Unifor terá programação especial na XIII Bienal Internacional do Livro do Ceará
Entre os eventos programados, estão a inauguração de Cordelteca, lançamento de livros e apresentação de grupos artísticos
A programação da XIII Bienal Internacional do Livro do Ceará, que acontece em Fortaleza, de 16 a 25 de agosto, no Centro de Eventos, contará com grandes novidades e atrações nacionais para enriquecer ainda mais as culturas brasileira e cearense. E a Universidade de Fortaleza, por todo o seu trabalho de incentivo às artes e à cultura, não poderia ficar de fora desse importante evento cultural, que já virou tradição em todo o país.
Durante a programação da Bienal do Livro, a Universidade de Fortaleza se fará presente com lançamentos de livros de seus professores, apresentação de seus grupos artísticos, saraus literários, contações de histórias, esquetes, debates e mesas-redondas, além do lançamento da Cordelteca Unifor.
Em reconhecimento à importância da literatura de cordel enquanto patrimônio histórico-cultural e imaterial do povo cearense, nordestino e brasileiro, a Unifor lançará a Cordelteca dia 20 de agosto, às 9h, no auditório da Biblioteca Central. O novo equipamento será ponto de intersecção entre o Brasil e vários países que amam a linguagem de cordel, além de organizar e disponibilizar o acervo de literatura de cordel para alunos, professores e público em geral e servir de arquivo, referência e pesquisa para o Brasil.
“A Cordelteca estimulará a leitura, a produção e a edição de folhetos de cordel entre os professores, alunos e demais integrantes da comunidade acadêmica”, frisa a professora, médica e cordelista Paola Torres, idealizadora do projeto. O vice-reitor de Extensão da Unifor, professor Randal Pompeu, destaca que o novo equipamento disponibilizará a literatura de cordel não apenas para apreciadores desse gênero de literatura popular, mas também para professores como recurso pedagógico a fim de debater temas relacionados à educação.
Dentre os convidados de lançamento da Cordelteca Unifor estão confirmados o escritor e compositor paraibano Bráulio Tavares, o cordelista e jornalista Crispiniano Neto, secretário de Cultura do Rio Grande do Norte, a cantora, compositora e poetisa paraibana Renata Arruda e a professora Paola Torres, além de cordelistas cearenses e gestores da Unifor. A programação do lançamento constará de debates, rodas de leitura, simpósios, eventos literário-musicais e produções científicas relacionadas ao cordel.
Apesar de ter começado no Norte e no Nordeste do país, o cordel hoje é disseminado por todo o Brasil, principalmente por causa do processo de migração de populações. Hoje, circula com maior intensidade na Paraíba, Pernambuco, Ceará, Maranhão, Pará, Rio Grande do Norte, Alagoas, Sergipe, Bahia, Minas Gerais, Distrito Federal, Rio de Janeiro e São Paulo. Em todos estes estados é possível encontrar esta expressão cultural, que revela o imaginário coletivo, a memória social e o ponto de vista dos poetas acerca dos acontecimentos vividos ou imaginados.
Unifor na Bienal
Oficina, mesa-redonda, bate-papo e contação de histórias também farão parte da programação especial da Unifor durante a Bienal. A mesa-redonda “A tradição dos grupos na literatura cearense (séculos XX ao XXI)” será debatida pelos professores e escritores Batista de Lima, Aila Sampaio e Hermínia Lima, sob mediação do booktuber Zeca Lemos.
O Grupo Mirante de Teatro Unifor participará com contação das histórias “Os Decretos do Rei” e “Sérvulo e Mordenismo”. A primeira contação fala sobre um lugar fantasioso e metafórico, onde o rei não sabe como governar o seu povo. Este espetáculo lírico/cômico tem sua trama costurada por um narrador, elemento com aspecto mambembe, entre um bobo da corte e um sábio, figura onisciente que nos conta a história.
Já a contação “Sérvulo e Mordenismo” conta com histórias fictícias de Sérvulo Esmeraldo e a biografia do Modernismo, tendo como protagonistas Tarsila do Amaral e Anita Malfatti. O enredo, embora agrade a todos que se interessam pela história da arte, tem linguagem voltada para o público infantil.
XIII Bienal do Livro
“As cidades e os livros” é o tema principal da XIII Bienal Internacional do Livro do Ceará, que será realizada em Fortaleza, de 16 a 25 de agosto de 2019, no Centro de Eventos do Ceará. O evento é iniciativa do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), em parceria com o Instituto Dragão do Mar e apoio do Ministério da Cidadania, por meio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura. Neste ano, a Bienal estará sob a curadoria da escritora Ana Miranda e dos escritores e professores Inês Cardoso e Carlos Vasconcelos, com a coordenação de Goreth Albuquerque, também coordenadora da política de livro, leitura, literatura e bibliotecas da Secult.
Evento estruturante na política cultural do Estado, a Bienal do Livro apresentará durante os dez dias de programação atrações literárias e artísticas, englobando palestras, mesas redondas, conferências, oficinas, contações de histórias, lançamentos de livros e outros eventos literários, além de apresentações com artistas de reconhecimento local, nacional e internacional, combinando uma programação diversa e de acesso gratuito.
Além de ser um espaço para fruição artística, a Bienal será um espaço de construção de políticas do livro, leitura, literatura e bibliotecas, criando momentos para ouvir a opinião da sociedade e entidades envolvidas. O acesso ao livro e à leitura também é um pilar da política, expresso na Bienal do Livro, por meio da mobilização das secretarias da educação, estadual e municipais, e com escolas particulares, para que estudantes de todo o Estado participem do evento.
Programação
Grupo Mirante de Teatro Unifor
- Contação de histórias – Sérvulo Esmeraldo
Data: 18/08 às 11h e 23/08 às 20h
Local: Estande da Unifor - Contação de histórias – Modernismo
Data: 18/08 às 16h
Local: Estande da Unifor - Contação de histórias – Sérvulo Esmeraldo
Data: 23/08 às 20h
Local: Estande da Unifor - Contação de histórias – Raimundo Cela
Data: 24/08 às 11h
Local: Estande da Unifor
Espaço Cultural Unifor
Últimos dias de visitação das exposições “Da Terra Brasilis à Aldeia Global” e “Arte Moderna na Coleção Fundação Edson Queiroz”
Micro-ônibus fazendo o percurso ida e volta Centro de Eventos do Ceará – Espaço Cultural Unifor
Datas: 16, 17 e 18/08, das 13h às 18h
Ponto de encontro para formação de grupos: Estande da Unifor
Cordelteca Unifor
Evento de lançamento da Cordelteca Unifor
Data: 20/08, às 9h
Local: Auditório da Biblioteca Unifor
Visitação à Cordelteca Unifor
Micro-ônibus dia 20/08, das 13h às 18h, fazendo o percurso ida e volta Centro de Eventos do Ceará – Cordelteca Unifor + Coleção Rachel de Queiroz (Biblioteca Unifor)
Ponto de encontro para formação de grupos: Estande da Unifor
Biblioteca Acervos Especiais Unifor
Micro-ônibus dia 22/08, das 13h às 18h, fazendo o percurso ida e volta Centro de Eventos do Ceará – Biblioteca de Acervos Especiais Unifor (Prédio da Reitoria)
Ponto de encontro para formação de grupos: Estande da Unifor
Oficina de Restauro e Conservação de Livros
Facilitador: Francisco Gomes, da Biblioteca de Acervos Especiais Unifor
Datas: 17/08 às 11h
19/08 às 15h
21/08 às 15h
23/08 às 11h
25/08 às 11h
Local: Estande da Unifor
Debate “Aldeias e Metrópoles”
Debatedores: professor Batista de Lima e jornalista Marçal Aquino
Mediador: Carlos Vasconcelos.
Dia: 20/08 às 18h.
Lançamento do livro infantil “A Vida de Ricardo” da aluna Lígia Grillo
Data: 22/08, às 11h
Local: estande da Unifor
Bate-papo com o professor Gilmar de Carvalho
Data: 23/08 às 16h.
Local: Arena Multicultural Juvenal Galeno.
Teremos sorteio de livros.
Autógrafo da 3ª edição do Livro “A Mente no Cosmo e os Pés no Chão” do professor Fábio Campos Morais
Data: 24/08, às 19h
Local: Estande da Unifor
Lançamento e autógrafos do livro “Assim falou Sipaúbas” do professor Batista de Lima
Data: 23/08 às 16h
Local: Estande da Expressão Gráfica
Apresentação: Professora Hermínia Lima.
Sarau Siará - Prosadores Cearenses com os escritores Jorge Pieiro, Carmélia Aragão, Lourdinha Leite Barbosa, Maria Thereza Leite e Carlos Vasconcelos
Data: 23/08 às 20h30
Local: Espaço da Bienal2
Bate-papo “A tradição dos grupos na literatura cearense (séculos XX ao XXI)”
Debatedores: professores Batista de Lima, Aila Sampaio e Hermínia Lima
Mediador: Booktuber Zeca Lemos
Data: 25/08 às 16h
Local: Arena I – Praça Iracema
V Colóquio Literatura & Psicanálise
Data 17/08
- 10h - Credenciamento / Inscrições
- 10h15 - Abertura/ Intervenção artística
- 10h30 – Intervenção artística
- 11h às 12h30 - Mesa: Espaços e afetos com o professor Batista de Lima e o escritor Mailson Furtado
- 13h30 às 15h - Mesa: Histórias com debatedores Alessandra Silva Xavier; Camila de Sousa Ricarte; Jerzui Mendes Torres Tomaz; Lincoln Braga Villas Boas e Luciana Quixadá
Mediadora: Dauana Vale - 15h às 16h30 - Mesa: A mulher e a cidade com debatedores Aila Sampaio; Celeste Cordeiro; Juçara Rocha Soares Mapurunga; Juliana Damasceno Pontes; Grace Troccoli Vitorino e Xênia Diógenes Benfatti
Mediador: Hugo Nogueira - 16h30 às 18h - Mesa: Letra – da poesia ao canto com debatedores Adriana Osterno Aguiar; Clara Virgínia de Queiroz Pinheiro; Hermínia Lima e Osterne Nonato Maia Filho
Mediador: Bruno Leal - 18h – Intervenção artística
- 18h15 às 19h30 - Mesa: Pedros e os afetos nas cidades com debatedores Ângela Pinheiro; Camila Holanda e Glória Diógenes
Mediadora: Leônia Teixeira
Data 18/08
- 10h às 11h30 - Mesa: Contornos: engodos na pólis com os debatedores Carolina Leão; Ercília Maria Soares Souza; Fabiano Chagas Rabêlo; Karla Patricia Holanda Martins e Hercilia Correia Cordeiro
Mediadora: Thalita Castelo Branco Fontenele - 11h30 às 13h - Mesa: O estranho. O Outro. A cidade. com os debatedores Angela Teresa Nogueira de Vasconcelos; Olga Damasceno Nogueira de Sousa; Raissa Dantas; Leônia Teixeira e Sabrina Barros Ximenes
Mediador: Marcio Acserald - 14h às 15h30 - Mesa: O rio da minha terra deságua em meu coração com os debatedores Lia Silveira; Mauro Reis Albuquerque e Sabrina Serra Matos
Mediadora: Gabriela Reinaldo - 15h30 às 17h - Mesa: A escrita com os debatedores Alice Pereira Carneiro; Leonardo Danziato; Manoel Moacir R. Farias Jr. e Mônica Portugal
Mediadora: Mariana Maia - 17h às 17h30 – Intervenção artística
- 17h30 às 19h - Mesa – Cidades, poesia e prosa com Socorro Acioli e Totonho Laprovitera
Mediadora: Leônia Teixeira