qua, 10 abril 2019 11:17
Biblioteca Acervos Especiais da Unifor comemora quinto aniversário
O acervo já conta com cerca de 9 mil livros, muitos delas raros, entre originais, doações especiais e primeiras edições de clássicos nacionais e internacionais
A Biblioteca Acervos Especiais da Universidade de Fortaleza completa, no dia 10 de abril, cinco anos desde sua fundação. O local une arte e leitura, reunindo obras consideradas raras ou especiais.
“A Biblioteca Acervos Especiais é um equipamento cultural de grande relevância, em razão da preciosidade das obras apresentadas. Todo esse acervo está aberto à visitação de forma gratuita, sob acompanhamento, cumprindo a missão da Fundação Edson Queiroz de democratizar o acesso aos bens culturais. Vale destacar que as obras contam com restauro e higienização permanentes, o que caracteriza uma contribuição imensurável à preservação do conhecimento, da memória e do patrimônio artístico em âmbito local, nacional e internacional”, afirma o vice-reitor de extensão da Unifor, professor Randal Pompeu.
Nestes cinco anos, visitantes são guiados pelo local, em uma imersão pela literatura, história, artes, arquitetura, etc. “O que mais encanta na Biblioteca, quando falamos das visitas, são as imagens que as pessoas veem nos livros de arte, as gravuras originais. Eu acredito que dedicatórias dos ilustres da literatura brasileira também geram encantamento”, revela Carla Reis, bibliotecária dos Acervos Especiais.
Atualmente, a biblioteca soma cerca de 9 mil livros raros e é considerada um local de pesquisa para os alunos da Universidade. Carla Reis garante que o aumento de obras no acervo foi a maior mudança nestes anos. “O acervo é um complemento de outras atividades que a Biblioteca desenvolve em termos de arte e cultura”, afirma.
Novas aquisições
Cerca de 3 mil obras adquiridas da coleção de raridades do mecenas Ciccillo Matarazzo formavam o acervo em sua inauguração. Ao longo destes anos, a Universidade fez aquisições e recebeu doações de obras importantes.
Histórias que marcam
De “Don Quixote de la Mancha”, ilustrado por Salvador Dalí, às obras doadas por Thomaz Pompeu Gomes de Matos, que remontam à história de Fortaleza. Diversos livros ocupam as prateleiras do acervo e marcam a vida de alunos e ex-alunos da graduação da Unifor.
Confira agora algumas indicações de obras feitas pelos estudantes Sadan Henrique (7º semestre de Odontologia), Natália Coelho (7º semestre de Jornalismo), Wanessa Cardoso (formada em Arquitetura e Urbanismo pela Unifor, 2018.2) e Mateus Lins (formado em Direito pela Unifor, em 2018.1).
Serviço
Biblioteca Acervos Especiais
Segunda a sexta: 8h às 12h e 14h às 18h
Sábados: sob agendamento
Mais informações e agendamentos: (85) 3477.3823 e acervosespeciais@unifor.br