ter, 21 janeiro 2025 09:31
Fies 2025: confira o prazo para complementação das inscrições postergadas
Etapa é reservada aos candidatos que participaram dos dois processos seletivos do financiamento estudantil em 2024
A Universidade de Fortaleza — instituição da Fundação Edson Queiroz — reforça a publicação do Edital n°1/2025, comunicado do Ministério da Educação (MEC) com o cronograma e as regras para complementação das inscrições do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) postergadas para o primeiro semestre de 2025. O período destinado aos candidatos começa na quarta-feira, 22, e termina na sexta, 24.
A etapa atual é reservada aos que participaram dos dois processos seletivos do financiamento estudantil em 2024. Acesse a página Fies Seleção para incluir as informações necessárias e, em caso de dúvidas, vá ao Programa de Acolhimento, Permanência e Sucesso do Aluno (PAPSA), localizado no térreo do prédio da Reitoria.
Posteriormente, os candidatos devem realizar, de forma virtual, a validação das informações na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA). O procedimento precisa ser feito um dia após a complementação da inscrição e em até cinco dias úteis.
Os candidatos terão prazo de até dez dias, a partir do terceiro dia útil depois da inscrição ser validada pela instituição de ensino, para ratificar as informações diretamente com o agente financeiro responsável.
Fies Social
A modalidade reserva 50% das vagas aos candidatos com renda familiar per capita de até meio salário mínimo. Entretanto, devem estar cadastrados como ativos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, o CadÚnico.
Os inscritos no CadÚnico também poderão solicitar a contratação de 100% dos encargos educacionais coletados pela instituição. Instituído em fevereiro do ano passado, o Fies Social é destinado a atender às necessidades de jovens e adultos de baixa renda.
Saiba mais sobre o Fies
Trata-se de um programa do MEC, instituído em julho de 2001, com o objetivo de disponibilizar financiamento a estudantes em cursos de graduação não gratuitos, com avaliação positiva nos processos liderados pelo órgão governamental e ofertados por instituições de ensino superior aderentes ao financiamento estudantil.
Para concorrer ao benefício, é necessário ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010 e atingido média aritmética das notas nas provas igual ou superior a 450 pontos, além de nota superior a zero na redação. Outro requisito é ter renda familiar mensal bruta por pessoa de até três salários mínimos.
Serviço
Complementação das inscrições do Fies postergadas
Data: 22 a 24 de janeiro
Clique aqui para a inclusão das informações
Programa de Acolhimento, Permanência e Sucesso do Aluno (PAPSA): (85) 3477-3000 ou (85) 99246-6625 (WhatsApp)