Fortaleza participa de estudo internacional sobre impactos da pandemia na mobilidade urbana

ter, 29 setembro 2020 15:35

Fortaleza participa de estudo internacional sobre impactos da pandemia na mobilidade urbana

Pesquisa conta com apoio do Observatório de Segurança Viária de Fortaleza (OSV), realizado pela Unifor


O estudo tem como objetivo reunir informações sobre como a mobilidade urbana das cidades tem se adaptado ao período de pandemia (Foto: Divulgação)
O estudo tem como objetivo reunir informações sobre como a mobilidade urbana das cidades tem se adaptado ao período de pandemia (Foto: Divulgação)

O Centro de Excelência BRT+ está desenvolvendo uma pesquisa internacional cujo objetivo principal é identificar as mudanças no comportamento do deslocamento das pessoas devido à pandemia da Covid-19, com ênfase especial nas viagens de trabalho.

Para realizar o estudo estão sendo aplicadas pesquisas de viagens em diferentes cidades da América Latina e Austrália.

O WRI Brasil está apoiando o Centro de Excelência no engajamento de cidades brasileiras e Fortaleza foi uma das cidades selecionadas.

O estudo vai gerar informações poderosas para que as cidades possam compreender e se adaptar a esse período de mudança. Para responder a pesquisa basta clicar no link: http://bit.ly/PesquisaBRTFOR

Sobre o WRI Brasil

O WRI Brasil faz parte do World Resources Institute (WRI), instituição global de pesquisa com atuação em mais de 50 países. É um instituto de pesquisa que transforma grandes ideias em ações para promover a proteção do meio ambiente, oportunidades econômicas e bem-estar humano.

Sobre o BRT+

O BRT+ é o Centro de Excelência para estudos de transporte coletivo, que é coordenado pela Pontifícia Universidade Católica do Chile (PUC), em Santiago, e financiado pela Volvo Research and Educational Foundations (VREF). Também fazem parte da rede o Massachusetts Institute of Technology (MIT), University of Pretoria (UP) The University of Sydney (USyd) e o WRI Ross Center for Sustainable Cities. O objetivo principal do BRT+ é desenvolver um novo panorama para planejamento, projeto, financiamento, implementação e operação de sistemas de transporte coletivo em diferentes áreas urbanas, dando orientações objetivas para tomadores de decisão para melhorar a mobilidade e a acessibilidade das cidades.

Observatório de Segurança Viária de Fortaleza 

O Observatório de Segurança Viária, uma experiência pioneira no Ceará, busca dar transparência e ampliar as discussões sobre a problemática da morbimortalidade no trânsito em Fortaleza por meio da instituição do Conselho de Segurança Viária de Fortaleza, um fórum permanente com participação de acadêmicos de várias universidades, instituições do poder público, além de representantes da sociedade civil. O projeto é uma realização da Universidade de Fortaleza, por meio da Diretoria de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, com apoio da Parceria Global pela Segurança Viária, da Cruz Vermelha Internacional, da Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global e da Prefeitura de Fortaleza.