seg, 7 agosto 2023 15:36
Mais do que livros: Conheça serviços ofertados pela Biblioteca Central da Unifor
Além de obras físicas e digitais para consulta e empréstimo, a Biblioteca da Universidade de Fortaleza oferece capacitações, levantamento bibliográfico, bases de dados e muitos mais
Com um acervo de mais de 330 mil obras impressas e digitais, a Biblioteca Central da Universidade de Fortaleza — instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz — oferece diferentes opções para enriquecer o repertório sociocultural da comunidade acadêmica. As alternativas vão desde acervos literários que contêm cordéis até capacitações para explorar o sistema de levantamento de forma completa.
Leonilha Lessa, gerente da Biblioteca, destaca que a importância do espaço para a formação de profissionais de excelência é notável, vendo o setor como um agente de transformação social. “[A Biblioteca] disponibiliza informações diversificadas e confiáveis, podendo participar no desenvolvimento de uma sociedade mais justa, acessível e igualitária, ao mesmo tempo que forma cidadãos que podem influenciar positivamente outros indivíduos, criando uma grande corrente do bem”, pontua a bibliotecária.
Neste semestre, a novidade fica por conta do sistema SophIA, o novo software de gestão da Biblioteca. Ele é uma solução para aprimorar a administração das atividades virtuais de pesquisa, proporcionando maior liberdade e eficiência na busca por materiais. O acesso é realizado por meio do Unifor Online.
Além das obras para empréstimo, guarda-volumes e mesas de estudo individuais ou coletivas, a Biblioteca Central da Universidade oferece uma extensa e variada gama de atendimentos para ajudar alunos e professores a se dedicarem de forma eficiente ao conhecimento. Confira a seguir alguns dos serviços disponíveis.
Empréstimo de livros
O serviço é realizado no guichê de empréstimo da Biblioteca, bastando levar as obras de interesse e disponibilizar sua matrícula e senha. Você também pode ver o que já pediu emprestado no Unifor Online ao clicar na barra azul, item “Biblioteca” e em seguida na opção “Histórico de empréstimos”.
Professores e funcionários também podem ter acesso ao serviço mediante a apresentação do crachá. Os usuários que ainda não possuem foto em seus cadastros devem procurar a recepção da Biblioteca para atualização de dados.
Os livros emprestados poderão ser renovados, desde que não haja atraso ou que não estejam reservados para outro usuário. A renovação pode ser feita virtualmente, pelo Unifor Online e Unifor Mobile, ou na Biblioteca.
Biblioteca Digital
Entre as possibilidades de acesso ao conhecimento, está a Biblioteca Digital — uma ferramenta tecnológica que torna possível o acesso aos mais variados conteúdos e recursos de maneira remota, ampliando a relação já existente entre a biblioteca física e seus usuários.
Lá é possível encontrar diversos tipos de materiais como textos, áudios, imagens e vídeos, que podem ser acessados por dispositivos móveis ou computadores. As plataformas disponíveis, em geral, oferecem ferramentas que tornam os estudos mais dinâmicos, facilitando a recuperação de trechos lidos e poupando o tempo de pesquisa. Alguns dos recursos são:
- realce de texto,
- marcação de página,
- impressão,
- leitura em voz alta,
- modo noturno,
- downloads de artigos.
Levantamento bibliográfico
A Biblioteca Central da Unifor oferta serviço de levantamento bibliográfico, que consiste na pesquisa de bases de dados nacionais e internacionais. O levantamento também permite que os alunos encontrem livros, artigos e outras fontes acadêmicas que sirvam de fundamentação em trabalhos acadêmicos e pesquisas.
O levantamento bibliográfico é um dos muitos serviços ofertados pela Biblioteca da Unifor para a counidade acadêmica (Foto: Getty Images)
O sistema também contribui para evitar plágio em trabalhos acadêmicos, uma vez que permite a identificação e a citação correta das fontes utilizadas, garantindo que as produções sejam originais e éticas.
O levantamento bibliográfico pode também auxiliar os alunos a direcionarem os estudos, identificando os tópicos mais relevantes, autores e obras de referência na área de estudo.
Capacitação para a comunidade acadêmica
A Biblioteca oferece serviços de captação voltados para a utilização de ferramentas de pesquisa digitais e normas bibliográficas. Essas formações têm como objetivo instruir professores e alunos para utilização de recursos digitais de fonte de informação para pesquisas científicas.
O serviço busca capacitar os usuários a utilizarem os recursos e serviços oferecidos pela Biblioteca Central. Confira a lista de capacitações disponíveis:
- Biblioteca Digital
- Integridade Acadêmica
- Como publicar em revistas científicas?
- Currículo Lattes
- Atlas de Anatomia 3D - Primal
- Gerenciador de referencias Mendeley
- ABNT - Formatação de Trabalhos Acadêmicos
- Normas ABNT, APA e Vancouver
As capacitações são oferecidas nas modalidades individual e/ou em grupo mediante agendamento, seja por telefone (85) 3477.3169 ou por e-mail sec@unifor.br.
Levantamento de cursos livres e gratuitos com certificação
Para além da promoção do conhecimento científico e literário, a Biblioteca da Unifor realiza atividades para a promoção da inclusão social e entrega de informações e formação para sua comunidade.
Pensando em fornecer possibilidades de cursos livres e gratuitos à nossa comunidade (interna e externa), o setor fez uma curadoria de cursos disponíveis que estarão disponibilizados no pdf abaixo.
Vale salientar que a responsabilidade pelo conteúdo e certificação são das instituições indicadas. Para acessar o curso, basta clicar no título e você será direcionado à plataforma responsável.
Coleção Rachel de Queiroz
Primeira mulher a ingressar na Academia Brasileira de Letras, Rachel de Queiroz teve carreira literária notável, sendo reconhecida por obras que abordam temas sociais, explorando o cenário nordestino e percalços da região. Grande parte do acervo bibliográfico da escritora está aberta à visitação e consulta no 1º piso da Biblioteca Central.
A Coleção Rachel de Queiroz — doada à Unifor pelo Instituto Moreira Salles (IMS) — traz um acervo de 3.100 itens, sendo 2.800 livros e cerca de 300 periódicos. Com entrada é gratuita para todos, a visitação para grupos é feita sob agendamento.
Ao abrigar a Coleção Rachel de Queiroz, a Unifor permite aos cearenses o acesso a um acervo de notoriedade histórica, de forma a auxiliar também na pesquisa e preservação da literatura (Foto: Ares Soares)
Por meio desse acervo de notoriedade histórica, estudantes são contemplados com a oportunidade de aprofundar conhecimentos sobre a vida e as obras de Rachel de Queiroz, bem como os contextos sociais e culturais em que as produções literárias foram produzidas.
Cordelteca
Inaugurada em 2019, a Cordelteca Maria das Neves Baptista Pimentel é um espaço dedicado às produções histórico-culturais em formato de cordel. É a primeira dentro de uma instituição de ensino superior, em Fortaleza, a catalogar, indexar, e organizar com cuidados especiais os folhetos de cordéis. O acervo soma 1.606 mil títulos, no total 3.173 exemplares que estão disponíveis para consultas locais pela comunidade em geral.
O nome da cordelteca é uma homenagem a Maria das Neves Baptista Pimentel, primeira mulher a publicar um folheto de cordel (Foto: Ares Soares)
O Ceará é um grande precursor dessa arte e o berço de grandes cordelistas, como Cego Aderaldo, Patativa do Ceará e Arievaldo Viana Lima. A Cordelteca é mais uma das ações promovidas pela Universidade para impulsionar a cultura nordestina.
Serviço
Biblioteca Central da Universidade de Fortaleza
Funcionamento: segunda a sexta-feira, de 7h às 21h55 | sábado, de 8h às 14h10 | sala de estudos até 16h25
Local: Praça central do campus
Mais informações: (85) 3477.3257 (WhatsApp)