ter, 6 outubro 2020 11:22
Saúde mental nas universidades é tema do “Psicologia Polifônica”
No episódio nº 7 do podcast, profissionais da Universidade de Fortaleza discutem o bem-estar mental universitário.
A maior parte dos estudantes já sofreram com pressão, cansaço mental, ansiedade e depressão, que, dentre outros fatores, afetam diretamente o bem-estar mental dos universitários, especialmente em período de isolamento social. Pensando nisso, o podcast “Psicologia Polifônica” trouxe como debate do seu sétimo episódio o tema “A saúde mental nas universidades”.
A fim de discutir o assunto, a professora e coordenadora do curso de Psicologia da Unifor, instituição da Fundação Edson Queiroz, Anna Karynne Melo, e o também professor do curso, Lucas Bloc, se juntam à Sabrina Matos, docente da instituição, para mais um episódio do podcast. Mediada por Murilo Lira, aluno do curso de Jornalismo, a conversa aborda a importância dos projetos de apoio à saúde mental dos universitários, como forma de promoção à saúde.
Escuta virtual
Atualmente, o curso de Psicologia da Universidade de Fortaleza desenvolve projeto voltado à saúde mental na universidade, que se propõe a fazer escuta dos alunos a partir de encontros virtuais em grupo. Composto pelos professores Anna Karynne, Virgínia Moreira e Jorge Boris, a iniciativa faz parte de uma pesquisa que tem como objetivo investigar os impactos da Covid-19 nos alunos da instituição.
Ouça episódio nº 7 completo abaixo.
Sobre o podcast “Psicologia Polifônica”
O podcast Psicologia Polifônica vai ao ar semanalmente nas principais plataformas digitais da Universidade de Fortaleza, sempre com discussões de temas relevantes na área da Psicologia, de forma simples, objetiva e direta. O programa é uma iniciativa da Diretoria de Comunicação e Marketing, em parceria com as coordenações dos cursos de Psicologia e de Jornalismo da Universidade de Fortaleza.
Para a professora Sabrina Matos, curadora do podcast, o Psicologia Polifônica atua como “catalisador das nossas questões, do que se problematiza, das nossas inquietudes em relação ao que acontece no mundo, com um olhar de especialistas, tentando sempre traduzir o que se discute em uma linguagem acessível para o grande público”.
O programa tem a produção e mediação do aluno Murilo Lira, sob a supervisão da professora Kátia Patrocínio, integrante do curso de Jornalismo e professora do Newslink, laboratório e atividade de extensão pertencente ao Núcleo Integrado de Comunicação (NIC).