensei: ‘Ok, eu preciso aproveitar essa oportunidade e estudar em Fortaleza’. E fui selecionada. Então, estou muito feliz de estar aqui agora”, afirma.

Durante o período na Universidade de Fortaleza, Adjoia espera aprofundar seus conhecimentos sobre a cultura brasileira e vivenciar de perto o cotidiano do País. “Espero aprender muito sobre a cultura e também sobre a comida e as pessoas, porque acho que existe uma energia diferente da que temos na Alemanha.”

A estudante também destaca a receptividade que encontrou desde a chegada. “Percebi que, no Brasil, as pessoas são muito amigáveis e abertas, e eu adoro essa energia. Na Alemanha é um pouco diferente.”

Filha de pais da Costa do Marfim, Adjoia também relaciona sua experiência internacional à própria história familiar. “Acho que isso também tem a ver comigo, porque meus pais são da Costa do Marfim. Então, eu sei que a cultura é muito diferente e eu adoro estar aqui.”

Outra estudante internacional que chega à Unifor neste semestre é Luise Meier, também da Alemanha e que cursa Administração de Empresas. Para ela, a possibilidade de conhecer uma nova cultura foi um dos principais motivos para escolher o Brasil como destino do intercâmbio.

Luise Meier, estudante estrangeira também da Alemanha - Foto: Marjorie Zaranza

“Eu adoro conhecer novas culturas e queria ir para algum lugar que não fosse a Europa, já que sou da Europa. Então, eu precisava de algo novo, algo muito empolgante”, conta.

Luise também destaca o desejo de vivenciar uma experiência internacional mais duradoura. “Quando tive a oportunidade de estudar um ano no exterior, queria escolher um lugar que fosse o mais distante. O Brasil pareceu a melhor opção, porque é um país incrível e eu sempre quis conhecer. Então, essa foi a melhor oportunidade que eu tive.”

Para a estudante, a experiência também representa uma oportunidade de ampliar sua formação acadêmica. “Minha área de estudo é Administração de Empresas, então, basicamente, negócios. E também vou ter uma dupla graduação em Administração de Empresas, tanto pela Alemanha quanto por Fortaleza.”

Troca cultural

A experiência de intercâmbio também envolve os estudantes da Unifor que participam do programa Buddy. Entre eles está Pedro Marcos Vieira, que decidiu participar da iniciativa com o objetivo de conhecer pessoas de diferentes países e aprimorar a prática do inglês. Atualmente, ele também atua como estagiário da Diretoria de Comunicação, Marketing e Comercial da Unifor

Pedro Marcos Vieira, buddy selecionado para o semestre 2026.2 - Foto: Marjorie Zaranza

“Basicamente, minha expectativa com essa experiência é tanto conhecer pessoas do exterior quanto melhorar um pouco mais o inglês, que é uma coisa que eu tenho praticado bastante com meus outros amigos, porém todos brasileiros”, explica.

O interesse em participar do programa também surgiu a partir de uma experiência anterior. No último semestre, Pedro teve contato com uma estudante alemã, que trabalhava no mesmo setor que ele. A convivência proporcionou uma troca de idiomas entre os dois.

“Ela trabalhou no mesmo setor que eu e eu tive esse laço onde eu praticava o inglês e ela praticava o português comigo. Isso me motivou a entrar nesse programa para conhecer um pouco mais os alunos intercambistas e também praticar um pouco mais o meu inglês por conta dessa experiência”, conta.
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Sessenta alunos de onze países participaram da acolhida promovida pela DRI, no Bloco H da Unifor - Foto: Marjorie Zaranza

Alunos de onze países participam de acolhida para intercâmbio na Universidade de Fortaleza

A pronta atuação da vítima em todas as esferas administrativas é condição de eficácia para resguardar sua esfera jurídica contra passivos e contingências judiciais (Foto: Kris/Pixabay)

Direito na Vida Real: Teve seu veículo roubado? Confira passo a passo para proteger seus direitos