Exercícios físicos em casa: entenda a importância do acompanhamento profissional

qui, 1 outubro 2020 11:00

Exercícios físicos em casa: entenda a importância do acompanhamento profissional

Especialistas alertam para os riscos que as atividades sem orientação podem oferecer à saúde


A pandemia de Covid-19 estimulou muitas pessoas a praticarem exercícios físicos em casa (Foto: Getty Images / Gedgetsworld.in)
A pandemia de Covid-19 estimulou muitas pessoas a praticarem exercícios físicos em casa (Foto: Getty Images / Gedgetsworld.in)

Não há dúvidas de que os exercícios físicos contribuem para o bem-estar e para a qualidade de vida. Exercitar o corpo traz benefícios comprovados à saúde, como a manutenção do peso ideal, da musculatura, diminuição do estresse, além de ajudar no desempenho da função respiratória e da atividade cardiovascular. 

Com a chegada da pandemia de Covid-19, os adeptos à rotina de treinos enfrentaram o desafio do fechamento das academias, medida de distanciamento social para evitar a contaminação. Assim, a opção foi levar os exercícios para casa. E quem não tinha essa prática, viu no tempo livre uma oportunidade para iniciar um dia a dia mais saudável com a ajuda de videoaulas e aplicativos. 

Para Sônia Ficagna, professora do curso de Educação Física da Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz, mesmo no cenário pós-pandemia, “as ferramentas virtuais, devem continuar, mas com o tempo será possível que se modifiquem”, analisa. 

Entretanto, o acompanhamento profissional adequado deve ser considerado para esse momento. “O mais importante é que as pessoas entendam que não podem pegar na internet qualquer tipo de treino e sair fazendo, precisa que um profissional de Educação Física prescreva atividades e oriente durante a execução dos exercícios”, ressalta a professora e atleta. 

Os treinos sem orientação trazem riscos para a saúde, podendo causar danos como lesões ou complicações durante a após sua realização. “Pessoas que tiveram Covid ou que possuem alguma comorbidade, podem agravar ou potencializar os riscos de saúde e pessoas que não têm nenhum risco podem se lesionar executando os exercícios de forma inadequada com volumes e intensidades que não foram planejados para eles”, alerta Sônia Ficagna. 

Walter Cortez, também professor do curso de Educação Física da Unifor, destaca o principal problema da atividade sem auxílio especializado: “não há um controle preciso nem da dose de esforço, nem na forma adequada da execução de tais exercícios”.

Treinamento individualizado 

Cada corpo tem suas particularidades. O profissional de Educação Física é capacitado para ajustar a biomecânica dos exercícios dos alunos, corrigir a postura na execução, periodizar o treinamento, mudar o volume de treino, ajustar as cargas e pausas e, sobretudo, respeitar o limite de cada um. 

“Todo treino precisa de individualização, pois cada ser é diferente geneticamente e reage aos estímulos de forma individual, portanto, o profissional responsável vai ajustando o treino para alcançar os objetivos de forma mais adequada e sem causar problemas ou sequelas”, destaca Sônia. 

O professor Walter Cortez fala sobre a importância do planejamento físico na hora de se exercitar em casa: “se essa for a única alternativa, que os exercícios sejam planejados especificamente para cada pessoa por um profissional de Educação Física. E que sejam treinos de leve a moderada intensidade para minimizar os riscos da prática não supervisionada”, reforça. 

Seja forma virtual ou presencial, o profissional de Educação Física é fundamental para conquistar as metas desejadas. “O treino exige planejamento a curto, médio e longo prazo, necessita de acompanhamento para verificar biomecânica, parâmetros fisiológicos e modificações psicofísicas e precisa de controle de cargas para surtir efeitos positivos na saúde, no bem-estar e na qualidade de vida dos praticantes”, explica Sônia Ficagna. 

Para finalizar, a professora recomenda: “procure um profissional de Educação Física para fazer seu plano individual de treino e te acompanhar durante as execuções dos exercícios, há excelentes plataformas que ajudam os profissionais a ficarem cada vez mais próximos dos seus clientes fazendo um ótimo trabalho e obtendo bons resultados na orientação”.