Universidade de Fortaleza amplia internacionalização com participação na EAIE 2024

qua, 18 setembro 2024 14:55

Representantes da Unifor fortalecem na França parcerias com universidades de todo o mundo

Ana Gabriela Falcão, analista internacional da Unifor, participa da maior feira de educação superior da Europa, em Toulouse (Foto: Arquivo pessoal)

Até sexta-feira próxima, dia 20 de setembro, acontece em Toulouse, na França, a conferência e a feira da European Association for International Education (EAIE), entidade responsável pelos maiores eventos de ensino superior da Europa.

A Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, participa dos eventos na cidade francesa, por meio do Núcleo de Estratégias Internacionais (NEI), com o objetivo de estreitar intercâmbio com universidades internacionais, seja para ampliar convênios nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, seja para prospectar novas parcerias com instituições de outros países.

Em entrevista ao portal da Unifor, a coordenadora do NEI, professora Gina Pompeu, dentre outros assuntos, dá mais detalhes sobre a participação da Universidade nesses dois eventos e a importância da presença da instituição na EAIE 2024. Confira abaixo na íntegra:

(Foto: Ares Soares)

Qual a importância da EAIE 2024 para a Unifor?

A Conferência Anual da European Association for International Education (EAIE) é um dos maiores eventos globais de educação superior, sediado anualmente em uma cidade europeia. Atrai mais de sete mil participantes de 100 países, distribuídos por mais de 55 pavilhões de exposição. Em 2024, a Unifor não só participa dos eventos técnicos da conferência, mas também da feira, pela primeira vez em sua história. Assim, trata-se de uma oportunidade ímpar para apresentar a Universidade de Fortaleza ao mundo e expandir a rede internacional em projetos de ensino, pesquisa e extensão.

Qual a participação da Unifor na EAIE 2024?

A Unifor será uma das grandes universidades brasileiras a contar com um estande próprio na feira. Isso proporcionará uma visibilidade ampliada e abrirá portas para parcerias internacionais significativas. A Universidade de Fortaleza está representada pelo Núcleo de Estratégias Internacionais (NEI), responsável pelas iniciativas de internacionalização da instituição, e terá a oportunidade de apresentar materiais de divulgação, destacando as principais iniciativas, especialmente na área de responsabilidade social e ambiental da Unifor. O NEI está mostrando estudos, pesquisas e projetos de extensão universitária, além de ressaltar a alegria de viver em um campus verde e ecologicamente saudável.

Quais os benefícios que essa participação pode gerar para a Unifor?

A participação da Unifor na EAIE 2024 em Toulouse, França, representa uma janela de oportunidades significativas para a comunidade universitária da Unifor. Este evento promete não apenas expandir a rede de cooperação internacional, com potenciais novos convênios e projetos colaborativos entre alunos e professores, mas também aumentar a visibilidade internacional da Universidade de Fortaleza.

Com certeza, o nosso estande será visitado por educadores e alunos de toda a Europa. Além disso, as parcerias já estabelecidas entre a Unifor e universidades internacionais serão fortalecidas com reuniões de acompanhamento e planejamento de futuros projetos. Isso inclui iniciativas como projetos de colaborações online e programas de dupla titulação para uma variedade maior de cursos oferecidos pela Universidade.

Qual o papel da EAIE 2024 no processo de internacionalização da Unifor?

Para alcançar sucesso no processo de internacionalização é crucial trabalhar a visibilidade internacional. A participação da Unifor em feiras e congressos sobre educação superior internacional, como a EAIE na Europa e a NAFSA nos Estados Unidos, é fundamental para posicionar a Universidade como um player internacional relevante nesse campo. A presença nessas plataformas não apenas aumenta a visibilidade da Unifor, mas também serve como um primeiro passo para fortalecer seu processo de internacionalização.

Como a feira pode contribuir para o projeto de intercâmbio acadêmico com as demais universidades internacionais presentes no evento?

A conferência da EAIE 2024 oferece a oportunidade ideal para que a Unifor estabeleça o primeiro contato com universidades de todo o mundo e inicie negociações para futuras parcerias de intercâmbio de estudantes e professores diretamente durante o evento. Além disso, é uma excelente ocasião para o diálogo com os parceiros atuais e planejamento de novos projetos colaborativos, como programas de ensino conjunto, redes de pesquisa ou programas de dupla titulação e cotutela.

É essencial buscar constantemente novos modelos educacionais com sucesso comprovado, e a conferência da EAIE é a porta de entrada para aprendermos de forma direta as experiências bem-sucedidas das principais universidades globais. Por meio de workshops, sessões plenárias e palestras oferecidas durante o evento, podemos absorver esses insights valiosos. Seguindo a filosofia de aprender globalmente para desenvolver localmente, pretendemos adaptar esses casos de sucesso para aplicação na Unifor, levando em consideração a realidade específica. Por outro lado, esse encontro facilita o processo de acreditação internacional da Universidade de Fortaleza.