Unifor realiza visita guiada à exposição “O Céu como Limite” com a curadora Izabel Gurgel e o artista Mario Sanders

qui, 14 julho 2022 17:59

Unifor realiza visita guiada à exposição “O Céu como Limite” com a curadora Izabel Gurgel e o artista Mario Sanders

A ação acontece no dia 16 de julho, sábado, no Espaço Cultural Unifor, às 16h


Na exposição, o artista Mario Sanders traz, pela primeira vez, bordados (Foto: Ares Soares)
Na exposição, o artista Mario Sanders traz, pela primeira vez, bordados (Foto: Ares Soares)

O Espaço Cultural Unifor da Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz, realiza visita guiada à exposição “O Céu Como Limite”, dia 16 de julho, às 16h, com a mediação da curadora Izabel Gurgel e o artista Mario Sanders. A mostra fica em cartaz até 7 de agosto e traz, pela primeira vez,  desenhos, bordados - linguagem artística de uso mais recente por parte do artista, que começou a bordar há cerca de sete anos -, objetos e pinturas. 

Uma das obras expostas é a série selecionada para a mais recente edição da Unifor Plástica, encerrada em fevereiro último. A série de bordados “Retratos da dor” (2021/2022, bordado s/ tela), volta ao Espaço Cultural montada em outro formato. Premiada na Unifor Plástica de 2007, a série de serigrafia sobre lenços “Dissabores doces” (de 2005) também íntegra a exposição.

+ Espaço Cultural Unifor lança exposição “O Céu como Limite” 

Em artigo publico sobre a exposição “O Céu como Limite” no site da Unifor, a curadora Denise Mattar destacou a vida e a obra de Mario Sanders. “Hábil desenhista desde criança, Sanders começou sua trajetória em direção às artes ainda na adolescência, fazendo revistas em quadrinhos.  Criava as histórias e depois as desenhava, fazendo a capa e a diagramação”. A prática, segundo a curadora, o levaria a tornar-se designer gráfico, e também resultou num trabalho de artes plásticas que o levou, em 1985, a receber um dos prêmios no certame II Prêmio Pirelli de Pintura Jovem, organizado pelo MASP – Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand.

(Foto: Ares Soares)

“Nos trabalhos que integram a exposição ‘O Céu como Limite’, o artista constrói escadas para o céu, se perde em vagas lembranças, martiriza corpos, borda telas com densidade, suspende cadeiras infinitas e, numa reminiscência de Macondo, nos seduz e encanta, lançando sobre nós a sua tarrafa. Mario Sanders dá materialidade à palavra”. Confira o artigo completo na íntegra aqui.

Serviço

Visita guiada à exposição de “O Céu como Limite” 
Horário: 16h
Data: 16 de julho de 2022
Local: Espaço Cultural Unifor
Entrada Franca
Mais informações: (85) 3477.3319