Missão República Tcheca viabiliza imersão internacional em arquitetura, urbanismo e paisagismo

qui, 10 outubro 2024 14:02

A iniciativa, que acontecerá de 12 a 23 de outubro, busca ampliar a internacionalização da Unifor e fomentar colaborações, com destaque para apresentações conjuntas de pesquisas

O projeto é uma oportunidade única para estudantes de graduação, pós-graduação professores e outros interessados na área (Foto: Getty Images)

A Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, realizará, entre os dias 12 e 23 de outubro, a missão acadêmica à República Tcheca. Organizada pelo Núcleo de Estratégias Internacionais (NEI), o Mestrado Profissional em Ciências da Cidade e o curso de Arquitetura e Urbanismo, a iniciativa oferece uma oportunidade única de imersão internacional para estudantes de graduação, pós-graduação, professores e outros interessados.

O principal objetivo da missão acadêmica é ampliar o conhecimento dos participantes nas áreas de arquitetura, urbanismo e paisagismo, com visitas a importantes conjuntos arquitetônicos na República Tcheca e na Áustria. Uma das principais atividades programadas será a apresentação conjunta dos grupos de pesquisa da Universidade de Fortaleza e da Universidade Técnica da República Tcheca (CVUT), marcada para o dia 14 de outubro.

A iniciativa visa fortalecer a parceria entre a Unifor e a CVUT, em Praga, ao apresentar os trabalhos desenvolvidos pelas duas instituições e promover novas colaborações entre docentes. Além disso, a missão faz parte de uma estratégia mais ampla de internacionalização da Universidade de Fortaleza, viabilizando a integração de diferentes áreas do conhecimento e estimulando a cooperação acadêmica, tanto nos cursos de graduação quanto no Mestrado Profissional em Ciências da Cidade.

Camila Bandeira, professora coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unifor, compartilha suas expectativas sobre a missão acadêmica, demonstrando otimismo quanto ao potencial de reconhecimento da instituição na Universidade Técnica da República Tcheca:

“Esperamos estabelecer parcerias significativas com os grupos de pesquisa da CVUT. Queremos expandir nosso campo de atuação, focando em novas pesquisas e aprofundando nossa compreensão sobre a República Tcheca, um país europeu com diversas semelhanças à arquitetura moderna brasileira, fortemente influenciada por arquitetos alemães e tchecos”.

A professora também destaca o impacto positivo esperado nos alunos. Segundo Camila, a missão acadêmica oferece a oportunidade de formar boas parcerias e ampliar as perspectivas dos participantes sobre arquitetura e cultura local. “O grupo é diversificado, composto por alunos de graduação, mestrandos e profissionais, o que torna a experiência ainda mais enriquecedora”, comenta.