Dois diplomas, infinitas possibilidades

seg, 18 dezembro 2023 10:47

Dois diplomas, infinitas possibilidades

Combinar duas áreas de formação e ampliar as possibilidades de empregabilidade são algumas vantagens de conquistar dois diplomas de graduação em até cinco anos e meio na Unifor


A dupla graduação cruza áreas do conhecimento e turbina o currículo de quem decide estender a permanência na Universidade de Fortaleza (Foto: Ares Soares)
A dupla graduação cruza áreas do conhecimento e turbina o currículo de quem decide estender a permanência na Universidade de Fortaleza (Foto: Ares Soares)

Se conquistar um diploma de graduação já é bom, imagine a possibilidade de combinar com uma nova área e se tornar um profissional ainda mais completo com dois diplomas! Unir duas graduações e esticar a permanência na universidade tem suas vantagens no mercado de trabalho. Na Universidade de Fortaleza, instituição vinculada à Fundação Edson Queiroz, este é um feito possível em até cinco anos e meio. E aí? Topa ser duplamente graduado conosco?

A oportunidade é uma boa pedida especialmente para os estudantes dos cursos na área de gestão, que têm matrizes com alto percentual de sinergia. "Esta é uma característica do nosso portfólio, que garante maior integração e repertório de formação para as áreas. Neste sentido, nossos cursos se complementam, permitindo ao estudante organizar seu percurso acadêmico para concluir um programa de dupla-graduação", diz a diretora do Centro de Ciências da Comunicação e Gestão (CCG), Danielle Coimbra.

Ela explica que é possível cursar duas graduações de forma concomitante, desde que haja oferta em turnos distintos, ou concluir a primeira graduação e ingressar na segunda, com aproveitamento total de disciplinas comuns do curso anterior. "Assim, em aproximadamente cinco anos, considerando o nível de sinergia entre os cursos escolhidos, é possível concluir duas graduações", pontua. 

São vários os estudantes que optaram pela dupla graduação para turbinar o currículo, migrar de área, se especializar para atuações no mercado. Eles contam, a seguir, o que os fizeram abraçar dois cursos e como a decisão está impulsionando suas carreiras.

Expandir o olhar profissional

Aluna do 8º semestre de Administração, Clara Zanella Lima conta que escolheu este curso em 2020, logo após concluir o ensino médio. "Optei pela Unifor por ter um carinho grande pela instituição desde a minha infância, quando já frequentava o campus dado que minha mãe é professora do curso de Nutrição", conta. A boa nota do curso no MEC arrematou a escolha.

No segundo ano de universidade, ela decidiu iniciar um segundo curso: o de tecnólogo de Marketing. É que havia abraçado oportunidades de estágio na primeira graduação, mas sentia que ainda poderia aproveitar o tempo livre para expandir o olhar profissional.

"A escolha pelo marketing se deu pelo interesse que eu criei na área durante as disciplinas optativas que segui no curso de Administração, onde eu já conseguiria inclusive aproveitar algumas delas para concluir ainda mais rápido ambos os cursos", conta a discente.

Clara nem precisou “esticar” o tempo de universidade para conseguir um segundo diploma, já que fez os dois cursos ao mesmo tempo. Ela diz que a motivação para abraçar a empreitada veio do desafio diário e da vontade de entender mais sobre uma das áreas da Administração, a qual se sentia mais atraída.


"Cursar ambos os cursos na Unifor me deu uma vantagem muito grande por eu poder criar os meus horários e aproveitar cada momento que eu estivesse na universidade, assim como a possibilidade de criar um relacionamento com os professores, que vai além de ser somente aluna, buscando um networking com eles e sempre tirando as dúvidas" – Clara Zanella Lima, aluna do 8º semestre de Administração

Clara conta que o fato de ter dois diplomas no currículo aos 22 anos costuma chamar atenção quando busca entrevistas nestas áreas de atuação, pois desperta curiosidades nos recrutadores. Além disso, mostra que, em quatro anos, o interesse em uma área (Marketing) englobada dentro de outra (Administração) foi aflorado.

Ela acredita que a dupla graduação tem ajudado para que seja vista no mercado como uma pessoa proativa, determinada e organizada. "Depois de concluir dois cursos em quatro anos, vejo que consegui desenvolver muito a minha responsabilidade, maturidade, a forma de me planejar e organizar sobre tudo o que preciso fazer, e a buscar um propósito, sendo estes pontos que, com toda a certeza, me ajudarão a vivenciar o meu lado profissional de forma mais positiva e agregadora", pontua.

Dois é bom, mas três é melhor ainda

Graduada em Comércio Exterior pela Unifor, Maria Carolina tem se dedicado a colecionar diplomas para uma formação completa. Se à primeira graduação ela já tinha adicionado um segundo título em International Business pela Deggendorf Institute of Technology (DIT), decidiu depois cursar também Administração.

"A minha primeira escolha de curso, Comércio Exterior, se deu quando eu estava em um intercâmbio na Nova Zelândia e buscava profissões que me permitisse estar conectada com outros países e contribuir para um mundo globalizado", conta. Ela concluiu a graduação em 2022.

Agora, atuando na área de logística e comércio exterior na B&C Logística, optou pela dupla graduação porque sentiu no mercado a necessidade de conhecimentos mais profundos e estratégicos na área da gestão.


"A oportunidade de ter um segundo diploma com tanta celeridade é, sem dúvidas, imperdível. A Unifor me acolheu novamente, recebi todo suporte desde a decisão do curso até o aproveitamento das disciplinas realizadas na minha graduação anterior" – Maria Carolina, egressa de Comércio Exterior e aluna do curso de Administração

Para a acadêmica, a dupla graduação está proporcionando a possibilidade de unir conhecimentos de duas áreas diferentes e ajudá-la a se destacar profissionalmente, além de ampliar a visão sobre o mercado e o mundo. 

E quais são os diferenciais de quem toma esse caminho e como eles influenciam no sucesso da carreira? Segundo Carolina, a resposta é conseguir trazer para o ambiente de trabalho dois universos que, unidos, contribuem para decisões mais estratégicas e assertivas. "Além disso, a dupla graduação amplia horizontes, expandindo as possibilidades de colocação dos profissionais no mercado e gerando um networking ainda maior", celebra.

Ampliar a visão dos negócios

Quando David Kinelski decidiu estudar na Unifor, escolheu o curso de Ciências Econômicas, atraído pela complexidade e pelas amplas possibilidades de atuação que a graduação oferece. "Sempre tive interesse pela área comercial e financeira; desde os tempos de colégio, já me envolvia com empreendedorismo, vendas e networking. A economia me fascinava, especialmente pela oportunidade de aprender e explorar metodologias que não havia visto no colégio, além do meu grande interesse pelo mercado de investimentos", afirma.

Ele concluiu o bacharelado em 2022. "Comecei em 2018, mas fiz uma pausa de um ano para morar nos Estados Unidos, retornando pouco antes da pandemia", explica. No primeiro semestre, foi selecionado para trabalhar no Bradesco Private, mas ainda não tinha completado 18 anos. Após a experiência no exterior, a pandemia o levou ao mundo do empreendedorismo e, hoje, Kinelski atua nos setores de saúde, marketing e eventos. 

David decidiu, então, mergulhar também na área da administração para conquistar um segundo diploma. "No curso de Administração, criei uma startup chamada CareWise, que está em fase para entrar no hub da Unifor", celebra.

A segunda graduação, para ele, completaria os conhecimentos necessários para seguir com suas empresas. A decisão contou com o suporte e orientação dos coordenadores de ambos os cursos da Universidade. "A Unifor, sendo a melhor universidade do Ceará, com excelente estrutura e corpo docente, facilitou essa decisão", afirma o estudante.

O acadêmico pontua ainda que ter dois diplomas não significa êxito no mercado. "O que realmente faz a diferença é o networking e as experiências adquiridas durante o período universitário. Ter dois diplomas pode não ser essencial, mas certamente agrega valor, especialmente em algumas instituições e setores onde a formação acadêmica é altamente valorizada", considera.


"Para mim, com apenas 22 anos e já possuindo duas graduações, isso representa uma vantagem competitiva no mercado de trabalho. Além disso, os conhecimentos e habilidades adquiridos em áreas distintas, como economia e administração, me proporcionam uma visão mais ampla e integrada dos negócios, o que é um diferencial significativo para o desenvolvimento profissional" – David Kinelski, egresso de Ciências Econômicas e aluno de Administração

David conta que abraçar as duas graduações o ajudou a entender tanto os aspectos macroeconômicos que influenciam os negócios quanto as habilidades gerenciais e operacionais essenciais para administrar uma empresa. Também o permitiu aprender a abordar problemas e oportunidades de maneiras mais criativas e modernas.

"Você não está apenas olhando para um problema sob uma única perspectiva. Está integrando diferentes áreas de conhecimento para encontrar soluções mais eficazes e inovadoras. No que diz respeito ao sucesso da carreira, essas habilidades combinadas tornam um profissional mais versátil e adaptável. Em um mercado de trabalho que está sempre evoluindo, a capacidade de adaptar e aplicar conhecimentos de diferentes áreas é extremamente valiosa", finaliza o discente.

Dois diplomas para turbinar o currículo

Optar por duas graduações abre portas para oportunidades mais diversas e prepara você para ser um profissional mais completo e bem-sucedido. Assim como David, Amanda Bessa optou por conquistar dois diplomas: de Comércio Exterior e Ciências Econômicas. Começou no “comex” porque queria ter contato direto com outros países. Mas, durante o curso, se viu apaixonada por economia e sedenta para entender o mercado brasileiro.

Movida pela curiosidade, acabou concluindo as duas graduações e segue no mercado do comércio exterior com o plus da segunda formação. Hoje, ela conta que tem um conhecimento mais amplo. E qual foi a importância dos dois diplomas? 


"Acredito que a dupla graduação passa mais credibilidade sobre diversos assuntos e também mostra senso de responsabilidade e disciplina. No mais, também faz com que o indivíduo entenda de mais assuntos e o ajude a desenvolver resoluções para alguns problemas de forma mais eficaz" – Amanda Bessa, egressa de Comércio Exterior e Ciências Econômicas

A egressa diz que os dois cursos se complementaram na vida prática do mercado de trabalho. Além disso, a dupla graduação turbinou seu currículo, mostrando que ela tem domínio tanto no comércio exterior como na economia. “[Isso] demonstra que a pessoa não tem limitações quando falamos de aprendizagem, e que está sempre em busca de aprender mais e está disposta a buscar um diferencial", afirma.

Profissionais mais completos e preparados

Na hora de optar pela dupla graduação, vale observar as possibilidades de cursos com maior sinergia. A diretora do CCG, Danielle Coimbra, ressalta que isso permite um maior nível de aproveitamento e, portanto, uma conclusão mais rápida. São muitas combinações possíveis: Administração e Ciências Contábeis, Administração e Negócios, Ciências Econômicas e Finanças, Ciências Econômicas e Comércio Exterior; e por aí vai. 

Também é possível combinar Administração e Marketing, Administração e Comércio Exterior ou Administração e Economia. Nestes casos, o tempo é um pouco maior para a conclusão da dupla graduação. Mas vale a pena!

"Uma dupla graduação amplia o repertório e o portfólio do estudante, abrindo um leque maior de oportunidades de inserção no mercado de trabalho. Outro ponto de destaque é que para alguns destes cursos, também oferecemos programas de dupla titulação internacional com universidades na Alemanha e Portugal", explica Danielle. 

Desta forma, além de duas graduações, caso participe do programa, o estudante também sai, neste período de cinco anos, com um duplo diploma, sendo um emitido pela Unifor e outro pela universidade conveniada, o que abre portas também para inserção profissional no exterior.


"O mercado tem valorizado esses profissionais que apresentam postura e conhecimento técnico diferenciado, já que vivenciam em sua formação experiências diversas e são submetidos a desafios mais complexos. Isso amplia a capacidade de solucionar problemas e gerar impacto para o ambiente no qual estão inseridos." – Danielle Coimbra, diretora do Centro de Ciências da Comunicação e Gestão (CCG)

A diretora do CCG explica que as grandes áreas que envolvem gestão e negócios atualmente são complementares. "Com uma formação mais ampla, os estudantes ganham espaço, se diferenciando daqueles que possuem apenas uma graduação. São profissionais mais completos e melhor preparados para uma atuação mais sistêmica", finaliza.