Cursos de Moda da Unifor lançam cartilha de modelagem básica

qua, 21 agosto 2024 17:12

Cursos de Moda da Unifor lançam cartilha de modelagem básica

Material foi distribuído durante o festival Dragão Fashion Brasil  e visa apoiar artesãs e empreendedoras da moda na criação de peças com qualidade

O produto representa a síntese do conhecimento compartilhado durante a formação dos alunos de Moda (Foto: Robério Castro)

Os cursos de Moda e Design de Moda da Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz, marcaram presença especial no Dragão Fashion Brasil (DFB) 2024 com o lançamento de uma cartilha de modelagem básica

A iniciativa foi pensada para atender uma demanda identificada por Cláudio Silveira, idealizador do evento, e foi desenvolvida com foco na capacitação de artesãs e empreendedoras do setor de moda, que muitas vezes enfrentam desafios na construção de modelagens de qualidade.

Realizado entre os dias 24 e 27 de julho, o DFB 2024 foi o palco escolhido para a distribuição desse material, que pretende ser uma ferramenta de apoio para quem deseja aprimorar suas técnicas e obter resultados mais profissionais na produção de roupas.

“A cartilha surgiu dentro de um projeto do evento Dragão Fashion, onde o Cláudio Silveira tinha a intenção de produzir uma cartilha de modelagem básica que pudesse orientar artesãs, pessoas que trabalham com artesanato e que geralmente têm muita dificuldade nessa área”, explica Priscila Medeiros, coordenadora dos cursos de Moda da Unifor.

Conteúdo acessível e objetivo

Com foco no segmento feminino, a cartilha foi desenvolvida pelas professoras Flávia Dias e Giovanna Cadillac, que trazem em seu currículo vasta experiência no campo da modelagem.

O objetivo do material é subsidiar e orientar o desenvolvimento de modelagens. Disponibilizamos um material de fácil compreensão, totalmente ilustrativo, que vai auxiliar essas artesãs e empreendedoras da moda a desenvolver modelagens de qualidade, porque o segredo da roupa é a modelagem” — Priscila Medeiros, coordenadora dos cursos de Moda da Unifor

A cartilha é mais do que um guia de instruções, representa a síntese do conhecimento compartilhado durante a formação dos alunos de Moda na Unifor. “Nosso compromisso é sempre formar profissionais qualificados e preparados para atuar no exigente mercado da moda. Ao adquirir e estudar a cartilha, os interessados terão acesso a técnicas e informações fundamentais para a produção de vestuário com qualidade e precisão”, complementa a coordenadora.

A produção do conteúdo aconteceu em julho e foi resultado de um trabalho colaborativo entre docentes e profissionais da área de design. A diagramação ficou a cargo de Getúlio de Abreu, com direção de arte assinada por Felipe Ferreira. Todo o conteúdo foi pensado para ser didático e direto, visando democratizar o conhecimento técnico de modelagem, muitas vezes inacessível para pequenos empreendedores e artesãos.

O produto tem potencial para se tornar uma referência no meio, especialmente para quem trabalha com moda de forma artesanal. A acessibilidade do conteúdo e a expertise das professoras envolvidas garantem que o material seja uma valiosa ferramenta para aprimorar técnicas e profissionalizar o processo de criação de vestuário.

Ficha catalográfica

• Realização: DFB Festival e Unifor