Novos cursos, novos dias

seg, 3 janeiro 2022 14:46

Novos cursos, novos dias

Os bacharelados em Moda, Negócios, Engenharia Urbana e Ambiental, Marketing e Finanças ampliam possibilidades de atuação em carreiras  que estão em expansão


A Universidade de Fortaleza oferece em 2022  outras  oportunidades para quem pretende se preparar para as profissões que tendem a ser as mais promissoras (Foto: Getty Images)
A Universidade de Fortaleza oferece em 2022  outras  oportunidades para quem pretende se preparar para as profissões que tendem a ser as mais promissoras (Foto: Getty Images)

Feliz ano velho para os processos educacionais meramente analógicos, conteudistas e instrucionais. Feliz ano novo para o ensino híbrido, aquele que quebrou paradigmas e veio para ficar, deixando emergir métodos mais flexíveis e dinâmicos para a construção coletiva do conhecimento. Na Universidade de Fortaleza, instituição vinculada à Fundação Edson Queiroz, começar 2022 com cinco novos cursos de bacharelado em Moda, Negócios, Engenharia Urbana e Ambiental, Marketing e Finanças é dobrar a aposta no equilíbrio cada vez mais eficaz entre o presencial e o on line, encarando o desafio de formar com excelência e fomentar carreiras profissionais inovadoras que despontam no mercado.

“Não há como negar que a educação à distância passou a ser vista com outros olhos em meio à crise sanitária e ao isolamento social exigido pela pandemia. E é claro que os recursos EAD já estavam disponíveis às instituições, mas foram otimizados e melhor incorporados desde que a universidade se viu desafiada a entender o novo modelo mental de uma geração de graduandos que testou e aprovou os benefícios logísticos das aulas remotas sem abrir mão da qualidade da formação. Assim, nada mais será como antes e precisamos estar atentos às demandas de estudantes que voltaram às aulas transformados para fazer valer um ensino mais moderno e eficaz”, acredita a vice-reitora de Ensino de Graduação e Pós-graduação da Universidade de Fortaleza, Clara Bugarim. 

"Na Unifor, há laboratórios e tecnologia de ponta para explorar isso com o máximo de criatividade, sem perder de vista a importância da interação presencial e da aprendizagem baseada em problemas reais que se dá em aulas práticas, estágios e consultorias"
Maria Clara Bugarim, vice-reitora de Ensino de Graduação e Pós-graduação (Foto Ares Soares)

Página virada. Segundo ela, já é possível perceber que os alunos buscam outras possibilidades que não sejam um retorno 100% presencial. Além disso, há uma flagrante atração por cursos com menor duração, mediados por metodologias ativas e currículos integrados que permitam uma maior autonomia na escolha de trilhas formativas. “Quando criamos cinco novos bacharelados estávamos muito focados em oferecer uma aprendizagem significativa, mas ao mesmo tempo já não fazia sentido exigir que o aluno frequentasse diariamente a universidade se a experiência vivida mostrou que as disciplinas remotas podem ser eficientes quando bem executadas. Inclusive, já entendemos que o modelo EAD pode ir além das videoaulas. Na Unifor, há laboratórios e tecnologia de ponta para explorar isso com o máximo de criatividade, sem perder de vista a importância da interação presencial e da aprendizagem baseada em problemas reais que se dá em aulas práticas, estágios e consultorias”, destaca Maria Clara Bugarim.  
E o que o ano novo reserva quando a ordem é se preparar para as profissões que tendem a ser as mais promissoras? “De acordo com o Guia Salarial 2022 da Robert Half, áreas como Engenharia, Recursos Humanos, Tecnologia e Vendas e Marketing são cada vez mais tendência. E os cinco bacharelados que estamos lançando estão diretamente relacionados às grandes áreas que mais oportunizam trabalho no país, sejam com vínculo ou por meio do empreendedorismo. Destaco ainda as micro certificações que logo permitem o acesso ao mercado de trabalho, além da aposta nas mentorias de carreira e no desenvolvimento das soft skills, ou seja, o conjunto de competências socioemocionais que surgem com mais força nesse momento em que a gente precisa trabalhar de forma mais adaptável e flexível”, observa a diretora do Centro de Ciências da Comunicação e Gestão da Unifor, professora Danielle Coimbra.

"Destaco ainda as micro certificações que logo permitem o acesso ao mercado de trabalho, além da aposta nas mentorias de carreira e no desenvolvimento das soft skills, ou seja, o conjunto de competências socioemocionais que surgem com mais força nesse momento em que a gente precisa trabalhar de forma mais adaptável e flexível"
Danielle Coimbra, diretora do Centro de Ciências da Comunicação e Gestão (Foto Ares Soares)

Para o professor Jackson Sávio, diretor do Centro de Ciências Tecnológicas da Unifor, o mundo está mudando em uma velocidade tão acelerada que também é necessário preparar os discentes para as novas profissões que virão. “Projeto de veículos autônomos e drones, gestão ambiental, analista de big data, IA (Inteligência Artificial) e cybercidades já estão em alta. Portanto, é preciso buscar e investir sempre na atualização de conhecimentos para conseguir se reinventar profissionalmente em meio à realidade complexa que nos cerca. E a vocação da Unifor para a inovação vem criando o ecossistema ideal para abraçar o novo, investindo não só em alta tecnologia como em responsabilidade social e ambiental, o que significa colocar a ciência a serviço da qualidade de vida e bem-estar coletivo acima de tudo”, destaca.
 


 

“A vocação da Unifor para a inovação vem criando o ecossistema ideal para abraçar o novo, investindo não só em alta tecnologia como em responsabilidade social e ambiental”
 Jackson Sávio, diretor do Centro de Ciências Tecnológicas (Foto Ares Soares)

Conheça os novatos

Bacharelado em Moda
Saiba: moda nunca sai de moda. E não é por mero apelo estético não. A capacidade de inovar em nossos modos de vestir representa nada menos que 2% do PIB mundial, segundo dados da plataforma internacional B2B Fashion United. Disponibilizado em modalidade presencial, o curso de bacharelado em Moda foi idealizado para quem busca exercer o pensamento crítico e multidisciplinar em planejamento, gestão e comunicação de processos envolvendo esse setor. 
O bacharelado em Moda tem duração de sete semestres, com oferta atual de 50 vagas. No Ceará e região Nordeste, é o primeiro de uma universidade particular, apostando ainda no desenvolvimento de pesquisas acadêmicas.
Após três anos e meio de formação, a ordem é atuar nas diversas áreas que se inter-relacionam com o sistema da moda. E um dos diferenciais da Unifor é a matriz curricular do curso, que propõe uma integração e conexão da Moda com as demais áreas do conhecimento, como Gestão, Comunicação e Marketing. 

 

“Propomos novas disciplinas que visam atender às atuais demandas do mercado, como Mídias Digitais, Moda 4.0, Consultoria de Imagem, entre outras”
Priscilla Medeiros, coordenadora do bacharelado em Moda

Atuação multidisciplinar, contemplando planejamento, criação, desenvolvimento, gestão e comunicação dos processos do ciclo produtivo dos diversos segmentos do setor, em funções como consultor, assessor técnico, gestor, modelista, figurinista, designer de estampas, produtor de moda e stylist, estrategista de marketing, visual merchandising, produtor de conteúdos para mídias digitais e impressas, entre outras.
Empreendedorismo é outra palavra-chave. Há disciplinas voltadas para o desenvolvimento e criação de marcas autorais, além de eventos para os alunos apresentarem suas criações. Tudo porque a matriz curricular do bacharelado em Moda foi pensada e planejada por uma equipe de docentes com vasta experiência acadêmica e de mercado, o que possibilitou identificar oportunidades específicas, diante das novas conjecturas mercadológicas.

Bacharelado em Engenharia Urbana e Ambiental
O único dos novos cursos nascido com o formato semipresencial, o bacharelado em Engenharia Urbana e Ambiental é voltado para quem busca conceber e executar planejamentos urbanos, projetos ambientais e de saneamento ambiental, tendo como parâmetros a sustentabilidade, a conservação e o bem-estar. Sua duração é de 10 semestres, com 40 vagas disponíveis.
Não à toa, a Engenharia Urbana e Ambiental vem ganhando destaque no mercado profissional: um planejamento adequado para  o desenvolvimento das cidades de forma sustentável, minimizando os impactos negativos no uso dos recursos naturais e preservando vidas, é o maior dos desafios da humanidade hoje. 

“Compreender a dinâmica permanente das cidades e buscar caminhos mais sustentáveis para o uso e ocupação do solo, eficiência energética, implementação de sistemas de saneamento ambiental e de mobilidade. No século XXI, todas essas intervenções são mundialmente direcionadas ao desenvolvimento sustentável, considerando o lado social, ambiental e governança”
 Oyrton Azevedo,  coordenador do curso de Engenharia Urbana e Ambiental.


A melhor formação em Engenharia Urbana e Ambiental de Fortaleza prepara portanto para conceber, executar e operacionalizar planejamentos urbanos, projetos ambientais e de saneamento ambiental, tendo como parâmetros a sustentabilidade, a conservação ambiental e o bem-estar universal para a sociedade, bem como uma melhoria na qualidade de vida nos grandes centros urbanos e pequenas comunidades. Ao fazer uso de ferramentas tecnológicas e se apropriar das legislações vigentes, o profissional em formação deve atuar com planejamentos e gestão de redes, além de sistemas e serviços de intervenções nas infraestruturas urbanas como o uso e ocupação do solo; eficiência energética; mobilidade urbana; equipamentos sociais; fornecimento de água; afastamento e tratamento de esgoto; drenagem urbana; entre outras.

Bacharelado em Finanças  
O atual contexto favorece quem escolhe estudar e atuar profissionalmente na área de Finanças: enquanto a economia brasileira caiu 4,1%, na média, em 2020, as atividades financeiras apresentaram crescimento de 4,1%. 
O bacharelado em Finanças da Unifor busca formar profissionais com competências para efetuar a solução de problemas sob o âmbito das finanças pessoais, públicas e corporativas. Dentre muitas funções, o egresso estará capacitado para avaliar recursos de renda fixa, ações, cambiais e multimercados. Sua duração é de 08 semestres, com 60 vagas ofertadas para 2022.1.

“Estamos observando uma forte demanda de profissionais da área e muitas ofertas de emprego. A questão agora é ter capacidade técnica de excelência. O curso de Finanças da Unifor chega para preencher esse espaço, deixando esses profissionais preparados para entrar e se destacar no mercado de trabalho. Isso porque apostamos em um conhecimento teórico que tenha significado em sua atuação profissional, já que contamos com professores com vasta experiência na área”, 
Allisson Martins, coordenador do bacharelado em Finanças 

Foco também em uma série de ações complementares, como parcerias com empresas, elaboração de análises financeiras com participação em consultorias de investimento, visitas empresariais e compartilhamento de experiências com profissionais de renome do setor. 
Tudo para o aluno Unifor formar-se como financista com competências para efetuar o diagnóstico, o planejamento, a orientação e a estruturação de soluções de problemas, sob o âmbito das finanças pessoais, públicas e corporativas, estando apto para avaliar produtos de investimento, incluindo os principais indicadores de retorno e risco; orientar o planejamento de finanças pessoais; produzir análises de viabilidade financeira e projetos de investimentos para empresas, com base nas demandas financeiras, legais e socioambientais. 


Bacharelado em Marketing

Marketing para inserir de forma competente produtos e serviços de empresas nos mercados, com atração e manutenção de clientes, além de agregar valor às marcas e gerar resultados em vendas, com o uso de estratégias focadas nas necessidades dos clientes e mercado. 
O bacharel em Marketing, formado ao longo de três anos, trabalha nas áreas de inteligência de mercado, marketing digital, trade marketing, mídia off-line, branding, pesquisa de mercado, comunicação integrada, CRM, desenvolvimento de produtos, gestão de marcas e endomarketing, entre outras tantas possibilidades abertas com a crescente digitalização de um mercado altamente empreendedor. 
Coordenador do bacharelado em Marketing, Jeimes Alencar adianta que com a expansão do digital e das vendas on line as empresas passaram a focar principalmente na experiência do cliente e em estratégias de inteligência de mercado para essa indispensável e criativa integração com o real.
Para desenvolver tais expertises, o aluno Unifor conta com laboratórios e trabalhos de mentoria junto ao corpo docente.  Jeimes Alencar também enfatiza a vantagem de o aluno Unifor poder receber certificações intermediárias que permitem a ele concorrer no mercado de trabalho de forma mais rápida e com experiência comprovada.

“Ele vai montar unidades de negócios dentro do curso de Marketing, com a supervisão de professores experientes no mercado. São eles que identificam o que o mercado está buscando e assim puderam construir uma   matriz curricular diferenciada e de curso alinhada com demandas reais”, Jeimes Alencar, coordenador do bacharelado em Marketing.

Bacharelado em Negócios

Liderança, gestão e inovação como estratégias de formação. Eis a linha mestra do novo bacharelado em Negócios da Unifor, que se volta especialmente para quem tem interesse em ser empreendedor ou executivo. Ao longo de três anos, o foco recai sobre experiências de gestão com autonomia profissional e prepara o aluno para a tomada de decisões assertivas, orientadas por dados, que visem a melhoria contínua e o crescimento de organizações. 
Ofertado em modalidade presencial, o bacharelado em Negócios da Unifor também conta em sua matriz curricular integrada com disciplinas focadas no amadurecimento emocional, uma das principais habilidades exigidas no mercado de trabalho do século XXI.  De acordo com o coordenador do curso, Josimar Costa, parcerias com empresas locais e nacionais também fazem parte de uma formação baseada em problemas e demandas reais, que contam com a infraestrutura do Espaço de Desenvolvimento de Empresas de Tecnologia (Edetec) no próprio campus para gerar soluções, projetos e produtos.

“Aqui o aluno terá essa formação de líder. Porque quando você tem quatro laboratórios de liderança durante o curso, somado ao de inteligência de negócios, é possível integrar esse conhecimento à orientação aos dados com uma liderança baseada em pessoas, de acordo com as situações”
Josimar Costa, coordenador do bacharelado em Negócios


O Edetec possui incubadora e aceleradora de empresas e é dentro desse ecossistema empreendedor que o corpo discente aplica a teoria na prática, por meio de laboratórios que desenvolvem habilidades necessárias para a liderança situacional e a inteligência de negócios. No bacharelado em Negócios da Unifor a ordem, portanto, é preparar líderes habilitados para a tomada de decisões assertivas, orientadas por dados, mas também aptos a trabalhar com empatia, comunicação efetiva de forma gráfica, oral e escrita, emprego de análise de ambiente externo e interno, apoio de inteligência humana e artificial, mitigação de riscos sociais, ambientais e econômicos.