ter, 23 janeiro 2024 10:25
Mural artístico conta história de primeiro encontro entre Edson e Yolanda Queiroz
Iniciativa está localizada no canteiro de obras em frente ao Complexo Yolanda e Edson Queiroz, na Avenida Washington Soares

A Diretoria de Comunicação e Marketing da Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, em parceria com o curso de Publicidade e Propaganda da instituição, desenvolveu o projeto do mural artístico aplicado em torno do canteiro de obras do Complexo Cultural Yolanda e Edson Queiroz, localizado na Avenida Washington Soares. A arte é de autoria de Thyago Cabral e Antônio Sandes, do Baião Studio.
A obra é chamada “Encontros” e conta, de forma lúdica, a história de como o casal se conheceu – Edson avistou Yolanda pela primeira vez em uma praça. "Além deste encontro, entendemos que o espaço vai proporcionar também grandes encontros da Universidade, nos âmbitos da arte, da cultura e da música”, pontua Thyago.
O artista, que já havia feito outro trabalho para a família Queiroz, explica que, para a realização do mural, utilizou como referência as biografias de Edson Queiroz, as quais também citam muito sua esposa, Yolanda. Além disso, se apoiou em sua memória afetiva, por ser egresso da Unifor e já ter trabalhado no Sistema Verdes Mares e na Esmaltec, empresas do Grupo Edson Queiroz.
O maior desafio para o desenvolvimento do trabalho foi o local: por ser uma avenida, a arte é visualizada apenas durante alguns segundos. Assim, aliando a parte analógica à digital, os artistas pensaram em uma imagem que pudesse ser identificada rapidamente e ficasse na memória das pessoas.
Detalhes do mural feito por Thyago Cabral e Antônio Sandes (Foto: Ares Soares)
“O elemento simbólico são as mãos. Os outros dois painéis falam justamente sobre esses encontros e desdobramentos. É algo bem lúdico, sem começo, meio e fim. A arte tenta tenta repassar justamente o dinamismo do campus e essa questão tão viva que é estar em uma universidade”, explica Thyago Cabral.
O egresso pontua ainda que a arte em frente ao canteiro de obras é como se fosse um "teaser", uma chamada do que está por vir. O intuito é mostrar que o Complexo Cultural Yolanda e Edson Queiroz será um espaço muito transformador, além de um marco simbólico para Fortaleza, fruto do legado de um casal que promoveu diversos encontros e que influencia até hoje a sociedade cearense.
“Acho que essa é a mensagem: a continuidade. Eles [Edson e Yolanda] já não estão aqui agora, mas deixaram um grande legado, e esse legado continua”, finaliza o artista.