Unifor e Tribunal Regional do Trabalho do Ceará fortalecem parcerias em diversas áreas

qui, 16 maio 2024 14:40

Unifor e Tribunal Regional do Trabalho do Ceará fortalecem parcerias em diversas áreas

Foram discutidas também novas iniciativas de ensino, comunicação e responsabilidade social


A Unifor e o TRT-CE mantêm Acordo de Cooperação Técnica desde 2019 para promover ações em diversas áreas de atuação (Foto: Carlos Barbosa)
A Unifor e o TRT-CE mantêm Acordo de Cooperação Técnica desde 2019 para promover ações em diversas áreas de atuação (Foto: Carlos Barbosa)

O reitor da Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, Randal Pompeu, recebeu em seu gabinete comitiva do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-CE) liderada pelo desembargador Antonio Parente, ouvidor da Justiça do Trabalho do Ceará. Os representantes das duas entidades debateram possibilidades de estabelecer novos projetos em conjunto, que beneficiem tanto a entidade de ensino quanto o órgão julgador.

As duas instituições mantêm Acordo de Cooperação Técnica desde 2019 para promover ações em diversas áreas de atuação: judiciária, tecnologia da informação, gestão, saúde, comunicação social, sustentabilidade e capacitação.

Uma das proposições trazidas pelo ouvidor foi a ação “Um Dia na Justiça”, que consistirá em visitas guiadas ao TRT-CE, mediada por um magistrado, incluindo atividades teóricas e práticas jurídicas, voltada para os alunos do curso de Direito. O objetivo da iniciativa é aproximar a instituição trabalhista dos discentes. O projeto-piloto está em fase de elaboração.

O programa de TV Minuto do Trabalho também foi objeto da reunião. Em veiculação desde o ano passado, a produção do programa busca trabalhadores, profissionais liberais e empregadores nas ruas e em empresas para perguntar: “você tem alguma dúvida sobre direitos ou deveres trabalhistas?”.

As perguntas são esclarecidas no estúdio por um magistrado ou especialista no tema. Ele é exibido nas redes sociais do TRT/CE e em emissoras de televisão parceiras. Na ocasião, ficou acertado que a TV Unifor (canal 14 da Multiplay) passará também a exibir o programa em sua grade, em data e horário ainda a serem definidos.

A Unifor também se disponibilizou a indicar professores de Direito para responderem às perguntas do programa, assim como convidar o TRT-CE para participar de suas ações sociais, com o intuito de captar as dúvidas da população sobre Direito Trabalhista.

O desembargador Parente compartilhou com os presentes a Cartilha do Trabalhador, publicação elaborada pela Ouvidoria com o objetivo de reunir os direitos básicos da classe trabalhadora. Em versão impressa ou digital, o conteúdo está disponível no site do TRT-CE e acessível por meio de QR code.

A proposta do desembargador é oferecer a distribuição e fixação de material de divulgação da cartilha tanto junto aos alunos - que se preparam para ingressar no mercado de trabalho - e ainda nos eventos promovidos pela Unifor em que haja a participação da população.

A juíza Karla Yacy, membro do Comitê de Inovação do TRT-CE, apresentou propostas acadêmicas de parcerias na área de ensino e capacitação em gestão de conflitos, mediação e conciliação.

Por fim, os representantes de ambas instituições apresentaram alguns dos projetos de responsabilidade social que desenvolvem, como o apoio à empregabilidade de pessoas egressas do sistema prisional e ao trabalho decente de catadores de materiais recicláveis, por parte do TRT-CE, e a iniciativa Centro de Formação Profissional (CFP), por parte da Unifor.

Participaram também da reunião os servidores do TRT-CE Betânia Garcia, coordenadora da Ouvidoria, e Hugo Cardim, coordenador de Comunicação Social, e as professoras da Unifor Gina Pompeu, diretora do Núcleo de Estudos Internacionais, e Katherinne Maciel, diretora do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ).