qua, 6 novembro 2024 17:26
Estudantes de Medicina lançam e-book sobre trato gastrointestinal
Obra reúne conteúdo aprofundado e aplicações clínicas, oferecendo suporte para acadêmicos e profissionais da saúde
A Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz, se destaca por promover uma educação que vai além das aulas teóricas, incentivando o aprendizado prático e aplicável no dia a dia da futura profissão dos seus alunos. Como exemplo dessa abordagem, estudantes do curso de Medicina lançaram o e-book “Descomplicando o Trato Gastrointestinal e suas glândulas anexas”.
O desenvolvimento da obra contou com a orientação das professoras Sílvia Fernandes, farmacêutica e tutora do segundo semestre do curso de Medicina, e Sônia Leite, professora e médica do Laboratório de Habilidades Médicas. Com a orientação das docentes, o livro foi escrito por estudantes do segundo, terceiro e quarto semestre e tem como objetivo reunir informações claras e precisas sobre o trato gastrointestinal, alinhando-as com a prática médica diária. Dessa forma, os discentes de Medicina podem usufruir de um material coeso e abrangente, facilitando um exercício eficiente e humanizado da profissão.
Cada capítulo do e-book é estruturado a partir de um caso clínico real, seguido de perguntas que guiam o raciocínio sobre o quadro apresentado. Além disso, o material inclui curiosidades e teorias que instigam o pensamento crítico dos alunos, com casos comentados que complementam os estudos.
Isabella Siqueira, estudante do terceiro semestre e uma das autoras do livro, comenta que a produção do e-book foi uma solução importante para tornar os estudos mais didáticos e completos, quando muitas vezes são complexos.
"Selecionamos as curiosidades para tornar o livro mais esclarecedor e atrativo, permitindo que os alunos vissem a aplicação prática dos conhecimentos nas futuras práticas clínicas. As curiosidades vieram de questionamentos do nosso Grupo Tutorial e de pesquisas relevantes, conectando a teoria ao cotidiano. Um feedback marcante foi de um colega do terceiro semestre que, mesmo já tendo estudado o conteúdo, quis o livro para revisar com um material mais completo, o que reforçou o valor do nosso trabalho em aprofundar o aprendizado", comenta Isabella.
Dada a sua ampla variedade de informações pertinentes ao trato gastrointestinal, que normalmente está fragmentada em várias fontes, o livro já vem sendo usado pelo curso de Medicina como fonte de estudo entre os estudantes do segundo semestre.
Milena Costa, aluna do terceiro semestre e também autora do livro, reforça a importância do recurso para os alunos dos semestres iniciais, quando é visto toda a fisiologia do corpo humano:
"As principais referências sobre fisiologia do trato gastrointestinal são dispersas e variadas, e tivemos bastante dificuldade ao estudá-las. Por isso, nosso objetivo com este projeto foi reunir, em um único material, as informações essenciais para os alunos. Claro, sempre é importante buscar outras fontes para aprofundamento, mas quisemos facilitar esse processo com um recurso mais integrado. Acreditamos que este material tornará o aprendizado mais linear e prático para futuros estudantes”.