ter, 9 junho 2020 18:15
Confira o resultado do desafio criativo “Recriando Obras de Arte”
Iniciativa proporcionou interações positivas entre alunos da Universidade de Fortaleza. Vencedor receberá smartphone como prêmio.
Em celebração ao Dia Internacional dos Museus, o Espaço Cultural Unifor lançou no dia 18 de maio o desafio “Recriando Obras de Arte”. Como o nome indica, a iniciativa convocava alunos da Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz, a recriar algumas das obras de arte que fazem parte do acervo do Espaço. O resultado mais criativo, de acordo com um comitê avaliador, será premiado com smartphone iPhone 11 de 64GB.
O concurso ocorreu no perfil oficial da Universidade no Instagram (@uniforcomunica), e os participantes deveriam enviar suas criações até o último dia 05 de junho, publicando as recriações no feed de seu perfil pessoal (em modo público) e usando as hashtags “#RecriandoObrasdeArte” e “#Unifor”.
“A ideia [do desafio] foi exercitar o olhar do público e lembrar que há arte em tudo à nossa volta. A vida inspira, o cotidiano em casa é inspirador. É importante que, mesmo em isolamento, as pessoas consigam encontrar as suas próprias belezas e recriar a si mesmas em um momento tão difícil”, conta Diego Moreno, coordenador de Marketing Digital da Unifor.
De fato, a iniciativa atraiu vários participantes. As postagens sobre o desafio proporcionaram interações positivas entre alunos de diferentes cursos da instituição, que se uniram por um mesmo propósito - celebrar a criatividade. “Esse é o papel da arte. Esse é papel da Fundação Edson Queiroz, por meio de todos os seus equipamentos fomentadores da arte e da cultura que atravessam o espaço físico e chegam até as pessoas por meios digitais. A instituição está ao lado de todos, em todos os momentos. É sobre isto o desafio”, completa Diego.
Resultado
A Universidade de Fortaleza agradece a participação de todos. Cristiane Aragão, aluna do curso de Psicologia da Unifor, foi eleita a vencedora do desafio. Ela recriou a obra “Menino com Pipa”, de Candido Portinari.
Confira depoimento de Cristiane sobre sua participação:
"Tempo de quarentena. Tempo de se recriar. Se recriar como profissional, estudante, filha, amiga, irmã e principalmente como mãe. Quarentena, quantas mudanças que me fizeram cair em tantos questionamentos. Uns deles, a busca de uma convivência produtiva, agradável e educativa com os meus. Tempo de qualidade. Então, nessa busca, me deparei com o desafio Recriando Obras de Arte proporcionado pela Unifor. Meu relacionamento com esse lugar, Unifor, pra mim é um pouco mágico, pois amo cada pedaço daquele campus, amo cada suspiros que solto nos momentos de silêncio e contemplação daquelas árvores, animais soltos a vagar livremente, amo minhas paqueras com os quadros da exposição do momento, amo o vento no rosto... amo apenas em estar lá e fazer parte daquele lugar. Bateu uma nostalgia… Esse recriar artes, essa brincadeira foi um lindo momento de interação no meu lar, onde filha pinta, irmã tira o retrato, filho fica nos pitacos. No final a alegria reinou, a criatividade aflorou e o amor prevalece. Como não amar o poder de tudo que envolve a delicadeza das artes?".