Em sessão solene na Câmara dos Deputados, parlamentares ressaltam legado de Edson Queiroz

ter, 24 maio 2022 13:07

Em sessão solene na Câmara dos Deputados, parlamentares ressaltam legado de Edson Queiroz

A solenidade homenageou os 50 anos da Fundação Edson Queiroz, comemorados em março de 2021


A presidente da Fundação Edson Queiroz, Lenise Queiroz Rocha, no plenário da Casa Legislativa, em Brasília. (Foto: Antonio Molina Neto)
A presidente da Fundação Edson Queiroz, Lenise Queiroz Rocha, no plenário da Casa Legislativa, em Brasília. (Foto: Antonio Molina Neto)

A Câmara dos Deputados homenageou os 50 anos da Fundação Edson Queiroz, em sessão solene nesta terça-feira, 24, no plenário Ulysses Guimarães, em Brasília. Integraram a mesa a presidente da instituição cearense, Lenise Queiroz Rocha; a reitora da Universidade de Fortaleza (Unifor), professora Fátima Veras; o autor do requerimento, o deputado federal Idilvan Alencar; o também deputado federal, Mauro Benevides Filho; e os senadores, Tasso Jereissati e Eduardo Girão. Também estiveram presentes na solenidade o deputado federal Nelho Bezerra, e a membro do Conselho Curador da FEQ, Renata Jereissati

A sessão foi aberta com a fala do deputado federal, Idilvan Alencar. Egresso do curso de Engenharia Civil da Unifor, ele destacou o orgulho de estar presente, visto que a Universidade foi de fundamental importância para sua formação. “É uma honra para mim, presidir essa sessão solene de homenagem à Fundação Edson Queiroz. Não há desenvolvimento econômico e social de um país sem lideranças como a do fundador da instituição”, destacou. Segundo ele, a história da Fundação se confunde com a história e as transformações do Brasil. “A década de 50 foi um ano de grandes transformações no Brasil, que vivia um processo de rápida industrialização, crescimento acelerado, migrações em massa para grandes cidades e mudança na estrutura produtiva no país. Edson Queiroz ajudou a construir essa história”, defendeu. 

Legado de meio século

Na ocasião, a presidente Lenise Queiroz Rocha enfatizou o impacto positivo dos 50 anos da Fundação na vida de milhares de pessoas como ferramenta de transformação. “A homenagem da Câmara dos Deputados, solicitada pelo deputado cearense Idilvan Alencar, é extensiva a todos os cearenses que se orgulham de sua terra e se dedicam ao trabalho e ao empreendedorismo, focando o crescimento do nosso estado e do Brasil. Muitos tiveram e têm suas vidas impactadas e transformadas pelas ações da Fundação, criada em março de 1971”, disse. 


A reitora da Universidade de Fortaleza (Unifor), professora Fátima Veras; o deputado federal, Idilvan Alencar; a presidente da Fundação Edson Queiroz, Lenise Queiroz Rocha, a membro do Conselho Curador da FEQ, Renata Jereissati, e o senador Tasso Jereissati (Foto:  Antonio Molina Neto)

Ao falar dos feitos da Unifor, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz, a presidente ressaltou o compromisso permanente da instituição com o ensino, pesquisa, responsabilidade social, arte e cultura, feitos iniciados pelo seu pai que já atravessam a segunda geração.  “A Fundação Edson Queiroz atua nas áreas voltadas ao crescimento de todos que a cercam.  Ao todo, já foram graduados ou pós-graduados mais de 100 mil pessoas em diversas áreas. A Unifor conta com as demais instituições mantidas da Fundação Edson Queiroz para se destacar no Ensino, Pesquisa e Extensão, tendo sido reconhecida como a melhor universidade particular do Brasil pelo conceituado ranking britânico o (THE) - Times Higher Education”, pontuou. 

Já na responsabilidade social, a presidente lembrou a atuação da Escola Yolanda Queiroz, instituição de Ensino Básico e Fundamental localizada no campus da Unifor, que está completando 40 anos. “A sua atuação se estende às famílias inteiras da Comunidade do Dendê e outras próximas ao Campus”, frisou. Além disso, ressaltou a importância da cultura como legado da FEQ, não só nas artes plásticas, mas no teatro, música e esporte, garantindo uma formação integral e colocando à disposição do público acesso às exposições de nível internacional. 

Yolanda Queiroz foi lembrada pela presidente como a maior inspiração do visionário Edson Queiroz. “(Ela) continuou firme na direção dos projetos que juntos haviam criado, e, de meu irmão Airton Queiroz, que esteve na presidência da Fundação por 35 anos, implementando com seu talento e alto conhecimento das artes e cultura em geral projetos que conferem a Fundação nível de Acervo equiparável apenas ao eixo Rio e São Paulo. Edson Queiroz foi considerado entre os 24 maiores pioneiros do Brasil no século XX.  Somos-lhe gratos, o Brasil, o Nordeste e principalmente o Ceará!’”, concluiu. 

Homenagens 

Em discurso lido pelo deputado Idilvan Alencar, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, ressaltou os feitos da Fundação, principalmente, pelas ações da Universidade de Fortaleza, não apenas no campo educacional, mas, sobretudo, pela atuação social e cultural por meio de projetos de extensão que são destaques nacionais e internacionais. 


Autoridades estaduais e federais se reuniram em Brasília para homenagear os 50 anos da Fundação Edson Queiroz. (Foto:  Antonio Molina Neto)
 

“A Unifor já graduou mais de 100 mil profissionais e concedeu quase 10 mil títulos de mestrados, doutorados e MBAs. Ser responsável pela Unifor já seria mérito suficiente, mas a Fundação fez muito mais, sendo inclusive responsável por dinamizar a cultura cearense por meio da oferta de um amplo espaço cultural, além de um teatro e uma TV Universitária. (...) A Fundação cumpre plenamente seu compromisso de participar positivamente do processo de desenvolvimento social, humano, econômico, politico e cultural do seu entorno metropolitano, estadual e nacional”. 
Arthur Lira, presidente da Câmara dos Deputados

“Edson Queiroz foi um dos maiores empreendedores, criativo, desenvolveu uma liderança nata. Após construir um legado de absoluto sucesso quis devolver, principalmente, para a população que migrava do Nordeste para o Sudeste do país, a possibilidade de concorrer em igualdade no mercado de trabalho. Para isto, criou não uma faculdade, mas uma Universidade — marcante para a vida e futuro dos cearenses —, feito raríssimo”. 
Tasso Jerreissati, senador

“O industrial Edson Queiroz era muito amigo do meu pai, tive a oportunidade de conhecê-lo ainda pequeno. Ele foi muito importante em gerar oportunidades, empregos e riquezas para o Ceará, algo que é DNA do Grupo que leva seu nome, com atuação em diversas áreas: comunicação, educação e empresarial. (...) Reconheço o impacto positivo da Fundação no desenvolvimento da terra da luz, algo que nos enche de orgulho e esperança”. 
Eduardo Girão, senador

“A visão empresarial de um líder tem características de contribuição para o processo de crescimento econômico da sua cidade, do seu estado e  do país, fato muito presente na concepção de vida do grande empresário Edson Queiroz, que compreendeu seu papel, inclusive, na disseminação de todas as suas ações pelo Brasil afora. (...) Hoje, a Unifor é considerada a melhor instituição de ensino superior particular do Brasil, por isso precisamos divulgar os feitos conquistados ao longo dos anos que sacramentou o ensino de qualidade por meio da graduação, pós-graduação e especializações”. 
Mauro Benevides Filho, deputado federal

50 anos da Fundação Edson Queiroz - Sessão Solene

Excelentíssimo Presidente da Câmara , Deputado Arthur Lira, Demais Parlamentares
Caros senadores aqui presentes.
Caros Senhores e Senhoras.

Minhas palavras de agradecimento são pronunciadas com muito orgulho e emoção! Tenho clareza que a homenagem da Câmara dos Deputados, solicitada pelo deputado cearense Idilvan Alencar, pelos 50 anos da Fundação Edson Queiroz, é extensiva a todos os cearenses que se orgulham de sua terra e se dedicam ao trabalho e empreendedorismo, focando o crescimento do nosso estado e do Brasil.

Muitos tiveram e têm suas vidas impactadas e transformadas pelas ações da Fundação Edson Queiroz, criada em março de 1971.

Este ano estamos revivendo vários momentos da trajetória de Edson Queiroz, meu pai, em momentos marcantes para todos os nossos conterrâneos. Em 8 de Junho faz 40 anos do acidente que ceifou a vida de 137 pessoas num acidente aéreo em Pacatuba, Ceará.  Nesse acidente, ele partiu aos 57 anos, mas seus feitos permanecem vivos e fazem parte da vida da maioria dos cearenses.

A Fundação Edson Queiroz atua nas áreas voltadas ao crescimento de todos que a cercam. 
Na Universidade de Fortaleza (Unifor), instituição de Ensino Superior mantida pela Fundação desde 1973, já foram graduados ou pós-graduados mais de 100 mil pessoas em diversas áreas. A Unifor conta com as demais mantidas da Fundação Edson Queiroz para se destacar no Ensino, Pesquisa e Extensão, tendo sido reconhecida este ano como a melhor universidade particular do Brasil pelo conceituado ranking britânico Times Higher Education (THE).

Na responsabilidade social, a Escola Yolanda Queiroz (com 700 alunos) está completando 40 anos. A sua atuação se estende não só a este público, mas a famílias inteiras da Comunidade do Dendê e outras próximas ao Campus.

É fundamental ressaltar a relação intrínseca da Fundação Edson Queiroz com a cultura. Não só nas artes plásticas, mas também com teatro, música e esporte, garantindo uma formação integral e colocando a disposição do público em geral acesso à Exposições de nível internacional.

Apresentações de peças de teatro, com a Orquestra e a Big Band da Fundação Edson Queiroz, e liberando o Campus com seus recantos idílicos para o lazer dos fortalezenses nos finais de semana e feriados.
Em março, próximo/passado, foi lançada a pedra fundamental do novo Complexo Cultural Yolanda e Edson Queiroz, que compreende um projeto já em aprovação, com museu (para abrigar de início as suas mais de mil obras de artistas brasileiros de todos os períodos do Brasil); na biblioteca de acervos especiais, com livros raros.

Ainda nas artes plásticas, vale destacar o nosso compromisso com os artistas locais. Atualmente, estamos inclusive com duas exposições de talentos cearenses, além de outra sobre os 100 anos da Semana de Arte de 1922.

Para fechar em datas gravadas, o Grupo Edson Queiroz completa seus 70 anos. E uma vida meteórica vem sendo lembrada por muitos de nós nesse momento!

Em uma de suas desilusões, Edson Queiroz colocou a seguinte frase em um discurso que só reforça a sua esperança na vida: “Se algum dia vocês forem surpreendidos pela injustiça ou pela ingratidão, não deixem de crer na vida, de engrandecê-la pela decência e de construí-la pelo trabalho”.

Nesta sessão solene não posso deixar de lembrar da força maior e inspiração de meu pai: minha mãe Yolanda Queiroz, falecida em 2016, que continuou firme na direção dos projetos que juntos haviam criado, e, de meu irmão Airton, que esteve na presidência da Fundação por 35 anos, implementando com seu talento e alto conhecimento das artes e cultura em geral projetos que conferem a Fundação nível de Acervo equiparável apenas ao eixo Rio e São Paulo.

Edson Queiroz foi considerado entre os “24 maiores pioneiros do Brasil no século XX”. Somos-lhe gratos, o Brasil, o Nordeste e principalmente o Ceará! E nesse momento, nesta sessão solene agradeço o reconhecimento desta casa, em especial do deputado Idilvan Alencar. Em meu nome, como atual presidente da Fundação Edson Queiroz, da minha família e em nome de todos que se dedicaram e que continuam este sonho, hoje realidade, que é a Fundação Edson Queiroz.

Obrigada e um ótimo dia a todos
Lenise Queiroz Rocha

A história de Edson Queiroz, do conglomerado de empresas e da Fundação Edson Queiroz
se confundem com a história do Brasil e das transformações ocorridas nos últimos 100
anos. A década de 50 foi um ano de grandes transformações no Brasil, que vivia um
processo de rápida industrialização, crescimento acelerado, migrações em massa para
grandes cidades e mudança na estrutura produtiva no país. Edson Queiroz ajudou a
construir essa história.

Em 1951, Edson Queiroz dá um passo importante na sua vida empreendedora: resolveu
investir na distribuição de gás. Era um mercado que praticamente não existia, as famílias
cozinhavam com lenha e sequer tinham fogão a gás. Para ser bem sucedido, o hábito de
décadas das famílias de cozinhar a lenha precisaria ser mudado. E ele ajudou nessa
mudança, da fabricação do fogão, ao envasamento do gás de cozinha e sua distribuição. O
negócio cresceu e o empresário diversificou sua área de atuação, entrando no ramo das
comunicações e, em 1971, ele cria a Fundação Edson Queiroz.

Um empreendedor com visão para os negócios e compromisso com sua terra, o Ceará,
percebeu que criar e compartilhar conhecimento são as melhores formas distribuir
prosperidade. Mais uma vez, ele estava à frente de seu tempo, criando a primeira
universidade particular do Ceará. 50 anos depois, a Unifor já formou mais de 80 mil
pessoas, inclusive eu, que sou formado em engenharia pela Unifor; foram 12 mil mestres,
doutores, especialistas formados e há, nos campos da universidade, aproximadamente 28
mil estudantes.

Edson Queiroz antecipou em alguns anos a transformação do Ceará no Estado da
educação. A Fundação Edson Queiroz percebeu a necessidade de formar gente altamente
qualificada para dar conta dos desafios do desenvolvimento do Ceará e do Brasil. Nós
também assumimos esse desafio na Secretaria de Educação: permitir que todo cearense
tenha uma educação básica de qualidade que possibilite acessar o ensino superior, se esse
for o seu projeto de vida. Começamos com o programa de Alfabetização na Idade Certa,
depois o mais PAIC, para os anos finais e tempo integral e formação profissional no ensino
médio. Nesse período, investimentos públicos e privados ampliaram o número de vagas no
ensino superior, políticas públicas como o Prouni e cotas ampliaram as oportunidades para
os mais pobres e nós trabalhamos para colocar esses jovens lá. De 2015 a 2018, dobramos
o número de estudantes de escolas públicas no ensino superior, de 10 mil para 20 mil.
Certamente, muitos deles estão na Unifor, realizando seus próprios sonhos e o sonho de
Edson Queiroz quando criou a universidade.

Nestes 50 anos de existência, a Fundação Queiroz fincou raízes na cidade e no estado.
Suas ações sociais são reconhecidas pelos beneficiários diretos dos programas de
formação profissional, das mais de 16 mil crianças alfabetizadas pelo Centro Yolanda
Queiroz e pelas milhares de pessoas atendidas no Núcleo de Medicina Integrada. A
Fundação é ainda a responsável pela conservação de um acervo artístico riquíssimo no
Espaço Cultural, que fazia parte do roteiro de visitas dos alunos da rede estadual quando eu
era secretário.

É uma honra para mim presidir essa sessão solene de homenagem à Fundação Edson
Queiroz. Não há desenvolvimento econômico e social de um país sem lideranças
empresariais comprometidas com sua própria terra. A Fundação tem demonstrado esse
compromisso há mais de 50 anos.
Parabéns à Fundação Edson Queiroz!