Unifor promove debate sobre igualdade de gênero no ambiente esportivo
Aberto ao público, evento é organizado pelo Grupo Bate-Bola Acadêmico e conta com exibição de documentário sobre a temática
O Grupo de Pesquisa Bate-Bola Acadêmico do Centro de Ciências da Comunicação e Gestão (CCG) da Universidade de Fortaleza, instituição mantida pela Fundação Edson Queiroz, promoverá, no dia 6 de março, das 15h30 às 17h10, na sala A da Videoteca, o evento CineDeBateBola, que tem como proposta fomentar debates na comunidade acadêmica sobre questões sociais relacionadas ao mercado esportivo.
Em alusão ao Dia Mundial de Zero Discriminação, que ocorre em 1º de março, e ao Dia Mundial da Mulher, celebrado em 8 de março, o momento contará com exibição do documentário “História: direto ao assunto”. Além disso, haverá debate sobre o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) de número 10.2 proposto pela Organização das Nações Unidas (ONU) no âmbito esportivo, o qual defende a importância de "empoderar e promover a inclusão social, econômica e política de todos, independentemente da idade, gênero, deficiência, raça, etnia, origem, religião, condição econômica ou outra".
A ocasião, aberta ao público, contará com a presença de Mitchelle Meira, secretária da diversidade do Governo do Estado do Ceará, Wendy Jakelini, coordenadora de políticas públicas para as mulheres da Secretaria Estadual das Mulheres, Rogério Pinheiro, secretário do esporte do Governo do Estado do Ceará. A mediação ficará a cargo da professora dos cursos de Ciências Contábeis e do Mestrado Profissional em Administração (MPA), Anna Beatriz Maia, que coordena o Grupo de Pesquisa Bate-Bola Acadêmico.
A docente destaca que a temática do evento estimula o corpo acadêmico a buscar soluções inovadoras e inclusivas para promover a equidade em diferentes contextos sociais e profissionais.
"A discussão desse objetivo contribui para sensibilizar estudantes sobre a importância da igualdade de oportunidades e do combate à discriminação em todas as suas formas. Além disso, ao debater o ODS 10.2, os alunos têm a oportunidade de refletir sobre questões relacionadas à diversidade e inclusão, fomentando a formação de cidadãos mais conscientes e atuantes em prol de uma sociedade mais justa e igualitária” – Anna Beatriz Maia, professora e coordenadora do Grupo de Pesquisa Bate-Bola Acadêmico
Mais sobre os palestrantes
Mitchelle Meira é especialista em direitos humanos, assessora parlamentar e vice-presidente do Conselho Estadual de Combate à Violência e Discriminação LGBT. Além disso, ocupa o cargo de secretária estadual LGBT pelo Partido dos Trabalhadores (PT) e é membro da Secretaria Nacional LGBT do PT.
Wendy Jakeline atua como coordenadora de políticas públicas na Secretaria das Mulheres do Estado do Ceará e possui experiência como Conselheira Administrativa na Associação para o Desenvolvimento dos Municípios Cearenses (APDMCE).
Rogério Pinheiro é graduado em Direito pela Unifor, é pós-graduando em Gestão e Empreendedorismo no Esporte. Foi chefe de gabinete do diretor-geral do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) e atuou nas secretarias do Esporte e da Segurança Pública do Estado.
Anna Beatriz Maia é coordenadora do Grupo de Pesquisa Bate-Bola Acadêmico e coordenadora do Núcleo de Inovação e Pesquisa do Centro de Ciências da Comunicação e Gestão (NIP). Além disso, é Presidente da Comissão Técnica de Normas Aplicadas às Entidades Desportivas do Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Ceará e Membro da Comissão de Diversidade do CRC-CE.
Serviço
CineDebateBola
Data: 6 de março
Horário: 15h30 às 17h10
Local: Sala A da Videoteca da Unifor (Aw. Washington Soares, 1321 - Edson Queiroz)