sex, 3 novembro 2023 17:47
Palestra destaca serviços ofertados pelo Escritório de Práticas Jurídicas da Unifor
Realizado no dia 31 de outubro, o momento evidenciou o atendimento “multiportas” ofertado pelo núcleo para diferentes profissionais do campo social

No dia 31 de outubro, o Escritório de Práticas Jurídicas (EPJ) da Universidade de Fortaleza — instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz —, promoveu uma palestra com o objetivo de evidenciar os serviços ofertados pelo equipamento.
A ocasião reuniu profissionais de Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREA) e Centros de Referência Especializado para População em Situação de Rua (POP). Tais instituições mantêm parceria com o escritório.
O evento foi conduzido pela coordenadora do curso de Direito, Juliana Mamede, que forneceu informações detalhadas sobre recursos jurídicos disponíveis no EPJ, como o Núcleo de Apoio às Vítimas de Violência Urbana (NAVV) e o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC).
Experiências de valor
Durante a sua apresentação, Juliana descreveu o EPJ como um atendimento “multiportas" e destacou que, ao estabelecer a parceria com os centros voltados para assistência social, o núcleo de práticas jurídicas reuniu diferentes oportunidades de aprendizado para o corpo acadêmico, ao mesmo tempo que presta auxílio à sociedade por meio dos serviços oferecidos.
“Tivemos a iniciativa de convidarmos os profissionais que atuam junto aos Creas, Cras e Centros Pop, a fim de contribuirmos para o fortalecimento da rede de amparo social por meio da divulgação dos serviços que são ofertados pelo EPJ, de forma gratuita para aqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade socioeconômica”, pontua a docente.
Thaís Nobre, assessora jurídica do Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua do bairro Benfica, destaca que o momento foi importante para promover a democratização da informação sobre os serviços do EPJ. "Os servidores precisavam desse momento para se familiarizar com os serviços oferecidos pela Unifor e estreitar essa relação com o Escritório da Prática Jurídica, que vai ser muito benéfico para as pessoas que recebem nossa assistência”, conclui a profissional.
Saiba mais sobre o EPJ
O Escritório de Prática Jurídica da Universidade de Fortaleza presta atendimento gratuito à comunidade por meio do encaminhamento de processos e orientações de natureza legal. É um campo de estágio para os alunos da instituição, especialmente dos cursos de Direito e Psicologia, que atuam sob a supervisão de professores, juntamente com uma equipe de analistas jurídicos, psicólogos e assistentes sociais.
O objetivo do EPJ é proporcionar aos alunos a oportunidade de adquirirem experiência prática nas disciplinas do programa curricular, além de garantir a vivência em diversas modalidades de efetivação da justiça, como advocacia consultiva, peticionamento e encaminhamentos, de forma a preparar os acadêmicos para atuar de forma interdisciplinar.
O escritório mantém parcerias com a Defensoria Pública Estadual, a Justiça Federal do Ceará (21ª Unidade do Juizado Federal), o Tribunal de Justiça do Estado do Ceará e o Procon/Assembleia. O atendimento é realizado por meio da distribuição de senhas nos horários de atendimento ou mediante agendamento pelo Serviço Social.