Curta-metragem realizado pelo curso de Cinema e Audiovisual participa do 48° Festival de Cinema de Gramado
seg, 28 setembro 2020 11:47
Curta-metragem realizado pelo curso de Cinema e Audiovisual participa do 48° Festival de Cinema de Gramado
“Tommy Brilho”, dirigido pelo egresso Sávio Fernandes e produzido pela da Universidade de Fortaleza, foi exibido na Mostra Universitária do Festival, que ocorreu no último sábado

Curta-metragem de Sávio Fernandes, “Tommy Brilho” participou do 48° Festival de Cinema de Gramado. O Filme fez parte da Mostra Universitária do evento, que ocorreu no último sábado, 26; sua exibição aconteceu em transmissão aberta pelas plataformas virtuais do festival. Sávio é graduado do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz. O filme, realizado entre 2017 e 2018, foi um de seus primeiros trabalhos práticos no curso.
O curta acompanha um estudante chamado “Tommy Brilho”, conhecido como “o primeiro estudante invisível” de sua universidade. Na trama, que se destaca pelo bom humor, o grande desafio do protagonista é ser notado por seu “crush”. “Como o filme se passa em sua grande maioria na Universidade de Fortaleza, e é estrelado por alunos e professores, ele também fala muito sobre o espaço universitário”, destaca Fernandes.
Ainda segundo o diretor, a produção surgiu a partir da vontade dos alunos do curso de pôr em prática técnicas que aprendiam em sala de aula. Em relação aos desafios na produção do filme, que requereu esforços em aparato técnico e efeitos especiais – visto que é estrelado por uma figura invisível –, Sávio afirma que “o apoio [da Unifor] na realização do filme foi essencial, assim como todo o equipamento, locação, divulgação, etc”.
Quanto à recepção do curta-metragem em mostras de cinema do país, o jovem cineasta conta: “No momento em que vi Tommy Brilho circulando em festivais e atingindo outros públicos, fiquei em choque de como ele conseguiu chegar em tanta gente e espalhar o que o filme tem pra dizer. Estou muito feliz com toda a trajetória do filme, e é muito bacana ver um trabalho que a gente fez com tanto carinho ter todo esse reconhecimento”.
O caminho já percorrido por “Tommy” é grande: Sávio foi o grande vencedor do Festival Nóia de cinema universitário em 2018, ganhando três prêmios de Melhor Filme (Júri Oficial, Júri Popular e Júri da TV). Além disso, o curta ganhou um dos maiores reconhecimentos de roteiro do País, no Festival de Roteiro Audiovisual de Porto Alegre, o “Fapra”. Em dezembro do ano passado, o curta-metragem foi exibido no programa “Pausa pro Café”, do Canal Brasil. Em agosto de 2020, foi exibido virtualmente na Mostra Meteoro de Curtas, que tem como objetivo trazer visibilidade para produções nacionais.
O curta-metragem na íntegra pode ser visto a seguir.