Prêmio Unifor de Cinema 2019 é entregue no Cine Ceará

ter, 10 setembro 2019 17:40

Prêmio Unifor de Cinema 2019 é entregue no Cine Ceará

A premiação aconteceu no último dia do evento e foi entregue por Bete Jaguaribe, coordenadora do curso de Cinema e Audiovisual


Cineasta Émerson Maranhão recebe prêmio das mãos da coordenadora do curso de Cinema e Audiovisual da Unifor, professora Bete Jaguaribe (Foto: Rogério Resende)
Cineasta Émerson Maranhão recebe prêmio das mãos da coordenadora do curso de Cinema e Audiovisual da Unifor, professora Bete Jaguaribe (Foto: Rogério Resende)

No último dia 6 de setembro, o Cine Ceará - Festival Ibero-americano de Cinema encerrou sua 29ª edição. Matheus Nachtergaele foi o homenageado da noite e recebeu o Troféu Eusélio Oliveira das mãos de Luiz Fernando Guimarães.

Na ocasião, também foram entregues as premiações do evento para obras selecionadas dentre a programação. A Universidade de Fortaleza esteve presente no Cine Ceará e agraciou o curta-metragem “Aqueles Dois” com Prêmio Unifor de Cinema.

Bete Jaguaribe, coordenadora do curso de Cinema e Audiovisual, foi a responsável pela entrega do Prêmio Unifor de Cinema. Esse foi o quarto ano consecutivo que a Universidade premiou um curta-metragem selecionado pela Mostra Olhar do Ceará. A coordenadora ressaltou a importância da premiação, como uma forma de incentivar os jovens a produzirem, destacando a potência audiovisual do estado. “O prêmio faz parte desse grande sistema de produção e reconhecimento cultural da produção audiovisual do Ceará. Esse instrumento de reconhecimento da produção é importante para o campo audiovisual, para a Unifor e para o curso”, afirma.

O curta contemplado pelo Prêmio Unifor de Cinema neste ano foi “Aqueles dois”, um documentário dirigido por Émerson Maranhão. O filme foi lançado em 2018 e narra a história de dois homens transgêneros que vivem no Ceará. “Aqueles dois” passou por diversos festivais de cinema antes do Cine Ceará, como o For Rainbow – Festival de Cinema e Cultura da Diversidade Sexual, o 26º MixBrasil – Festival de Cultura da Diversidade e o VI Recifest – Festival de Cinema da Diversidade Sexual e de Gênero.

“Típico de grandes atores”

Homenageado da noite, o ator Matheus Nachtergaele reforçou a importância do cinema ao receber o prêmio Eusélio de Oliveira. O ator tem 20 anos de carreira e já participou de 49 produções. Luiz Fernando Guimarães, que entregou o prêmio, definiu Mateus como “imprevisível, típico de grandes atores”. Nachtergaele destacou a riqueza das produções cearenses e afirmou ter orgulho das obras nacionais. “Eu fui dragado nessa aventura. Fui tentando aprender a conhecer e amar nosso país. Fui tentando entender quem nós somos”, revela.

Cine Ceará como espaço de aprendizado

As irmãs Letícia Feitosa e Leíssa Feitosa, alunas da Unifor e integrantes do Portal Ô Filmaço, participaram dos oito dias da programação do Cine Ceará. Estudante de Jornalismo, Letícia Feitosa acredita que o festival mostrou a diversificação da produção local e as diferentes formas que o cinema pode ser explorado. “Esse contato com os realizadores, com a arte que é feita aqui no nosso estado, serviu como um forte lembrete de que o cinema cearense vive e resiste. Este tipo de Festival é importante para a fomentação cultural daqui, é gratuito e atua como uma janela de visibilidade para as produções que normalmente não chegam ao circuito comercial”, destaca.

Leíssa Feitosa, estudante de Arquitetura e Urbanismo, afirma que o festival foi enriquecedor e enfatiza necessidade de eventos como esse para incentivar a produção cearense. "O fato de ter estado com influências do cinema brasileiro e ibero-americano foi muito importante para o meu crescimento pessoal e profissional. Pude perceber como são importantes eventos como o Cine Ceará para a nossa cultura local”, salienta.