Grupo Mirante de Teatro Unifor é um dos homenageados do XVI Festival de Teatro de Fortaleza
Coletivo será celebrado no encerramento do evento, em 12 de setembro, no Teatro São José, e também apresenta o espetáculo “Guerra e Paz” na programação do Festival

O Grupo Mirante de Teatro Unifor será homenageado pelos seus 40 anos de trajetória no encerramento do XVI Festival de Teatro de Fortaleza, no dia 12 de setembro de 2025, às 18h, no Teatro São José. Com o tema “A Fortaleza dos Coletivos: entre cenas e memórias”, o festival é promovido pela Secretaria da Cultura de Fortaleza e pelo Grupo Teatro Novo, reunindo espetáculos, atividades formativas e encontros culturais em diferentes espaços da cidade entre os dias 31 de agosto e 12 de setembro.
A abertura oficial da programação acontece em 6 de setembro, também no Teatro São José. Já a homenagem especial ao Grupo Mirante, ao lado de outros quatro coletivos teatrais, marca o encerramento do evento. Além da homenagem, o Grupo Mirante integra a Mostra Oficial com o espetáculo “Guerra e Paz”, que será apresentado no dia 8 de setembro, às 19h, no Cuca José Walter. Toda a programação do festival é gratuita.
Para a diretora do Grupo Mirante de Teatro Unifor, Hertenha Glauce, o reconhecimento simboliza a força do trabalho coletivo. “Estar no Festival de Teatro de Fortaleza já seria uma honra, mas, para além de fazer parte como espetáculo selecionado, estar como grupo homenageado é simplesmente maravilhoso! O Grupo Mirante de Teatro Unifor iniciou as comemorações dos 40 anos em agosto de 2024 e encerra com chave de ouro dentro da programação do XVI Festival de Teatro de Fortaleza, junto a outros quatro grupos, também homenageados, fortalecendo ainda mais o árduo e afetivo trabalho em grupo”, destaca.
> Clique aqui e saiba mais sobre o XVI Festival de Teatro de Fortaleza
Grupo Mirante de Teatro Unifor
Criado em 1984 pela professora Francilda Costa no campus da Universidade de Fortaleza - instituição mantida pela Fundação Edson Queiroz -, o Grupo Mirante de Teatro nasceu com o objetivo de valorizar o teatro local por meio do incentivo a novas montagens e promoção de intervenções artísticas amadoras. Atualmente, o coletivo é dirigido pela mestre em Arte e Educação pela Universidade Aberta de Lisboa, Portugal, Hertenha Glauce.
Com o passar dos anos, o grupo ganhou novos moldes, com uma proposta mais teatral, participação em festivais e temporadas em outros espaços. Em sua história, o Mirante abraçou muitos diretores, dramaturgos e atores, formou parcerias e continua a disseminar a arte dramática. Nele, os atores têm formação teatral e desenvolvem trabalhos em peças no estilo tradicional e também no chamado teatro de rua. Assim, o grupo contribui para a formação de uma base teatral sólida na cidade.
> LEIA MAIS | 40 anos de teatro coletivo e criativo
Sobre o espetáculo “Guerra e Paz”
Com direção e produção de Hertenha Glauce, diretora do Grupo Mirante de Teatro Unifor, e dramaturgia de Annalies Borges e Eurico Mayer, a peça é inspirada na obra homônima de Candido Portinari. O espetáculo mergulha inteiro nos painéis “Guerra e Paz” e acompanha o pintor, natural de Brodowski, no interior de São Paulo, em uma jornada de reflexão e apropriação de seu tema por meio da interação com suas próprias memórias e sensações, representadas pelas personas que figuram na obra.
No desequilíbrio entre a vida e a morte, Portinari pintou a guerra sem munição ou lâminas, mas pelo embate social contra a fome e o empobrecimento. No limiar entre o real e o imaginário, os painéis trazem imagens da paz aninhadas nas memórias de uma infância no interior.
Os painéis “Guerra e Paz” foram pintados com a missão de representar o Brasil por meio de uma obra de arte para a nova sede da ONU, em Nova Iorque. Portinari tomou o homem como matéria-prima de sua obra, pintando sua dualidade em existência: a guerra e a paz.
O painel “Guerra” fica localizado na entrada do prédio da ONU, enquanto o
painel da “Paz” encontra-se na saída (Foto: Divulgação)
O pintor brasileiro dedicou cinco anos à criação da obra, fazendo mais de duzentos desenhos que culminaram nas setenta representações de personagem nas lâminas, que possuem 14 x 10 metros de dimensão. Os painéis foram inaugurados em 1957. Para as Nações Unidas trata-se da obra monumental mais importante doada à organização.
Serviço
Homenagem ao Grupo Mirante de Teatro Unifor no XVI Festival de Teatro de Fortaleza
Data: 12 de setembro de 2025
Horário: 19h
Local: Teatro São José (Rua Rufino de Alencar, 299, Centro, Fortaleza - CE)
* Entrada gratuita
Apresentação espetáculo “Guerra e Paz”
Data: 8 de setembro de 2025
Horário: 19h
Local: Cuca José Walter (R. 69 - Pref. José Walter, Fortaleza - CE)
* Entrada gratuita