Mestrado em Ciências Médicas da Pós-Unifor obtém nota máxima em avaliação da Capes

sex, 16 setembro 2022 11:28

Mestrado em Ciências Médicas da Pós-Unifor obtém nota máxima em avaliação da Capes

A Pós-Graduação da Unifor aumentou de 3 para nota 5, que equivale à nota máxima para programas que possuem somente mestrado


A Unifor tem se empenhado em garantir excelência na infraestrutura dos laboratórios de pesquisa disponíveis aos alunos da instituição (Foto: Ares Soares)
A Unifor tem se empenhado em garantir excelência na infraestrutura dos laboratórios de pesquisa disponíveis aos alunos da instituição (Foto: Ares Soares)

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas da Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz, obteve nota 5 - equivalente à nota máxima para programas que possuem somente mestrado -, na avaliação quadrienal dos cursos de pós-graduação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), fundação do Ministério da Educação (MEC). O resultado da avaliação preliminar, que compreende o período de 2017 a 2020, foi divulgado no dia 12 de setembro, em Brasília. 

Para a avaliação, a Capes leva em consideração os seguintes critérios: ensino e aprendizagem, internacionalização, produção científica, inovação, transferência de conhecimento, impacto e relevância social. 

A professora Christina Praça, diretora de Pós-Graduação da Universidade de Fortaleza, atribui a avaliação positiva do Mestrado em Ciências Médicas ao papel estratégico da Pós-Unifor, que investe em corpo docente qualificado, produção científica relevante que gera impacto social e na internacionalização. Atualmente, a Pós-Unifor possui parcerias internacionais com mais de 70 instituições de ensino superior dos Estados Unidos, Canadá, Alemanha, França, Espanha, Itália, Portugal, Chile e Peru. Invariavelmente, essas pesquisas envolvem também a publicação de livros e artigos científicos e a realização de eventos como palestras e seminários, além de intercâmbio de docentes e discentes. 

“O estabelecimento de parcerias internacionais permitem que nossos alunos e professores realizem intercâmbios, desenvolvam pesquisas em associação, tenham aulas com professores do exterior, ministrem aulas em diferentes lugares do mundo, participem de bancas de qualificação e defesa com professores do exterior, além da realização de módulos internacionais. As publicações de artigos científicos em periódicos qualificados também são acompanhadas de forma contínua pelos gestores, pois ampliam a visibilidade da nossa produção científica e as citações dos trabalhos por pesquisadores do mundo inteiro”, completa a professora Christina Praça.  

Conquista coletiva

Sob a coordenação da professora Danielle Malta Lima, o Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas, progrediu de 3 para a nota 5. Conforme a docente, a avaliação positiva demonstra a qualidade do programa. “Nosso diferencial está relacionado à formação de recursos humanos de alto nível, ter um corpo docente qualificado e multidisciplinar, além de uma infraestrutura com excelentes laboratórios de pesquisa”, destaca. 


Professora Danielle Malta Lima, coordenadora do Mestrado em Ciências Médicas da Universidade de Fortaleza (Foto: Ares Soares)

Sem esquecer daqueles que fazem parte do programa, ela pontua que a nota máxima é uma conquista de todos. “Esse resultado é uma conquista coletiva, de muito trabalho, compromisso, dedicação e empenho de todos os nossos docentes, discentes, egressos, gestores e colaboradores da Unifor”, diz. 

+ Pós-Graduação em Direito da Unifor é o único nota 6 nas regiões Norte e Nordeste em avaliação da Capes

Histórias de sucesso

O programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas iniciou suas atividades em agosto de 2014, com 20 discentes. Nesses oito anos de funcionamento já foram formados 120 mestres, conforme conta uma das fundadoras do curso, professora Adriana Rolim. A docente atribui o excelente desempenho ao trabalho coletivo dos que fazem o programa, além do apoio da Fundação Edson Queiroz, da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da própria Capes. 

“O nosso programa visa promover a formação profissional integral, com a articulação longitudinal e integrada de três eixos formativos, buscando favorecer o desenvolvimento de competências nos diversos campos de atuação profissional. Para que isso ocorra, é necessário um grande esforço de todos os que compõem o ecossistema de um Programa de Pós-Graduação - corpo docente, discente e administrativo”, destaca. 

Conheça o Mestrado em Ciências Médicas  

O curso visa promover a formação integral de futuros profissionais, docentes ou pesquisadores na área das Ciências Médicas, que deverão ser caracterizados pela formação técnica, científica e didática de alto nível. São disponibilizadas duas áreas de concentração: Ciências Médicas, com as linhas de pesquisa em: Estudos Clínicos em Ciências Médicas e Estudos Translacionais em Ciências Médicas; e na área em Ensino em Saúde, com a linha: Educação e Desenvolvimento Profissional em Ciências Médicas.

Na Unifor, os alunos  têm excelente oportunidade para desenvolver pesquisa na área clínica (envolvendo seres humanos), translacional (laboratorial, mas voltada para aplicação à saúde humana) e educacional. Para tal, a Universidade dispõe de laboratórios modernos equipados com recursos tecnológicos de ponta, onde os estudantes são orientados por um corpo docente dedicado e capacitado para o desenvolvimento de pesquisa de alta qualidade, além de orientação do desenvolvimento profissional de cada mestrando.