Quer saber mais sobre os rumos da economia no Ceará? Conheça o NUPE

qui, 3 dezembro 2020 11:12

Quer saber mais sobre os rumos da economia no Ceará? Conheça o NUPE

Composto por alunos e professores do curso de Ciências Econômicas da Universidade de Fortaleza, o núcleo realiza diversas pesquisas na área econômica


Economia em foco: NUPE realiza a elaboração de pesquisas, análises e projetos sobre a situação econômica Ceará e projeções (Foto: Getty Images)
Economia em foco: NUPE realiza a elaboração de pesquisas, análises e projetos sobre a situação econômica Ceará e projeções (Foto: Getty Images)

Já pensou em ficar por dentro de informações importantes e atualizadas sobre a economia cearense? É o que possibilita o trabalho realizado pelo Núcleo de Práticas Econômicas (NUPE) da Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz.

Idealizado como parte integrante e obrigatória da matriz curricular do curso de Ciências Econômicas da Unifor, o NUPE propicia aos estudantes experiência prática das habilidades aprendidas durante a graduação ao mesmo tempo que presta assessoria econômico-financeira às micro e pequenas empresas do Estado. 

De acordo com o economista e professor Francisco Alberto Lima, coordenador do Núcleo, entre as atividades realizadas pelos alunos estão “a elaboração de trabalhos de pesquisas, análises econômicas e projetos, supervisionados por professores e voltados para atender as demandas das instituições públicas, privadas e da sociedade de maneira geral”, destaca. 

Além disso, são elaborados mensalmente quatro informativos conjunturais sobre a economia brasileira, contemplando os setores de comércio, serviços, turismo e crédito. A publicação é realizada no Diário Econômico Etene do Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste - ETENE do Banco do Nordeste do Brasil.

“Outro projeto de sucesso é o Boletim Econômico publicado mensalmente pelo NUPE. Os alunos matriculados na disciplina obrigatória Técnicas em Pesquisas Econômicas são qualificados pelos professores nas metodologias de pesquisas econômicas, nos bancos de dados disponíveis e nos modelos de análises de dados. Após esse treinamento, iniciam as pesquisas sobre a economia mundial, brasileira e cearense e, supervisionados pelos professores, elaboram o Boletim Econômico”, explica o professor. 

À serviço da sociedade

Para desenvolver seus projetos, o NUPE também possui parcerias firmadas com o Banco do Nordeste, Fecomércio, Convention Bureau, IPECE e OAB, em apenas dois anos de operação. 

“Atendendo a demanda do Convention Bureau e da Fecomércio, realizamos uma pesquisa pioneira no Ceará do Impacto Econômico do Turismo de Eventos sobre o PIB do Ceará, pesquisa essa que será elaborada periodicamente pelo NUPE e os citados parceiros”, ressalta Francisco Alberto. 

Já os boletins econômicos norteiam a análise da atual situação e constroem novos panoramas sobre as economias locais, nacionais e mundiais. Para o economista, o Boletim Econômico tem ajudado a sociedade cearense a entender melhor a situação atual da economia e as perspectivas para os próximos anos, por tratar os temas econômicos por meio de uma linguagem simples e acessível e assim proporciona ao cidadão comum um maior entendimento dos problemas econômicos atuais, bem como das medidas adotas pelo governo para combatê-los”, salienta. 

Sobre os impactos da pandemia de Covid-19 no campo econômico, pesquisas realizadas pelo NUPE chamam a atenção para importantes dados sobre a realidade do Ceará. “ Em todas as sete edições do Boletim em 2020, o tema das pesquisas realizadas, e não poderiam deixar de ser, diz respeito ao impacto da pandemia sobre a economia mundial, brasileira e cearense. O que tem chamado a atenção da imprensa e da sociedade de maneira geral é que o Boletim Econômico, além de trazer análises sobre a economia mundial e brasileira, é o único que elabora e analisa cenários para economia cearense para os anos de 2020 e 2021”, pontua o coordenador do Núcleo. 

Para o ano de 2021, as novidades batem à porta: “já está em fase de teste um novo produto que será dirigido para o mercado de capitais. E também será pioneiro no Ceará e exclusivo do NUPE”, adianta o professor Francisco Alberto. 

Formação alinhada com a realidade

Cursando o 5º semestre de Ciências Econômicas, foi por meio da disciplina de Técnica de Pesquisa Economia que o estudante Vicente Aníbal Neto ingressou no NUPE. De acordo com ele, o Núcleo proporciona um aprendizado amplo que favorece a construção de experiências voltadas para a carreira. 

“O Núcleo é de fundamental importância tanto para a formação acadêmica, como profissional, pois a partir dele podemos aprender a coletar e interpretar dados estatísticos e econômicos, desenvolver análises técnicas de diversos mercados, como crédito, comércio, turismo e serviços”, afirma o futuro economista. 

Vicente participa ativamente do desenvolvimento de projetos e boletins que o aproximam de importantes técnicas utilizadas em pesquisas econômicas de credibilidade. “O NUPE faz o levantamento de dados estatísticos fundamentais para o desenvolvimento econômico do estado do Ceará, assim como desenvolve boletins com informações bastante precisas para o Banco do Nordeste”, destaca ele. 

Além disso, os alunos têm acesso à ferramentas relacionadas à economia destinadas a atuação tanto no ambiente privado quanto no setor público. “Temos oportunidade de aprender programação de sistemas por meio de softwares, como o R Studio”, acrescenta Vicente.