Evento aborda importância da psicologia no combate ao abuso e à exploração de crianças e adolescentes

Evento aborda importância da psicologia no combate ao abuso e à exploração de crianças e adolescentes

Ocasião é aberta ao público e visa dar destaque ao tema, assim como sensibilizar e informar a população sobre o assunto


A campanha nacional  “Faça Bonito – Proteja nossas crianças e adolescentes” mobiliza a sociedade para o enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes. O símbolo da iniciativa é uma flor, como lembrança dos desenhos da primeira infância (Foto: Campanha Faça Bonito)
A campanha nacional “Faça Bonito – Proteja nossas crianças e adolescentes” mobiliza a sociedade para o enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes. O símbolo da iniciativa é uma flor, como lembrança dos desenhos da primeira infância (Foto: Campanha Faça Bonito)

O dia 18 de maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. A data, instituída pela Lei Federal 9.970/00, determina a luta pelos direitos humanos destes indivíduos no território brasileiro, chegando ao 23º ano de mobilização em 2023. 

Pensando na relevância do tema, o curso de Psicologia da Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, realiza o Seminário “A importância da Psicologia no combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes”. O evento acontece no dia 10 de maio, das 14h às 17h, no Teatro Celina Queiroz. 

Por meio dos saberes e práticas da psicologia, a iniciativa visa dar destaque ao tema, assim como sensibilizar, informar e convocar a sociedade civil para participar ativamente na defesa dos direitos de crianças e adolescentes, assim como garantir um desenvolvimento seguro a estes indivíduos. O momento é aberto para as comunidades interna e externa da Universidade, sem necessidade de inscrição prévia. 

Programação

Mesa de abertura

  • Mediação: Lara Picanço
  • Câmara Municipal: Vereador Iraguassú Filho
  • Conselho Tutelar: Cecília Góis
  • Ministério Público: Dr. Dairton
  • Coordenação de Psicologia: Noalia Magna de Araújo 
  • Adolescente: Isaac de Sousa Chagas
  • Aluna de Psicologia: Lara Picanço 

Mesa Principal

  • Tema: Política Pública de Enfrentamento da Violência Sexual: Experiência do Programa Rede Aquarela da FUNCI/PMF | Mediação: profa. Letícia Bessa | Palestrante: Hamikelly Maria Brito Meneses – Advogada graduada pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), especialista em Direito da Criança e do Adolescente pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e coordenadora do Programa Rede Aquarela da Funci/PMF.
  • Tema: Abuso sexual infantil: um relato de agressão à ressignificação sob a perspectiva do fortalecimento da vítima | Palestrantes: Mônica Mota – Assistente Social, ativista social contra o abuso infantil e escritora.
  • Tema: A importância do olhar e da escuta sensível na atuação com crianças e adolescentes | Palestrante: Carla Carline Castelo do Nascimento Bezerra – Psicóloga graduada pela Unifor, especialista em Educação Popular pela Fiocruz, e entrevistadora de Depoimento Especial pelo Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE) em parceria com o Programa Rede Aquarela.

Relevância do tema

A violência sexual praticada contra crianças e adolescentes envolve vários fatores de risco e vulnerabilidade quando se considera relações de gênero, raça/etnia, orientação sexual, classe social, local de moradia (rural ou urbana), geração e condições econômicas, entre outros. Essa forma de violação estabelece relações diversas de poder, nas quais tanto pessoas e/ou redes utilizam estes indivíduos para satisfazer seus desejos e fantasias sexuais e/ou obter vantagens financeiras e lucros.

Nesse contexto, a criança ou adolescente não é considerado sujeito de direitos, mas um ser despossuído de humanidade e proteção. O dia 18 de maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes – surge com o intuito de proteger estes indivíduos, assim como assegurar o pleno cumprimento de seus direitos e um desenvolvimento seguro e saudável. 

Para 2023, o Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, a Rede ECPAT Brasil, o Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e suas organizações filiadas e parceiras nacionais convocam a sociedade brasileira para participar na construção de uma Agenda de Ações. As iniciativas devem recolocar a pauta como prioridade para promoção, garantia e defesa de direitos de crianças e adolescentes em Rede de Proteção, funcionando de forma intersetorial e articulada.

Serviço

Seminário “A importância da Psicologia no combate ao Abuso e à Exploração sexual de crianças e adolescentes”
Data: 10 de maio de 2023
Horário: 14h às 17h
Local: Teatro Celina Queiroz
Evento aberto ao público
Mais informações: (85) 3477.3197 | coordenacaopsicologia@unifor.br