Profissionais de sucesso dão dicas para alavancar a sua carreira

qui, 13 agosto 2020 15:08

Profissionais de sucesso dão dicas para alavancar a sua carreira

Aprimorar habilidades e competências é primordial para se destacar no mercado de trabalho contemporâneo fazendo o que gosta


As transformações nas relações de trabalho exigem um novo e dinâmico perfil profissional (Foto: GettyImages)
As transformações nas relações de trabalho exigem um novo e dinâmico perfil profissional (Foto: GettyImages)

As mudanças contínuas no campo da tecnologia e da realidade sociocultural requerem habilidades e competências mais abrangentes para impulsionar a construção de carreiras sólidas pelos profissionais da atualidade. Para além de uma formação superior, o mercado de trabalho busca pessoas com características adaptativas destinadas a uma nova dinâmica. Mas como alcançar o sucesso nessa jornada? 

De acordo com um estudo realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em 2019, dos 800 jovens entrevistados com idade entre 18 e 24 anos, 42% afirmam que o sucesso profissional está relacionado a trabalhar com o que gosta, já para 39%, o segredo é equilibrar trabalho e vida pessoal

Os dados revelam que a realização profissional é sinônimo, principalmente, do investimento em uma área de real interesse. Mais do que os benefícios econômicos, as novas gerações visam uma trajetória de satisfação afetiva, que gerem soluções de impacto para a sociedade. 

Autoconhecimento e dedicação

A psicóloga Mércia Mayra Meneses, graduada pelo curso da Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz, trabalha atualmente como Analista de Talent Engagement em uma multinacional de bebidas. Para ela, a paixão pela área de Psicologia, que começou ainda no Ensino Médio, abriu horizontes para conhecer as possibilidades que poderia explorar dentro da profissão. “À medida que a gente vive a universidade, começa também a descobrir muitas coisas que a Psicologia pode oferecer. Isso fez eu me apaixonar ainda mais pelo curso e, de fato, mudou a minha forma de pensar e como eu queria me colocar no mercado”, destaca. 

Esse exercício de olhar para a amplitude que o conhecimento pode oferecer deve ser considerado durante a graduação e levado para o cotidiano profissional. Segundo Mércia, os passos trilhados durante o curso, têm reflexo no triunfo da carreira escolhida: “participei de grupos de estudo voltados para determinadas linhas, então, foi nesses grupos que eu descobri áreas que faziam sentido para mim. Tentei aproveitar isso ao máximo! Dos projetos que eu participei, tive a oportunidade de o meu primeiro estágio ser dentro da universidade, por exemplo. Na Central de Carreiras Unifor, desenvolvemos o ‘Talento em Foco’, com o intuito de preparar os estudantes para o mercado. Me orgulho muito desse projeto”, afirma. 

Como principal dica para os novos profissionais, a psicóloga pontua que é preciso saber atrelar teoria e prática e aproveitar as oportunidades de estágio. “Um profissional precisa ter a teoria e a prática. Uma teoria sem uma prática e uma prática sem uma teoria bem embasada, você não consegue ter uma visão holística, nem uma visão do todo. A dica que eu dou é se dedicar e aproveitar as oportunidades de estágio que o mercado oferece, não ter medo. São nos estágios que a gente consegue ter ideia do que deve vir no futuro e se sentir mais forte para isso”, aconselha. 

Ainda de acordo com ela, o perfil profissional do futuro é multifuncional e aberto a novos desafios. “É um profissional que não se prende a uma cadeira, a um cargo, que não se prende a uma teoria, é o profissional que vai conseguir lidar com variáveis e entender como elas precisam acontecer, seja em qualquer área de trabalho. O profissional precisa compreender que muitas vezes ele vai encontrar adversidades, outras formas de trabalhar que muitas vezes não estão nem dentro do seu escopo, mas aquilo vai agregar. Quando você entende o todo, mais entende a sua própria atividade. Então, isso deixa você muito mais motivado a executar uma tarefa que muitas vezes considera pequena, mas que vai ter um impacto na organização ou no seu negócio de uma maneira muito maior”, ressalta Mércia. 

Inovação e foco 

Quando Bruno Miranda, egresso do curso Ciência da Computação da Universidade de Fortaleza, se interessou pela área de Tecnologia, os computadores estavam começando a chegar nas casas das famílias brasileiras, em meados dos anos 2000. De hobby à profissão, a computação proporcionou grande “voos” em sua carreira: hoje ele é superintendente de TI em uma empresa de cobrança e SAC, na qual lidera uma equipe composta por mais de 50 colaboradores. 

Segundo ele, o maior desafio no início da carreira foi conciliar o trabalho com os estudos. “No quinto semestre do curso eu comecei a trabalhar em tempo integral, então, eu me dedicava bastante para fazer as entregas que eram necessárias na empresa, mas também tinha que fazer as entregas na universidade”, destaca. Bruno ainda dá a dica: “você tem que aproveitar o período em que você é jovem e tem mais disposição para poder realizar essas atividades em conjunto”

Três anos após a formatura, ingressou no Mestrado em Informática Aplicada da Unifor. Nesse período, mais uma vez, veio o desafio de equilibrar a rotina do trabalho com o resultado satisfatório nas disciplinas. A busca por atualização constante ancorada no entendimento de que é preciso honrar também com as responsabilidades é uma das assinaturas dos passos para o sucesso, de acordo com ele.

Aos estudantes, Bruno sugere: “hoje o mundo tem muitas formas de nos distrair. O importante é que quando estejam realizando as atividades, que tenham muito foco e enxerguem as tendências tecnológicas do mercado. O mercado de Tecnologia, por exemplo, é excelente porque você pode atuar em muitas áreas, de qualquer lugar do mundo”, pontua. 

Para finalizar, ele ressalta algumas das principais características que serão imprescindíveis para os futuros profissionais. “Utilizar a criatividade e ter vontade de aprender. As formas de aprendizado hoje oferecem muitas opções, seja no online, seja na aula presencial, seja por meio de um chefe imediato seu. Ter curiosidade, muita transparência, pensamento crítico e saber trabalhar bem em equipe. Acredito que com essas qualidades as pessoas conseguem sim ter uma carreira bem sólida e conseguir entregar bons resultados”, afirma. 

Estude na Unifor

Conheça as novas possibilidades de estudar na Universidade de Fortaleza no semestre 2020.2 e prepare-se para o futuro. Confira mais aqui.

Caso você estude em outra instituição de ensino, venha para a melhor! Conheça as vantagens da transferência simplificada.  Clique aqui e saiba mais.