Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, Unifor lança a Floresta do Aluno e o Aroma do Campus

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, Unifor lança a Floresta do Aluno e o Aroma do Campus

O evento acontecerá dia 5 de junho e faz parte das comemorações dos 50 anos da Universidade de Fortaleza


A iniciativa reforça a sustentabilidade como um dos pilares da Unifor (Foto: Ares Soares)
A iniciativa reforça a sustentabilidade como um dos pilares da Unifor (Foto: Ares Soares)

Em comemoração aos 50 anos da Universidade de Fortaleza e ao Dia Mundial do Meio Ambiente, a Fundação Edson Queiroz promoverá na próxima segunda-feira, 5 de junho, o lançamento da Floresta do Aluno e do Aroma do Campus, durante solenidade que acontecerá a partir das 9 horas, ao lado do Bloco H. A Floresta do Aluno será criada com o plantio de 50 mudas de árvores por alunos, professores, funcionários da Unifor, curadores da Fundação Edson Queiroz e representantes das entidades do meio ambiente no Ceará. Já o Aroma do Campus foi desenvolvido pelo curso de Farmácia, em parceria com o Núcleo de Biologia Experimental (Nubex), vinculado à Vice-Reitoria de Pesquisa.

Caubi Cunha, gestor do Departamento de Serviços Gerais (DSG), vinculado à Vice-Reitoria de Administração da Unifor, informa que a Floresta do Aluno será formada a partir do plantio de 50 mudas de árvores de médio e grande porte, como pau-brasil, ipês, jacarandá mimoso, pau branco, pau ferro e mini flamboyant. “Com a Floresta do Aluno, o Campus da Unifor, reconhecidamente um dos mais bonitos do Brasil pela sua ampla e diversificada cobertura vegetal, ficará ainda mais belo, além de prestarmos uma justa homenagem aos nossos alunos, professores e funcionários, que tanto contribuem para o engrandecimento da Universidade de Fortaleza”, salienta. A Fundação Edson Queiroz vai aproveitar a oportunidade para homenagear todos os responsáveis pela manutenção dos jardins do campus, na pessoa do jardineiro Francisco Martins Monteiro da Silva, um dos mais antigos da Unifor.

Já o Aroma do Campus foi desenvolvido pela professora Regina Cláudia de Matos Dourado, do curso de Farmácia, e pelo químico Felipe Sousa, do Nubex, e tem em sua composição química óleos essenciais de copaíba, melaleuca e gerânio, além de álcool fixador. Com mestrado em Bioquímica e doutorado em Bioquímica e Biotecnologia, Felipe destaca as propriedades terapêuticas dos óleos essenciais utilizados na produção do Aroma do Campus: “Enquanto o gerânio, segundo a aromaterapia, é utilizado para fortalecer o equilíbrio emocional e a autoconfiança, a copaíba e a melaleuca contribuem, respectivamente, para auxiliar o foco e para purificar a mente”.

De acordo com a docente, a mistura de dois, três ou mais óleos essenciais em baixa concentração pode resultar em um aroma específico e harmônico. Assim, foram realizadas diversas tentativas, até resultar na essência perfeita. "O óleo de copaiba foi um dos mais testados por apresentar aroma de resina, madeira, árvores, o que nos lembra o campus da Unifor, por ser bastante arborizado. O óleo essencial das folhas de melaleuca também apresenta cheiro de chá e um aroma acolhedor. Finalmente, sugeri o óleo essencial de gerânio, por apresentar um odor mais feminino, [que se assemelha] ao cheiro de rosas. A mistura desses três óleos essenciais apresentou uma interação harmônica e muito agradável, assim como o campus da Unifor", explica Dourado.

Composição do Aroma do Campus

  • Gerânio (Pelargonium graveolens)

O óleo essencial de gerânio é extraído das folhas e na prática de aromaterapia está muito ligado aos chacras frontal e plexo solar, relacionados ao equilíbrio emocional, autoconfiança e valorização pessoal, além do poder de realização e individualidade.

  • Copaíba (Copaifera officinalis)

O bálsamo produzido pela copaíba (popularmente chamado de óleo) é acumulado em cavidades do tronco da árvore e pelo processo artesanal, extraído por meio de furos e recolhido apenas uma vez por ano com auxílio de canaletas. Apresenta notas amadeiradas que ajudam a manter o foco e aumentam a confiança, segundo a aromaterapia.

  • Melaleuca (Melaleuca alternifolia)

O óleo essencial de melaleuca ou Tea Tree, ou simplesmente melaleuca, é extraído das folhas e ramos, possuindo ação revigorante e revitalizante. Este óleo tem papel na renovação da energia do ambiente, purificando a mente e aumentando a percepção.

O que é o Nubex

O Núcleo de Biologia Experimental (Nubex) é um centro de excelência em pesquisa da graduação e pós-graduação da Universidade de Fortaleza. O Nubex foi inaugurado em março de 2013 com o objetivo de produzir novos conhecimentos que respondam aos desafios científicos, biotecnológicos e sociais do país. O núcleo atua nas áreas de pesquisa, de inovação e desenvolvimento para diversos segmentos, principalmente os da saúde, o de alimentos, fármacos e educação. 

No Nubex são desenvolvidas pesquisas em uma perspectiva multidisciplinar nas áreas de ciências biológicas e da vida. O Nubex também atua como unidade de suporte aos mestrados institucionais em Ciências Médicas, Enfermagem e Odontologia e ao Doutorado em Biotecnologia da Rede Nordeste de Biotecnologia (Renorbio), além de programas de Pós-Graduação de Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs) parceiros.

Unifor 50 anos

A Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, chegou aos 50 anos em 21 de março deste ano. Nesse meio século de existência, a instituição formou mais de 110 mil profissionais de excelência em todas as áreas do conhecimento, contribuindo não só para a formação técnica, mas também humana. 

Ao longo desse período, a Universidade tem acumulado várias experiências exitosas no ensino, na pesquisa e na extensão, com credibilidade e reconhecimento nacional e internacional. Atualmente, a Unifor é a melhor instituição particular de ensino superior das regiões Norte e Nordeste, segundo o ranking britânico Times Higher Education (THE).