Unifor realiza vestibular 2025.1 neste domingo (20) e recebe pais de candidatos no campus

dom, 20 outubro 2024 11:42

Familiares puderam participar de acolhida especial enquanto aguardavam o término da prova

Durante a ocasião, representantes da Unifor detalharam o funcionamento dos respectivos centros de ensino e demais diferenciais da instituição (Foto: Ares Soares)

Na manhã deste domingo (20), a Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, realizou a prova do Processo Seletivo 2025.1, oferecendo vagas para 39 cursos de graduação, divididos em quatro centros de ciência: Centro de Ciências da Comunicação e Gestão (CCG), Centro de Ciências Jurídicas (CCJ), Centro de Ciências da Saúde (CCS) e Centro de Ciências Tecnológicas (CCT)

Além dos candidatos, o campus da Unifor também recebeu os pais dos futuros ingressantes, que participaram de uma acolhida especial durante o período da prova. O objetivo foi aproximar os familiares do ambiente universitário, apresentando informações sobre a instituição, seus serviços e as oportunidades acadêmicas e culturais oferecidas aos estudantes.

"Achei este momento muito importante para abrir nossa mente e nos ajudar a enxergar como serão os próximos anos, além de conhecer o local onde [nossos filhos] vão estudar e adquirir oportunidades. É a primeira vez que visito a Unifor e achei a estrutura excelente", diz Francisca Verônica Bezerra, mãe de Joana Júlia Bezerra, que prestou o vestibular para o curso de Enfermagem

Acolhida para os pais

O evento teve início às 8h com uma recepção calorosa no hall do Auditório da Biblioteca Central, onde os pais foram recebidos por representantes da Universidade. A partir das 8h30, os presentes assistiram a apresentações dos diretores dos quatro centros de ciências da instituição: Danielle Coimbra (CCG), Lia Brasil (CCS), Katherine Mihaliuc (CCJ) e Jackson Sávio (CCT).

"De alguma forma, cada um de nós tem uma história com a Unifor, e é por isso que existe tanto amor e comprometimento no que fazemos todos os dias. [...] É com imensa alegria que recebemos vocês em pleno domingo para apresentar um pouco desse mundo que é a nossa Universidade", afirma a professora Danielle Coimbra.

Os docentes abordaram temas como a estrutura da Unifor, o suporte oferecido aos alunos ao longo da graduação e as expectativas acadêmicas da instituição para o futuro dos estudantes. Eles também detalharam o funcionamento dos respectivos centros de ensino e demais diferenciais da Unifor. Houve ainda um momento dedicado às perguntas dos pais, que puderam esclarecer suas dúvidas diretamente com os representantes. Ao final, os familiares receberam cartões para escrever mensagens de apoio aos filhos que estavam prestando o vestibular.

"Escolhi a Unifor porque é uma instituição que não se preocupa apenas com o ensino, mas também com a extensão, que envolve os laços da instituição com a comunidade, além da pesquisa. Como pesquisador, advogado e professor universitário, acredito que a universidade deve se dedicar a essa tríade de ensino, pesquisa e extensão, por ser algo mais abrangente. A palestra de hoje foi muito importante. Eu me senti acolhido, não excluído da Universidade, especialmente porque esse é um momento de apreensão para nós, pais. Foi um momento muito enriquecedor, e a Unifor está de parabéns por proporcionar essa experiência e por sua maravilhosa estrutura", ressalta Saulo Moura, pai de Sofia Magalhães, que prestou vestibular para o curso de Direito

Após a palestra, das 10h às 11h, os familiares participaram de uma visita guiada pela Biblioteca Central da Unifor, onde conheceram os principais acervos, como a Coleção Rachel de Queiroz e a Cordelteca, além de modernas salas de estudos. Simultaneamente, no Auditório, foram exibidos vídeos institucionais produzidos pela TV Unifor (TVU), que destacaram os principais projetos e iniciativas desenvolvidas pela Universidade.

Encerrando a programação, das 11h às 12h, os pais foram convidados a visitar o Espaço Cultural Unifor, onde puderam apreciar as exposições em cartaz. Entre as mostras, estão “Centelhas em Movimento”, da Coleção Igor Queiroz Barroso, “Teologia Natural”, de Alina Duchrow, e “Nascente”, de Ana Cristina Mendes, proporcionando aos visitantes um panorama diversificado das artes visuais contemporâneas.

Sobre o Processo Seletivo 25.1

Os interessados em estudar na Universidade de Fortaleza em 2025.1 ainda podem escolher entre outras cinco formas de ingresso. São elas: nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), nota de vestibulares anteriores da Unifor, transferência, segunda graduação e reabertura de curso.