ter, 18 julho 2023 16:37
Concludentes de 2023.1 com melhor média são contemplados pela Bolsa Yolanda Queiroz
Iniciativa viabiliza que os estudantes deem continuidade na trajetória acadêmica por meio da pós-graduação
Os projetos de imersão na vida acadêmica são fundamentais para o desenvolvimento pessoal e profissional dos estudantes, possibilitando a aquisição e aperfeiçoamento de conhecimentos e habilidades. A partir desse entendimento, a Universidade de Fortaleza — da Fundação Edson Queiroz —, oferta as Bolsas de Pós-Graduação Yolanda Queiroz.
Criada há 18 anos, a iniciativa possibilita aos alunos concludentes estudo gratuito em cursos da Pós-Unifor. As bolsas contemplam semestralmente os cinco estudantes com as maiores médias em seus respectivos Centros de Ciências. Os vencedores do semestre 2023.1 foram anunciados no dia 8 de julho, durante a cerimônia de Colação de Grau. São eles:
- Luana Lerche Rocha (Centro de Ciências da Saúde - CCS);
- Paula Valverde Santos (Centro de Ciências Jurídicas - CCJ);
- Maria Estela Moreira (Centro de Ciências da Comunicação e Gestão - CCG);
- Luana Dias Machado (Centro de Ciências Tecnológicas - CCT);
- Maria Clara Rezende (Cursos Superiores Tecnológicos - CST).
Gratidão eterna
Orgulho por sua trajetória e gratidão à Universidade de Fortaleza, esses são os sentimentos de Paula Valverde, concludente do curso de Direito e vencedora da Bolsa Yolanda Queiroz. Para ela, essa conquista é um reconhecimento por sua árdua jornada acadêmica.
Durante cinco anos e meio da graduação, Paula vivenciou inúmeras oportunidades que a Unifor a ofereceu. Experimentou a extensão, por meio do Programa Cidadania Ativa e do Projeto Jovem Voluntário; a pesquisa, por meio do Projeto Pesquisa Empírica e Jurimetria; a monitoria e os estágios externos.
Paula Valverde, concludente de Direito, recebeu a Bolsa Yolanda Queiroz por Manoela Queiroz Bacelar, vice-presidente da Fundação Edson Queiroz (Foto: Ares Soares)
Segundo a concludente, “a Unifor foi fundamental para a sua formação pessoal e profissional, por possibilitar vivenciar as mais diversas experiências, enxergar realidades distintas e pensar alternativas para impactá-las positivamente, bem como permitir ser impactada por elas”.
Para o futuro, a egressa conta que pretende usar a bolsa para se dedicar ao Mestrado em Direito Constitucional pelos próximos dois anos, o conciliando com a prática do Direito, por meio da advocacia ou de estágios de pós-graduação.
Surpresa gratificante
Maria Estela Moreira, concludente do curso de Jornalismo, também ganhou a Bolsa Yolanda Queiroz. Segundo ela, a conquista foi inesperada, mas gratificante: “A sensação é maravilhosa, fiquei muito surpresa, não esperava de forma alguma que fosse ganhar”, revela.
Durante sua trajetória acadêmica, a egressa participou de diversas iniciativas. Foi monitora, representou a Unifor em congressos de comunicação regional e nacional, realizou estágios internos e externos e foi bolsista por mérito acadêmico. Por essa rica jornada, a dupla conquista — da graduação e da bolsa —, se tornou mais gratificante para ela.
Maria Estela Moreira, concludente de Jornalismo, recebeu a Bolsa Yolanda Queiroz por Manoela Queiroz Bacelar, vice-presidente da Fundação Edson Queiroz (Foto: Ares Soares)
Para a concludente, a oportunidade de estudo na pós-graduação será extremamente importante, pois ela tem planos de seguir a carreira acadêmica. “Durante a minha graduação, tive a oportunidade de ingressar no meio acadêmico e me encantei. Fui monitora, congressista e escrevi artigos. Receber a bolsa foi incrível”, afirma.
Sensação única
Concludente do curso de Engenharia de Produção, Luana Dias não esconde a emoção e felicidade pela conquista da Bolsa Yolanda Queiroz: “É uma sensação sem igual, que desperta um sentimento de satisfação e conquista, fruto de todo o esforço empregado ao longo de toda a graduação”.
Essa conquista foi fruto de muito esforço e dedicação. A trajetória acadêmica de Luana foi pautada na disciplina e disposição em dar o meu melhor a cada disciplina. “Perguntar aos professores, discutir a matéria durante as aulas e aprofundar os conhecimentos em casa. Dessa forma, evoluí e consegui notas que me proporcionaram alcançar a bolsa Yolanda Queiroz”, destaca.
Luana Dias, concludente de Engenharia de Produção, recebeu a Bolsa Yolanda Queiroz por Manoela Queiroz Bacelar, vice-presidente da Fundação Edson Queiroz (Foto: Ares Soares)
Luana também destaca a importância da Universidade de Fortaleza no processo de sua formação durante esses anos. Para ela, a instituição será uma base importante para os seus próximos passos após a graduação, tanto na vida profissional, como pessoal.
Segundo a egressa, seus planos são se especializar e adentrar o mercado de trabalho da mesma forma que encarou a graduação, com muito comprometimento.
Orgulho de sua trajetória
Maria Clara Rezende, concludente do curso de Design de Moda e vencedora da Bolsa Yolanda Queiroz, olha para trás e se orgulha da sua jornada até essa conquista.
“Eu realmente fiquei muito surpresa e feliz. Já tinha ficado bastante contente de ter conquistado a primeira colocação da turma, mas não esperava ter conquistado o primeiro lugar do centro também. Foi algo que me deixou muito orgulhosa de mim mesma”, declara.
Maria Clara Rezende, concludente de Design de Moda, recebeu a Bolsa Yolanda Queiroz por Manoela Queiroz Bacelar, vice-presidente da Fundação Edson Queiroz (Foto: Ares Soares)
A egressa ressalta que o período de sua graduação foi pautado por muito tempo de estudo e dedicação, frente a muitos desafios e medos que a fizeram pensar em desistir. “Mas felizmente me mantive forte graças à ajuda de várias pessoas ao meu redor, conquistando cada vez mais coisas. Agora vejo como meu esforço e dedicação renderam bons resultados”.
Para o futuro, Maria Clara pretende utilizar a bolsa para ingressar na Pós-Unifor e o trabalhar para um projeto de mestrado com base no seu Trabalho de Conclusão de Curso.
Critérios para receber a bolsa
Além de atingir a melhor performance média global (PMG) de seu respectivo Centro de Ciências, o estudante deve cumprir os seguintes critérios para ser contemplado pelo projeto:
- Durante o curso, o aluno não pode ter uma ou mais reprovações nas disciplinas cursadas na Unifor;
- Não pode ter, em seu histórico escolar, créditos consignados (cursados em outra instituição) superior a 30% dos créditos exigidos para a conclusão do curso;
- Em caso de empate, são adotados os seguintes critérios em ordem de prioridade:
- Ter ingressado na Universidade de Fortaleza por vestibular;
- Ter ingressado na Universidade por vestibular, em data mais recente.
- Persistindo o empate será contemplado o concludente que tiver maior média aritmética nos dois últimos semestres.