Categoria "Jornalismo Universitário" é destaque no 11º Prêmio Sebrae de Jornalismo

sex, 24 maio 2024 15:45

Categoria "Jornalismo Universitário" é destaque no 11º Prêmio Sebrae de Jornalismo

Estudantes que tenham desenvolvido conteúdos jornalísticos relacionados a empreendedorismo podem participar. Inscrições vão até 3 de junho


As matérias podem ser inscritas em quatro categorias: Texto, Áudio, Vídeo e Fotojornalismo (Ilustração: Getty Images)
As matérias podem ser inscritas em quatro categorias: Texto, Áudio, Vídeo e Fotojornalismo (Ilustração: Getty Images)

O Prêmio Sebrae de Jornalismo chega à 11ª edição e traz uma novidade: a categoria especial Jornalismo Universitário, que tem o objetivo de fomentar a produção jornalística desenvolvida por estudantes de Jornalismo, além de reconhecer e incentivar novos talentos.

A categoria especial premiará o melhor conteúdo jornalístico (nas modalidades Texto, Áudio, Vídeo ou Foto) que tenha sido desenvolvido por universitário(s) durante o curso de graduação em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo. As inscrições acontecem até 3 de junho

Como nos anos anteriores, a 11ª edição será realizada em três etapas: a primeira, em nível estadual, classificará os concorrentes para a etapa regional, que definirá os finalistas da etapa nacional. O tema central desta edição é “A contribuição dos pequenos negócios na transformação de realidades locais”.

Além dos estudantes, profissionais que pautam o empreendedorismo e têm textos publicados em veículos impressos (jornais ou revistas), portais ou sites de notícias podem concorrer ao 11º Prêmio Sebrae de Jornalismo (PSJ). Para participar, o candidato deve fazer o cadastro no site do prêmio e anexar o arquivo em formato PDF ou o link da reportagem.

Relevância do conteúdo da notícia, qualidade de texto, benefício público, fontes de informações, originalidade, inovação e criatividade serão critérios utilizados na avaliação dos materiais enviados. Para concorrer, as produções devem ter sido veiculadas no período de 5 de junho de 2023 a 2 de junho de 2024; profissionais e estudantes podem concorrer com até três trabalhos.

Orientações

Referente a conteúdos multimídia, quando a matéria principal é o texto, o conjunto deve ser inscrito na categoria ‘Jornalismo em Texto’. Nesse caso, os áudios e vídeos que fazem parte da matéria não poderão ser inscritos separadamente nas demais categorias.

Uma mesma matéria não pode ser inscrita em mais de uma categoria. A exceção são os trabalhos publicados em jornais, revistas ou veículos web, nos quais as fotografias que ilustram as matérias – ‘inscritas na categoria Jornalismo em Texto’ — também poderão ser inscritas na categoria ‘Fotojornalismo’ pelo autor das imagens.

Temas

O objetivo do prêmio é reconhecer as melhores notícias sobre empreendedorismo e pequenos negócios, veiculadas em diferentes canais da imprensa brasileira ou em novas plataformas digitais. O assunto é abrangente e os trabalhos podem abordar temas como:

  • Empreendedorismo;
  • Produtividade e Competitividade;
  • Inovação e Startups;
  • Inclusão Produtiva e Sustentabilidade;
  • Transformação Digital;
  • Políticas Públicas e Legislação;
  • Estímulo ao consumo nos pequenos negócios;
  • Acesso a crédito.

Sobre o Prêmio Sebrae de Jornalismo

Instituído pelo Sebrae, o concurso é referência no fomento ao jornalismo sobre empreendedorismo no Brasil. A iniciativa tem o objetivo de reconhecer e prestigiar as melhores reportagens sobre o universo do empreendedorismo veiculadas em diferentes canais da imprensa brasileira. Na última edição, realizada em 2023, o prêmio teve um recorde de quase 2 mil trabalhos inscritos, superando em 65% o número de inscrições de 2022.