Orgulho Unifor: Professora de Psicologia apresenta trabalho em evento internacional na Bélgica

seg, 9 setembro 2024 20:57

A docente Juliana Pita participou do Ateliê e Seminário de Fenomenologia Clínica em Língua Francesa na Universidade Livre de Bruxelles

Juliana Pita é egressa e coordenadora adjunta do curso de Psicologia da Unifor (Foto: arquivo pessoal)

O curso de Psicologia da Universidade de Fortaleza — instituição da Fundação Edson Queiroz — marcou presença no último Atelier e Séminaire Francophone de Phénoménologie Clinique, promovido em maio pela Universidade Livre de Bruxelas, na Bélgica. Representando a Unifor no evento sobre psicopatologia fenomenológica clínica, a professora Juliana Pita apresentou a obra “O Mundo Vivido Esquizofrênico de Francisco”.

O trabalho é fruto das pesquisas realizadas pela docente durante seu Doutorado em Psicologia, no Laboratório de Psicopatologia e Clínica Humanista Fenomenológica (Apheto) da Unifor. A cotutela de tese ocorreu em parceria com a Universidade Paris 7, na França, que permite a obtenção do título de doutor em ambas instituições de países diferentes.

A pesquisa envolveu a experiência de Juliana enquanto psicoterapeuta humanista e fenomenológica ao acompanhar pessoas com esquizofrenia. No trabalho apresentado no Atelier, ela dissertou sobre o caso do paciente Francisco e sua luta diária contra a doença.

A professora, que também é coordenadora adjunta da graduação em Psicologia, foi uma das únicas duas brasileiras no evento, levando o nome da Unifor e do curso para o exterior. “O evento é importantíssimo, pois abre portas acadêmicas na língua francesa para expor os trabalhos feitos na Universidade de Fortaleza”, ressalta a psicoterapeuta.

Uma longa jornada em Psicologia na Unifor

Além do Doutorado e do Mestrado em Psicologia, Juliana também se graduou em Psicologia na Universidade de Fortaleza. “A minha experiência acadêmica durante a formação na Unifor foi muito rica, participava de laboratórios como o Apheto. Toda a minha vida acadêmica foi dentro da Unifor, e isso me deu uma base e sustento para a minha prática docente”, compartilha.

Por sua formação enquanto pesquisadora, acredita que o laboratório auxiliou bastante em seus estudos, principalmente na temática da fenomenologia, que foi feita unicamente no Apheto. Ela destaca ainda a importância de sua pesquisa, pois leciona a disciplina de Psicopatologia Humanista e Fenomenológica e sua atuação nos consultórios está ligada diretamente a sua prática docente em sala de aula.

“Para mim, é muito gratificante ser professora da Unifor há 10 anos. É emocionante poder fazer parte da comemoração dos 40 anos do curso de Psicologia da instituição. Formamos profissionais excelentes que estão no mercado pesquisando, fora do Brasil ou na Unifor. É um curso muito rico”Juliana Pita, egressa, docente e coordenadora adjunta do curso de Psicologia da Unifor

Para Juliana, a pesquisa acadêmica é necessária e importantíssima na formação dos estudantes, pois atualiza as teorias e os coloca em contato com o que está acontecendo no campo profissional teórico. Além disso, traz um grande desenvolvimento tanto para as pesquisas na Unifor quanto para a formação de parcerias de internacionalização e aprimoramento dos alunos.

Parceria internacional

Uma dessas parcerias internacionais acontece entre o curso de Psicologia e o Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGP) da Unifor e a Universidade Livre de Bruxelas, por meio do professor Dr. Jérôme Englebert. Ele é organizador do Atelier e Séminaire Francophone de Phénoménologie Clinique, além de docente das universidades de Louvain, Liège e de Bruxelas, na Bélgica.

O pesquisador europeu possui um contato próximo com a Unifor, tendo participado de diversos eventos na instituição. Sua última vinda ao campus foi em março deste ano, quando palestrou no VI Colóquio Internacional sobre a Clínica Humanista Fenomenológica, realizado pelo Apheto – laboratório vinculado ao PPGP.

Na Bélgica, o pesquisador Jérôme Englebert recebeu, pelas mãos da professora Juliana, o livro biográfico de Edson Queiroz (Foto: Arquivo pessoal)

A Universidade de Fortaleza busca parcerias e relações nacionais e internacionais para fortalecer uma experiência completa na formação de seus alunos. Por meio de vínculos com professores e instituições de todo o mundo, a Unifor sai à frente, oferecendo diversas possibilidades aos discentes.

Segundo Juliana Pita, as relações internacionais seguem em vista no futuro próximo. A professora, por exemplo, já está se preparando para participar da próxima edição do Atelier e Séminaire Francophone de Phénoménologie Clinique em 2025.

Sobre o Atelier e Séminaire

O Atelier e Séminaire Francophone de Phénoménologie Clinique é um evento anual sobre psicopatologia fenomenológica clínica, estando voltado para uma produção em língua francesa. Em 2024, a programação aconteceu no final do mês de maio.

A iniciativa contempla a participação de psicólogos e psiquiatras, principalmente franceses e belgas, que discutem os trabalhos na linha da psicopatologia fenomenológica para a clínica. No Atelier, são trabalhados os adoecimentos, como as doenças e os transtornos mentais, nas práticas de psiquiatras e psicólogos de língua francófona.