Em visita à Unifor, Julien Prieur contribui para o debate sobre sustentabilidade e direito ambiental

sex, 18 outubro 2024 17:35

Em visita à Unifor, Julien Prieur contribui para o debate sobre sustentabilidade e direito ambiental

O renomado ecologista francês, doutor em Direito Ambiental pela Universidade de Limoges, participou de diversas atividades na Unifor entre os meses de agosto e outubro


Além de professor, Julien Prieur é consultor internacional em direito de desenvolvimento sustentável e transição ecológica (Foto: Ares Soares)
Além de professor, Julien Prieur é consultor internacional em direito de desenvolvimento sustentável e transição ecológica (Foto: Ares Soares)

A Universidade de Fortaleza - instituição de ensino mantida pela Fundação Edson Queiroz - recebeu, de agosto a outubro deste ano, o renomado professor e consultor internacional em direito de desenvolvimento sustentável e transição ecológica, Julien Prieur, doutor em Direito Ambiental pela Universidade de Limoges. Convidado pela Unifor por meio do Núcleo de Estratégias Internacionais (NEI), o professor francês participou de diversas atividades acadêmicas e culturais na instituição, promovendo discussões sobre o papel do direito ambiental na transição ecológica e o fortalecimento das parcerias internacionais da universidade.

A presença de Julien Prieur faz parte das ações da Unifor voltadas à internacionalização, um dos pilares da instituição que visa conectar a comunidade acadêmica com pesquisadores e instituições estrangeiras, contribuindo para a formação de uma universidade global. Ao longo de sua estadia, o professor participou de eventos, palestras e entrevistas, compartilhando seu conhecimento sobre as questões ambientais mais urgentes da atualidade.

Julien Prieur na Unifor

No dia 20 de agosto, o professor esteve presente na abertura das exposições Teologia Natural, de Alina Duchrow, e Nascente, de Ana Cristina Mendes, realizadas no Espaço Cultural Unifor. As exposições fazem parte do projeto Trajetórias Artísticas Unifor, que promove o trabalho de artistas cearenses.


Julien Prieur acompanhado de Lina Sena, membro do NEI responsável pela mobilidade estudantil, na abertura das exposições Teologia Natural e Nascente (Foto: Ares Soares)

Julien Prieur concedeu entrevista à edição do dia 25 de agosto do Unifor Notícias, informativo semanal da universidade, onde discutiu os desafios do direito ambiental na transição ecológica e a importância da formação acadêmica para a construção de um futuro mais sustentável.


Os professores Julien Prieur e Gina Pompeu em entrevista ao programa Questão de Ordem da Alece TV (Foto: Divulgação)

Participou, no dia 6 de setembro, do programa Questão de Ordem, da Alece TV, juntamente com a professora Gina Pompeu, coordenadora do NEI e docente do Programa de Pós-Graduação em Direito Constitucional (PPGD) da Unifor (mestrado e doutorado), onde debateram os desafios da transição ecológica sob a ótica do direito ambiental.

Durante a Feira das Nações, evento promovido pelo NEI realizado no dia 11 de setembro, Prieur participou do hasteamento das bandeiras pelos intercambistas, representando a França, e participou do Sports Day, jogando voleibol e integrando alunos da Unifor e estudantes estrangeiros.


Julien Prieur e aluno intercambista hasteiam bandeira francesa em solenidade de abertura da Feira das Nações (Foto: Guilherme Alecrim)

No dia 12 de setembro, o professor ministrou a palestra "Sustainable Development Goals and their applicability in the Unifor curriculum" (Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e sua aplicabilidade ao currículo acadêmico). A palestra, voltada para professores e coordenadores, fez parte do II Encontro de Curricularização da Internacionalização (ECOI), também promovido pelo NEI.


Julien Prieur ministrando palestra sobre os ODS na Unifor (Foto: Ares Soares)

Julien Prieur participou também do programa do dia 17 de setembro do videocast Miolo de Pote, da TV Unifor, apresentado pelo professor José Armando da Costa Júnior e orientado pela professora e jornalista Ana Paula Farias, com a participação de alunos do curso de Jornalismo. A entrevista abordou temas relacionados ao direito ambiental e à transição ecológica.


Julien Prieur foi o convidado do videocast Miolo de Pote exibido no dia 17 de setembro (Foto: Divulgação)

O professor francês foi um dos debatedores da mesa redonda “Deslocamentos forçados em decorrência de mudanças climáticas: um olhar sobre a necessária gestão dos conflitos ambientais e sociais”, conduzida pela professora Andreza Smith, da Universidade Federal do Pará (UFPA), realizada no dia 4 de outubro. Ao lado dos professores Gina Pompeu e Gustavo Raposo, Julien Prieur discutiu a relação entre mudanças climáticas e conflitos ambientais.


Prieur participou de debate sobre gestão dos conflitos ambientais e sociais decorrentes das mudanças climáticas (Foto: Ares Soares)

Prieur participou, no dia 9 de outubro, do lançamento do livro “Energias Limpas: instalação, manutenção e descomissionamento diante do cenário da transição energética e da justiça climática”, fruto da dissertação de mestrado de Fabíola de Araújo Rocha, egressa do PPGD, em coautoria com a professora Gina Pompeu.


O professor francês prestigiou o lançamento do livro sobre energias limpas (Foto: Ares Soares)

Além de suas participações em eventos e entrevistas, ministrou aulas em conjunto com a professora Gina Pompeu para alunos da graduação em Direito e do PPGD até o dia 16 de outubro. Ele foi contratado pela Unifor como professor visitante da disciplina de Direito Ambiental, Sustentabilidade, Combate e Adaptação ao Aquecimento Global. Prieur é ainda pesquisador do grupo de pesquisa Relações Econômicas, Políticas, Jurídicas Ambientais na América Latina - REPJAAL

No dia 8 de outubro, participou, como um dos avaliadores, da banca de defesa de mestrado da aluna Izadora Barbosa, cujo tema foi “Hidrogênio Verde: Regulamentação Jurídica e Desenvolvimento para Utilização da Energia Verde no Estado do Ceará”.

Em parceria com a professora Gina Pompeu, Julien Prieur também escreveu e publicou o artigo “L’émergence du développement des énergies renouvelables portée par le vent des Cops du climat, l’exemple de l’Etat du Céara au Brésil” (A emergência do desenvolvimento das energias renováveis impulsionada pelos ventos das Cúpulas do Clima, o exemplo do Estado do Ceará no Brasil).

Em sua estadia, fez ainda visitas ao Complexo de Medicina Veterinária, à Escola de Aplicação Yolanda Queiroz, e à comunidade Pantanal, no bairro Bom Jardim, onde alunos e professores da Unifor, por meio do Laboratório de Estudo das Relações Humano-Ambientais (LERHA)  — vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGP) — realizam mutirões para revitalizar áreas degradadas, transformando-as em espaços de lazer.

A internacionalização da Unifor e o fortalecimento de parcerias

A presença de Julien Prieur na Unifor é um exemplo do processo de internacionalização da universidade, que busca promover o intercâmbio de conhecimento e experiências entre a comunidade acadêmica local e estrangeira. Por meio do Núcleo de Estratégias Internacionais (NEI), a Unifor tem estabelecido parcerias com universidades e pesquisadores de diversos países, reforçando seu compromisso com uma formação global e com a promoção do desenvolvimento sustentável.

Sobre Julien Prieur

Julien Prieur veio pela primeira vez ao Brasil em um veleiro de dez metros, vindo da França, aos 22 anos, com seu pai, o professor Michel Prieur. Desde então se apaixonou pelo Brasil, já que em 2024 está em sua nona estadia.

Ele sempre quis defender a proteção dos seres vivos e da biodiversidade a tal ponto que partiu com a ONG Greenpeace no navio Rainbow Warrior em 1995 para se opor à retomada dos experimentos nucleares no Pacífico, em Mururoa. Aos 27 anos, criou uma empresa de consultoria e treinamento para líderes empresariais e governantes eleitos, a fim de comprometer suas ações com o desenvolvimento sustentável. Julien geriu esta empresa durante 13 anos, ao mesmo tempo que retomou os seus estudos de direito e concluiu a sua tese na área de Direito Ambiental na Universidade de Limoges em 2009. Desde então tem estado envolvido em COPs, sejam elas ligadas ao clima ou à biodiversidade, com a ONG CIDCE presidida pelo seu pai, Michel Prieur, esperando a implementação efetiva das convenções internacionais

Em 2015, deixou tudo para passar 5 anos em Madagascar e trabalhar com instituições internacionais (FAO, PNUMA, PNUD, etc.) na implementação local do desenvolvimento sustentável. Redigiu, nomeadamente, o decreto malgaxe que aplica o Protocolo de Nagoya de 2010 sobre recursos genéticos. Além desta ação Julien é professor em diversas universidades e instituições de ensino superior desde 2001, seja em Paris 1 la Sorbonne ou Paris 13, Bordeaux IV ou em Escolas de Engenharia. Recentemente, ele foi anexado a um laboratório de pesquisa na Universidade de Perpignan.